Muito mais do que as soluções de automação de pontos de venda, a transformação digital muda tanto a experiência de consumo quanto toda a cadeia de suprimentos e serviço no varejo. Ofertas hiperpersonalizadas; transações financeiras incorporadas no processo de compras, com mais simplicidade e segurança; logística eficiente e inclusiva; e responsabilidade socioambiental são alguns dos eixos da trilha dedicada a Comércio no Web Summit Rio 2025.
A integração do consumo no varejo e de serviços financeiros, hoje, vai além do crédito e abre novas oportunidades para as lojas estarem presentes na vida dos clientes. Na palestra A experiência do cliente encontra a inovação financeira, Piero Contezini, presidente da Asaas, explicará como as contas digitais, com conjuntos de funcionalidades exclusivas, maximizam os resultados do relacionamento dos comerciantes com sua clientela.
No painel O poder da integração e automação financeira, Felippe Galeb, CPO da Olist, e Renato Fairbanks, CEO da iugu, vão mostrar como a interconexão do comércio com outros agentes cria ecossistemas que impulsionam o alcance e a rentabilidade de todos.
Conhecer, satisfazer e inventar
A sessão Sucesso baseado em dados se concentrará em como os líderes do setor aproveitam os dados em várias vertentes, do marketing direcionado a decisões de otimização operacional. Flávia Barros, CMO da Leroy Merlin Brasil; Leonardo Cid, CTO da Allos; e Victor Popper, CEO da Loja Integrada, vão compartilhar suas experiências e analisar outros cases de segmentos altamente competitivos.
Na palestra Entregando inovação, Thibaud Lecuyer, CEO da Loggi, vai focar em como novas tecnologias e modelos de negócio em logística democratizam o acesso das lojas a vários mercados.
Para abordar outros modelos de varejo relativamente emergentes no Brasil, Olivier Aizac, CEO do Grupo OLX, vai descrever os desafios e as oportunidades do comércio de itens usados na palestra Uma vantagem circular.
Os obstáculos e os avanços em diversidade e inclusão no setor de comércio são o tema da sessão Empreendedorismo feminino impulsionando a inovação no Brasil. Lisiane Lemos, secretária de Inclusão Digital do Rio Grande do Sul; Mariana Saad, fundadora da Mascavo; e Carolina Kia, fundadora da weme, vão tratar de vários aspectos, do acesso a capital ao relacionamento com fornecedores e clientes.
Marketing ambulante personalizado
Ao bater à sua porta para uma entrega ou recebê-lo em um estabelecimento, um robô aproveita para transmitir mensagens e anúncios direcionados. Esse é cenário vislumbrado por Judah Longgrear, CEO da Kiwibot, que fará a palestra Marketing inteligente: como os robôs de entrega estão cativando os consumidores.
A Kiwibot era originalmente uma empresa de entrega de comida, que desenvolveu uma estratégia de “marketing experiencial” a partir das oportunidades em cada situação de interação.