aviação Imagem gerada por Inteligência Artificial

Eficiência na operação e experiência dos viajantes no foco das companhias aéreas

3 minutos de leitura

Variáveis que afetam o fluxo operacional e a competitividade, junto ao peso da experiência do cliente, fazem setor aproveitar oportunidades da inovação tecnológica



Por Redação em 17/04/2025

A jornada de transformação digital da Latam Airlines, impulsionada pela construção de software e pela implementação de inteligência artificial para aprimorar a experiência do viajante deve ser o ponto de partida da sessão Construindo software para transformar a experiência do viajante, durante o Web Summit Rio 2025. Na apresentação, Juliana Rios, CIO/CDO da Latam, e Rachel Laycock, CTO da Thoughtworks, prometem compartilhar a experiência de inovação na companhia de aviação e comentar as perspectivas no setor.

Essa transformação incluiu a renovação do site e aplicativo da Latam e a implementação de novas funcionalidades, como notificações personalizadas. A empresa também lançou a campanha “Reclamação Zero”, com forte apoio interno para reduzir as queixas dos clientes.

Em 2022, a Latam reduziu em 50% o volume de reclamações por passageiro transportado e, em 2023, houve uma redução adicional de 45%. No primeiro trimestre de 2024, a Latam se consolidou como a companhia aérea menos reclamada do Brasil, com 0,65 reclamações a cada mil passageiros transportados.

A inteligência artificial desempenhou um papel central nessa transformação. A Latam implementou sistemas de análise de sentimentos e categorização de temas nas reclamações utilizando IA generativa, o que reduziu o tempo de classificação de uma reclamação de até duas semanas para um processo imediato. A IA é usada para categorizar automaticamente as reclamações, identificando subcategorias e endereçando rapidamente os problemas mais sensíveis.

Outra inovação importante foi o uso de IA no monitoramento do check-in nos aeroportos. Em parceria com a GRU Airport, a Latam instalou câmeras que, combinadas com IA, monitoram as filas de check-in em tempo real, permitindo ajustar a alocação de recursos para minimizar o tempo de espera dos passageiros.

Para o futuro, a Latam planeja reduzir em 95% o tempo necessário para solucionar qualquer problema do cliente e aumentar em 30 pontos o NPS (Net Promoter Score). A empresa está investindo no projeto “70-50-2”, que visa resolver 70% das interações com clientes de forma automática e ser proativa em 50% das vezes em até dois anos, com um forte investimento em IA generativa.

A Latam também obteve resultados expressivos com o uso de anúncios nativos na Microsoft Advertising, aumentando o alcance em 240% e as conversões em 170%. A estratégia incluiu remarketing de público de viagem, campanhas de interesses especiais e remarketing de destinos, demonstrando o potencial de diversificação das estratégias de marketing digital.

Setor de aviação busca mais produtividade no software e no workflow

A Thoughtworks tem sido uma parceira importante nesse processo de transformação, contribuindo para a entrega de software e para a evolução da arquitetura tecnológica da Latam. A parceria teve início em 2015, com o objetivo de transformar a organização por meio da tecnologia, focando na entrega de software em produção para criar experiências digitais. Os times da Thoughtworks trabalharam em diversas frentes, incluindo o desenvolvimento de uma nova plataforma de pagamentos, a reestruturação do fluxo de compra de passagens e o aplicativo mobile da Latam.

Um exemplo da modernização focada na experiência do viajante é o novo aplicativo Latam Pass, lançado em outubro de 2023. Em apenas 12 dias após o lançamento, a atualização alcançou 77 mil downloads e registrou um engajamento significativo dos usuários.

Além do foco na experiência direta do cliente, a Latam utiliza a IA para otimizar recursos e automatizar processos, como onboarding e treinamento de equipes. A empresa também explora o uso de IA para prever manutenções de aeronaves, antecipar comportamentos dos clientes e otimizar o consumo de combustível e alimentos a bordo.

Outra experiência no setor de aviação que deve ser compartilhada no Web Summit Rio 2025 será a apresentação Como a inovação e a conectividade estão moldando a aviação no Brasil. John Rodgerson, CEO da Azul Linhas Aéreas, descreve como a interconexão de dados e fluxos de trabalho impacta a eficiência de uma operação com dimensões continentais.

Embora seja um setor sensível à inovação em produtos e CX, a aviação tem requisitos de segurança altamente críticos e regulados , além de com muitas variáveis inter-relacionadas. As operações lidam com normas e qualquer coisa que aconteça em um aeroporto ou em um voo reverbera em toda a operação.


Matérias relacionadas

Profissional usando tecnologia de IA na automação de processos, com painéis digitais e um laptop, destacando inovação e eficiência na gestão de tarefas. Inovação

IA na automação de processos precisa “fazer sentido”

Nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha

Mulher jovem usando smartphone na rua com ilustrações de IA e fumaça roxa, simbolizando a adoção de inteligência artificial no Brasil e suas desigualdades Inovação

IA é adotada por 32% e desigualdade preocupa pesquisadores

Diferenças entre dispositivos, tipos de conexão e letramento restringem benefícios da massificação do acesso à Internet, revela levantamento do Cetic.br

Líder em cenário de incerteza trabalhando com foco utilizando laptop em ambiente de escritório moderno com vista urbana ao fundo. Inovação

Pessoas estão no centro das incertezas e das possibilidades de adaptação

Em um cenário marcado por imprevisibilidade e resistências naturais, liderança e colaboração definem resultados diante de transformações rápidas, diz futurista

Homem com óculos de sol IA durante um pôr do sol Inovação

Como a Meta quer transformar óculos em plataforma de IA

O lançamento dos óculos inteligentes desponta como uma das formas de ampliar o alcance da tecnologia além do smartphone

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais