Febraban Tech 2024 Febraban Tech 2024
cloud febraban tech 2024

Cloud é prioridade para os bancos, mostra Febraban Tech 2024

2 minutos de leitura

Ambientes em nuvem serão temas de uma trilha específica durante o evento, que acontece entre 25 e 27 de junho em São Paulo



Por Redação em 17/06/2024

A transição para a nuvem é foco do mercado financeiro e um dos temas principais da Febraban Tech 2024. O evento terá uma trilha especial sobre o assunto e promete trazer as últimas tendências do ambiente cloud, inclusive com discussão sobre plataformas especializadas e estratégias de implementação. Os interessados no tema podem montar uma programação personalizada a partir da agenda do Febraban Tech, que acontece de 25 a 27 de junho, em São Paulo. 

Na abertura da feira, por exemplo, o painel Soluções em Debate: Maximizando a agilidade e eficiência na nuvem com estratégia FinOps e IA, com quatro palestrantes convidados, vai mostrar quais as estratégias de uso da nuvem e como se pode aprimorar a utilização de recursos com inteligência artificial e FinOps no mercado financeiro. 

No dia seguinte (26), será possível acompanhar o caso da TAG IMF (Plataforma de análise de dados da TAG IMF melhora o acesso ao capital), que selecionou o banco de dados grafos da Neo4j para potencializar sua plataforma e desenvolver uma infraestrutura de nuvem ágil com tecnologia AWS. 

A multicloud híbrida, por sua vez, é tema do painel Multicloud híbrida, a aceleração da inovação e a busca de talento. Nesse painel, Diuliana França, diretora de Serviços Cloud B2B na Embratel (agora Claro empresas), e outros palestrantes deverão focar na criação de uma base sólida para a integração de novas tecnologias. A interação com a IA Responsável – outro tema desse ano no evento – pode ser entendida na palestra Gerenciamento remoto de tarefas de endpoints híbridos, que acontece no último dia da feira (27).

O tema da migração para a nuvem na área financeira já foi abordado na edição de 2023 da Febraban Tech. A tendência, na ocasião, foi de migrações em etapas, que compreendem também os canais digitais, como internet banking e mobile. Outro dado revelado pela pesquisa (de 2023) é o interesse das instituições bancárias em desenvolver sistemas cloud native, ou seja, aqueles já são adaptados para cloud pública.

Os cases reais de migração podem ser conferidos em outra reportagem sobre o tema, que destaca a cloud como habilitadora da bancarização. Segundo matéria publicada pelo Próximo Nível, especialistas do Banco do Brasil, Banco Inter e Embratel apontaram essa tendência na edição passada do evento. De acordo com a discussão, 80% dos players do setor financeiro já adotam estratégias multi-cloud, segundo estudo da Febraban.

Esta e outras estratégias de cloud teriam sido fundamentais para viabilizar o aumento de brasileiros bancarizados desde 2019. Em números totais, passamos de 165 milhões para 188 milhões (14%) de pessoas com contas em banco até a metade de 2023.



Matérias relacionadas

Mulher usando óculos observa um dispositivo móvel com uma representação digital de segurança, símbolo de criptografia e proteção na estratégia nacional de cibersegurança.a Estratégia

Nova estratégia nacional de cibersegurança prioriza vítimas

A estimativa é que o cibercrime movimente R$ 1,5 trilhão por ano no Brasil

Imagem de uma cidade moderna ao entardecer com edifícios altos e painéis de dados holográficos em vermelho, representando tecnologia e inovação Estratégia

Cidades inteligentes transformam situações rotineiras com soluções digitais

5G, sensores e inteligência artificial moldam serviços públicos e inovam na gestão urbana

Representação holográfica de cérebro de inteligência artificial em data center no Brasil, simbolizando investimentos em IA no país pelo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Estratégia

Brasil aporta R$ 23 bilhões em plano nacional de inteligência artificial

PBIA 2024-2028 estrutura cinco eixos para impulsionar inovação, soberania tecnológica e uso responsável da IA em setores estratégicos

investimentos em tecnologia Estratégia

Como CIOs e CFOs alinham objetivos e critérios de decisão

Peso da tecnologia nos negócios aproxima perspectivas dos especialistas e une visões técnicas e econômicas em um framework global.

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais