Rodrigo Marques, CEO da Claro, e Raj Mirpuri, VP, sorrindo e apertando as mãos em evento corporativo Da esquerda para direita: Rodrigo Marques, CEO da Claro, e Raj Mirpuri, VP, Enterprise e Cloud Sales Oracle, selam a parceria em SP (Foto: Divulgação)

Claro é a primeira NVIDIA Cloud Partner na América Latina e, em parceria com a Oracle, acelera IA soberanano Brasil

3 minutos de leitura

Robusta infraestrutura ajuda a habilitar o desenvolvimento de modelos de IA soberana e torna a comercialização da IA mais competitiva



Por Redação em 09/02/2026

A Claro se tornou uma NVIDIA Cloud Partner (NCP) para Processamento de Dados e Inteligência Artificial após a aquisição de infraestrutura de IA de alta performance operada com a Oracle. A parceria é inédita na América Latina, sendo a primeira para processamento de IA.


Com essa infraestrutura, a Claro passou a operar ambientes certificados para computação de alto desempenho, machine learning, análise preditiva e workloads de IA generativa. Isso dá suporte a projetos internos focados em otimização de rede, automação inteligente, suporte avançado ao cliente, segurança digital e desenvolvimento de novas soluções digitais.


Essa base tecnológica pode habilitar a Claro a desenvolver LLMs (Large Language Models) e SLMs (Small Language Models) nacionais, além de realizar ajustes finos para o português do Brasil. Isso fortalece o ecossistema local ao alinhar os modelos de inteligência artificial à língua, à cultura e às necessidades de negócio do país. O ambiente abre caminho para que a companhia comercialize tokens de LLMs a preços competitivos, posicionando-se como um player no mercado de inteligência artificial, e como a primeira empresa de telecomunicações do Brasil a atuar como provedora de IA soberana.
“Ao nos tornarmos NVIDIA Cloud Partner e contarmos com a Oracle como parceira, criamos uma stack tecnológica de ponta para acelerar o uso de IA dentro e fora da Claro. Essa combinação nos permite operar com mais eficiência, segurança e velocidade, impulsionando nossa evolução como empresa guiada por inovação e dados”, afirmou Rodrigo Marques, CEO da Claro.
A certificação NCP reconhece que a Claro cumpre critérios técnicos da NVIDIA, enquanto o uso da infraestrutura da Oracle garante escalabilidade, performance e arquitetura especializada para processamento intensivo, com governança e compliance adequados ao ambiente corporativo.
“Empresas em todo o mundo precisam de computação segura e de alto desempenho para desenvolver soluções de inteligência artificial localizadas e em larga escala, capazes de impulsionar a transformação digital nacional. Por meio do programa NVIDIA Cloud Partner, a Claro utiliza uma plataforma de computação acelerada com a Oracle para oferecer serviços de IA soberana e de alto desempenho, contribuindo para o crescimento econômico e digital do país”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.


“A Claro é um dos grupos melhor preparados do país para desenvolver, operar e escalar soluções de IA de forma responsável e sustentável. Essa iniciativa antecipa movimentos que já estamos observando globalmente, ao combinar infraestrutura de alto desempenho, governança e visão de longo prazo. Para a Oracle, é estratégico apoiar organizações que lideram essa transformação, oferecendo uma plataforma capaz de atender empresas de todos os portes e setores em suas diferentes jornadas de adoção de IA”, afirmou Moisés Medeiros, vice-presidente de Vendas Telco na Oracle América Latina.


A Claro foca em acelerar a adoção das soluções desenvolvidas internamente para ajudar a ampliar a eficiência, a escalabilidade e a agilidade de suas operações. A empresa deve começar a levar estes casos de uso e modelos de LLMs ao mercado, por meio da Claro empresas. A marca B2B da companhia será responsável por entregar estas ofertas ao mercado corporativo, incluindo GPU-as-a-Service, ambientes dedicados para treinamento e inferência de IA e soluções aplicáveis a setores como indústria, finanças, saúde, agronegócio, educação e governo.


“Operar dessa forma nos dá flexibilidade e capacidade para acelerar iniciativas internas de IA. À medida que amadurecemos os casos de uso dentro da Claro, abrimos caminho para levar esse conhecimento e essas soluções ao mercado por meio da Claro empresas. E fazemos isso com total atenção à legislação vigente sobre o tema e à soberania de dados, garantindo que as aplicações corporativas rodem em ambiente seguro, governado, com processamento local e aderência às normas brasileiras. Nosso compromisso é entregar tecnologia de ponta com a confiabilidade e a governança que as empresas precisam para escalar suas estratégias de IA”, destacou Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Claro empresas.



Matérias relacionadas

CEO da Lenovo, Yuanqing Yang e CEO da NVIDIA, Jensen Huang Inovação

Soluções para ROI em IA foram aposta da Lenovo na CES 2026

Empresa apresentou novas arquiteturas, servidores e soluções para otimizar retorno de investimento em inteligência artificial

Pessoa usando smartphone para ilustrar tendências de IA multimodal no atendimento ao cliente Inovação

IA multimodal e atendimento imediato são tendências para 2026

Relatório da Zendesk aponta avanço da IA multimodal e pressão por respostas imediatas como fatores centrais na experiência do cliente

Mulher esperando para atravessar a rua com sinal de pedestre verde. Inovação

A era das “Smart Cities” no Brasil

Entenda como as cidades estão se tornando cada vez mais integradas com tecnologia, urbanismo e regulação

Pessoa usando um laptop para criar vídeos com inteligência artificial, focado em geração de vídeos por IA, ideal para profissionais de tecnologia e criadores de conteúdo. Inovação

As 8 tendências de inteligência artificial para 2026, segundo a Deloitte

Relatório global indica que a era do hype dá lugar à fase da escalabilidade, composta por integração, governança, chips avançados e agentes autônomos

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais