tecnologia setor de transportes

Tecnologias ampliam segurança no transporte

2 minutos de leitura

Acidentes e custo operacional pode ser reduzido com o uso de videomonitoramento de veículos



Por Redação em 10/11/2022

Garantir a segurança na estrada é considerada uma tarefa desafiadora para o setor de transportes. E algumas tecnologias, como o videomonitoramento e a alta conectividade, podem reduzir acidentes e comportamento de risco nas rodovias.

De acordo com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), 47% dos acidentes com vítimas fatais são provocados por caminhões nas rodovias. No total, existem 3,7 milhões de caminhões circulando pelo Brasil atualmente.

Em entrevista para o Valor Econômico, Vania Lago, diretora de Vendas da Embratel, relatou a tecnologia é a principal ferramenta que pode ser usada pelo setor de transportes que busca mais segurança nas estradas.

A Inteligência Artificial (IA) permite que um sistema de videomonitoramento crie soluções para o setor de transportes. Ela explica que o serviço foi desenvolvido a partir da alta conectividade e de análise de dados de veículos que usam sensores.

“O monitoramento desponta como a melhor solução em segurança nos transportes. O avanço tecnológico dos últimos anos propicia maior alcance na conectividade, além de soluções inteligentes que melhoraram a análise de dados gerados, tanto pelos veículos e pelas cargas, via sensores, quanto pelo comportamento dos condutores, avaliado por câmeras.”

Serviço funciona na nuvem

Além de evitar acidentes e identificar conduta perigosa dos motoristas, o uso de tecnologias de monitoramento no setor de transportes pode representar mais segurança para as cargas transportadas.

Veículos equipados com sensores e sistema de inteligência artificial podem oferecer geolocalização em casos de desvio de carga, por exemplo. Somente em 2021, o roubo de cargas gerou um prejuízo de R$ 1,27 bilhão.

Vania Lago disse em entrevista que a Embratel desenvolve soluções de tecnologia para veículos no setor de transporte. A empresa alia experiência com soluções digitais para criar ferramentas de gestão virtual de cargas e transporte.

“Por ser uma empresa acostumada com as diferenças geográficas de um país continental como o Brasil, com décadas atendendo grandes clientes, a Embratel consegue uma conectividade robusta, apoiada por mobilidade e soluções digitais, com videomonitoramento com Inteligência Artificial (IA) e dados acessados em nuvem.”

A tecnologia funciona usando armazenamento de dados na nuvem e sensores, que são capazes de identificar situações de risco. Além disso, câmeras inteligentes avaliam o comportamento do motorista e as condições das estradas.

O uso de tecnologia no setor de transporte já é realidade em empresas como a Vale. A empresa criou um sistema de caminhões autônomos que reduziu o número de acidentes e o custo operacional no transporte de minério, em minas como a de Brucutu, em Minas Gerais, além de instalações no Rio de Janeiro, Pará e Maranhão.



Matérias relacionadas

Futuro do armazenamento de dados: data centers da Amazon no espaço, com uma instalação moderna e solar, previsto pelo fundador da Amazon em até 20 anos Inovação

Fundador da Amazon prevê data centers no espaço em até 20 anos

Projeto de Jeff Bezos propõe data centers movidos a energia solar no espaço, com montagem robótica e operação contínua

Homem trabalhando com um laptop em um ambiente de tecnologia e inovação, com iluminação vermelha. Inovação

Fundo de IA compra gigante de data center

Parceria que reúne Microsoft, Nvidia, BlackRock e xAI adquire a Aligned Data Centers por US$ 40 bilhões, no maior negócio global do setor

Uma pessoa interagindo com um tablet e um laptop com destaque para o ícone de IA. Inovação

IA redefine profissões e divide opiniões entre entusiasmo e temor

Estudos mostram que as funções mais expostas são as que exigem mais discernimento humano, embora haja temor de eliminação de postos de trabalho

Profissional analisando dados em data center com ambiente tecnológico e servidores ao fundo, destacando infraestrutura de datacenters. Inovação

Anatel propõe desconcentração de data centers

Agência propõe plano nacional e medidas para reduzir riscos e dependência da infraestrutura concentrada no Sudeste

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais