Woven City Toyota Foto: Reprodução/ Toyota

Woven City: a “cidade futurística” da Toyota que vai testar tecnologias de ponta

2 minutos de leitura

Território experimental, no Japão, terá primeiros moradores em 2025 e vai funcionar como um laboratório para tecnologias como direção autônoma, IA e robótica



Por Redação em 12/02/2025

A Toyota anunciou, recentemente, a conclusão da primeira fase da Woven City, o ambicioso projeto de “cidade futurística” que está sendo construído aos pés do Monte Fuji, no Japão. A construção foi finalizada em outubro de 2024 e os primeiros moradores devem começar a ocupar o espaço ainda este ano.

O projeto inovador foi apresentado pela primeira vez em 2020 e está sendo tratado como um laboratório vivo, que tem como objetivo testar e desenvolver tecnologias de ponta, como direção autônoma, robótica e inteligência artificial. A Woven City é parte da estratégia da Toyota de se consolidar como líder em novas tecnologias, respondendo à crescente demanda por soluções mais eficientes e sustentáveis na indústria automotiva.

De acordo com a Toyota, em comunicado oficial, Woven City, que significa “cidade entrelaçada” (na tradução), será uma espécie de ecossistema conectado que funcionará à base de hidrogênio. A maioria das estruturas também devem ter painéis fotovoltaicos para uso de energia solar.

Woven City em detalhes

Woven City Toyota
Foto: Reprodução/ Toyota

Com um projeto robusto e desenvolvido com alta tecnologia, a cidade foi construída para ser uma base de testes capaz de prever situações e prover soluções. Uma das propostas da cidade é a integração: todas as pessoas, edifícios e veículos devem se comunicar uns com os outros, via dados em tempo real e sensores incorporados.

  • Foco em inovação: a cidade foi desenvolvida para ser um campo de testes para novas tecnologias, com a participação dos moradores no desenvolvimento e aprimoramento das soluções. Destaque para o fato de que todos os edifícios terão sensores de monitoramento de saúde, 24 horas por dia.
  • Infraestrutura inteligente: a Woven City está sendo equipada com uma infraestrutura inteligente e interconectada, que permitirá a coleta e análise de dados, para otimizar o funcionamento dos seus serviços.
  • Mobilidade do futuro: a cidade conta com um sistema de transporte inovador que conta com veículos autônomos, robôs de entrega e outras soluções de mobilidade urbana. O abastecimento de geladeiras e a retirada de lixos será feita por robôs.
  • Sustentabilidade: uma das grandes características da Woven City é o modelo de sustentabilidade, com foco em energias renováveis, redução de emissões e economia circular.

De acordo com O Globo, o projeto, iniciado em fevereiro de 2021, foi planejado como um espaço teste para produtos. Numa primeira etapa, 360 habitantes devem morar em Woven City e, com a ampliação do projeto, 2 mil novos moradores devem chegar.

O terreno de 175 hectares que abriga a cidade é parte da estratégia da montadora japonesa para desenvolver novas tecnologias, paralelamente às regulamentações e gostos dos consumidores que movem a indústria automotiva mundial, com respeito pelo meio ambiente, eficiência e automação.

Woven City e o futuro das cidades inteligentes

A Toyota planeja expandir a Woven City nos próximos anos, com o objetivo de atrair mais moradores e empresas para o local. A empresa também está promovendo competições de ideias para incentivar a participação de inventores e startups no desenvolvimento da cidade.

A cidade projetada pela Toyota é um dos muitos projetos de cidades inteligentes que estão surgindo em todo o mundo. Esses projetos representam uma nova visão de como as cidades podem ser mais eficientes, sustentáveis e centradas nas pessoas. Com a crescente demanda por soluções inovadoras para os desafios urbanos, a Woven City se destaca como um exemplo promissor de como a tecnologia pode ser utilizada para criar um futuro melhor para todos.



Matérias relacionadas

Profissional usando tecnologia de IA na automação de processos, com painéis digitais e um laptop, destacando inovação e eficiência na gestão de tarefas. Inovação

IA na automação de processos precisa “fazer sentido”

Nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha

Mulher jovem usando smartphone na rua com ilustrações de IA e fumaça roxa, simbolizando a adoção de inteligência artificial no Brasil e suas desigualdades Inovação

IA é adotada por 32% e desigualdade preocupa pesquisadores

Diferenças entre dispositivos, tipos de conexão e letramento restringem benefícios da massificação do acesso à Internet, revela levantamento do Cetic.br

Líder em cenário de incerteza trabalhando com foco utilizando laptop em ambiente de escritório moderno com vista urbana ao fundo. Inovação

Pessoas estão no centro das incertezas e das possibilidades de adaptação

Em um cenário marcado por imprevisibilidade e resistências naturais, liderança e colaboração definem resultados diante de transformações rápidas, diz futurista

Homem com óculos de sol IA durante um pôr do sol Inovação

Como a Meta quer transformar óculos em plataforma de IA

O lançamento dos óculos inteligentes desponta como uma das formas de ampliar o alcance da tecnologia além do smartphone

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais