Globant Converge Foto: Reprodução/ Globant via LinkedIn

Globant Converge 2024 destaca papel da IA no setor de mídia

3 minutos de leitura

Especialistas avaliaram que a tecnologia pode transformar diferentes áreas da sociedade, como a de entretenimento



Por Redação em 17/01/2025

O Globant Converge 2024, promovido pela empresa de TI Globant, elencou tendências do setor de mídia e entretenimento, com destaque para a inteligência artificial. Sob o tema “CONVERGE AI: Disrupt, Delight, Connect”, o evento reuniu especialistas em tecnologia para discutir os rumos da IA e os impactos de sua aplicação em negócios e na sociedade em geral.

Personalidades como os presidentes da Fórmula 1 e da LaLiga marcaram presença na ocasião, que também tratou dos avanços tecnológicos no cenário esportivo. Também estiveram presentes executivos C-levels da Microsoft, Mercado Livre, Data Scientific, entre outros. Essa gama de convidados tinha como intuito, segundo o CEO da Globant, Martín Migoya, “discutir a transformação que a tecnologia mais recente está causando no seu ambiente e como pode moldar a sua criatividade”.

Principais tendências 

Globant principais tendências 

A edição destacou 6 tendências que vão desde a relação da IA com a criatividade até um conceito disruptivo de cidade, como a de Quidiyya, da Arábia Saudita. Confira a seguir.

1. IA, criatividade e marketing

Dentre as inúmeras possibilidades que a IA permite, a personalização desempenha uma serventia valiosa ao marketing, uma vez que possibilita uma experiência mais assertiva. Durante o debate, os palestrantes discutiram a ideia de fusão entre IA, criatividade e marketing e avaliaram que a ferramenta tecnológica tem a capacidade de influenciar com precisão.

2. Intuit Dome

Ainda no que diz respeito à experiência do consumidor, o Intuit Dome, arena do time de basquete LA Clippers, foi tratado como case de sucesso no setor de esportes e entretenimento. A construção de aproximadamente R$ 11,5 bilhões conta com um telão de 360º para movimentar os intervalos dos jogos com interações com fãs, apresenta estatísticas em tempo real da partida e simula jogadores entregando itens para torcedores. Além disso, a arena é estruturada para operar de maneira digital, com todos os pagamentos realizados através dos celulares, que podem ser recarregados nas entradas instaladas nos assentos.

Nesse processo, a IA desempenha o papel estratégico de aprimorar a qualidade dos eventos esportivos – ou não – que ocorrem no estádio. Para os especialistas, o Intuit Dome representa uma revolução nos estádios esportivos.

3. Tecnologia na F1

Nas corridas de Fórmula 1, o desenvolvimento tecnológico sempre esteve alinhado ao desempenho esportivo e à segurança. As funcionalidades incluem desde botões de economia de energia elétrica no carro até sistemas que entregam conteúdo ao Pit Wall para a análise de dados e tomada de decisões. Com o avanço da inteligência artificial, Migoya indica que a parceria da Globant e F1 se concentra na IA devido a magnitude das mudanças que ela ocasiona na sociedade.

4. IA na mídia

O setor de entretenimento também pode ser impactado com a adesão da tecnologia. No painel que tratou sobre o assunto, foi discutida a possibilidade de apresentar mais de 300 versões de um mesmo documentário. Apesar de viabilizar a diversificação cinematográfica, o uso de IA para essas finalidades pode trazer implicações jurídicas ou de qualidade.

5. Quidiyya City

Dentre os conceitos disruptivos abordados durante o evento, um dos mais chamativos, segundo release da Globant à imprensa, foi o projeto de cidade voltado a se tornar o centro global de esportes eletrônicos, jogos e entretenimento, a Quidiyya City, na Arábia Saudita. A cidade está dentro da “Visão Saudita 2030”, que tem como objetivo promover transformações sociais, econômicas e reduzir a dependência do  petróleo. Além disso, espera-se ter, ao final do projeto, a cidade inteligente mais avançada do mundo.

6. Futuro da IA 

Para dimensionar o impacto da tecnologia, especialistas analisaram o potencial transformador em outros setores, como o da saúde. Nesse caso, o destaque foi para a detecção antecipada de doenças, para que o tratamento possa ser feito de maneira mais eficaz e rápida. 

Outro ponto debatido foi o alinhamento de empresas com as regulamentações definidas pelos governos, a fim de garantir mais segurança de dados.



Matérias relacionadas

Profissional usando tecnologia de IA na automação de processos, com painéis digitais e um laptop, destacando inovação e eficiência na gestão de tarefas. Inovação

IA na automação de processos precisa “fazer sentido”

Nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha

Mulher jovem usando smartphone na rua com ilustrações de IA e fumaça roxa, simbolizando a adoção de inteligência artificial no Brasil e suas desigualdades Inovação

IA é adotada por 32% e desigualdade preocupa pesquisadores

Diferenças entre dispositivos, tipos de conexão e letramento restringem benefícios da massificação do acesso à Internet, revela levantamento do Cetic.br

Líder em cenário de incerteza trabalhando com foco utilizando laptop em ambiente de escritório moderno com vista urbana ao fundo. Inovação

Pessoas estão no centro das incertezas e das possibilidades de adaptação

Em um cenário marcado por imprevisibilidade e resistências naturais, liderança e colaboração definem resultados diante de transformações rápidas, diz futurista

Homem com óculos de sol IA durante um pôr do sol Inovação

Como a Meta quer transformar óculos em plataforma de IA

O lançamento dos óculos inteligentes desponta como uma das formas de ampliar o alcance da tecnologia além do smartphone

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais