Com uma grade que vai bem além dos temas técnicos de conectividade e infraestrutura, a trilha IoT, conectividade e velocidade na transformação dos serviços financeiros, no Febraban Tech 2025, traz especialistas para aprofundar os desdobramentos dessas inovações. Nos painéis, os casos de uso de novas tecnologias, como redes 5G e 6G ou edge computing, serão abordados como habilitadores de serviços financeiros integrados, inseridos nos contextos de uso e muito mais relevantes e fáceis para os clientes.
A combinação entre 5G, 6G, IoT e edge computing abre caminho para soluções de automação, conveniência, segurança, além da generalização de transações invisíveis (como ocorre hoje com pagamento de pedágio, por exemplo)
No painel 5G e 6G, aproximando real e virtual, Alexandre Gomes, diretor de marketing da unidade de grandes empresas e governo da Claro Empresas; Eduardo Bento, diretor-executivo do BTG Pactual; Eduardo Tude, presidente da Teleco; e Sidney Azeredo Nince, assessor da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, discutirão como o Brasil se posicionará na liderança do 5G na América Latina e começará a estruturar o roadmap do 6G. O debate será moderado por Adriana Salles Gomes, diretora-editorial da MIT Sloan Management Review Brasil.
Com uma tendênica de alcançar 20% do mercado de banda larga fixa no país até 2026, o 5G FWA deve ter os bancos entre os primeiros a adotar a tecnologia, com redes privadas e conectividade avançada como pilares das estratégias de beyond banking.
A integração dos serviços financeiros ao cotidiano dos consumidores será abordada na palestra Banking of thing: desafios e oportunidades, com Marcos Ferrari, presidente-executivo da Conexis Brasil Digital; Paulo Alves, gerente-geral de Tecnologia do Banco do Brasil; Tassiana Rugoni, coordenadora de MBA da FIAP; e moderação de Gustavo Paul, diretor-adjunto de Comunicação da Febraban. O painel discutirá como dispositivos inteligentes, como carros conectados, casas automatizadas e “coisas” conectadas permitirão pagamentos autônomos ou acesso a crédito sob demanda conforme o contexto.
Infraestrutura preparada para novas respostas
Como base nas novas ideias de produtos e modelos de negócios, as instituições buscam modernizar suas estruturas tecnológicas e as próprias organizações, com foco em IA, engenharia de dados e automação inteligente, para garantir escalabilidade e agilidade.
A transformação tecnológica dos bastidores bancários será o foco do painel Como operações de tecnologia estão se estruturando para transformação digital com uso de IA, com Anderson Barnabe, especialista de TI do Banco do Brasil; Daniel Pretti, superintendente sênior de Negócios Digitais do Bradesco; David Dias, partner of Markets & Business Development da EY; Rosiane Martins, gerente-executiva de Engenharia e Construção de Aplicações do Banco do Brasil; Telma Luchetta, sócia da EY em Financial Services Latam; e Wilson Garcia, gerente-geral de Tecnologia do Banco do Brasil.
A evolução da computação de borda será tema da palestra Edge Computing e Real-Time Analytics, disruptando serviços, com Pedro Bramont, diretor de Soluções em Meios de Pagamentos e Serviços Financeiros do Banco do Brasil; Luciano Saboia, diretor de Pesquisa e Consultoria em Telecomunicações do IDC Brasil; Tatiana Orofino, líder de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Financeiro da AWS LATAM; e Gabriela Dias, diretora de Engenharia, Segurança e Confiabilidade da Único. Os especialistas mostrarão como o processamento e a guarda dos dados mais próximos ao ponto de consumo oferecem não apenas mais desempenho, como também simplificam os itens de segurança e compliance em aplicações como reconhecimento biométrico e personalização com IA.
A IA também estará em foco na palestra Agentic Commerce: a nova fronteira do comércio digital, com Fernando Amaral, vice-presidente de Soluções e Inovação da Visa. O executivo apresentará como agentes inteligentes poderão automatizar transações e interações no comércio digital, com base em dados de comportamento e preferências, aumentando a eficiência e a personalização das experiências de compra.