Miriam Aquino (Foto: Reprodução/ Tele.Síntese)

Morre Miriam Aquino, deixando seu legado na história do jornalismo setorial

2 minutos de leitura

A empresária e comunicadora Miriam Aquino, referência no jornalismo especializado em telecom, faleceu nesta terça-feira, deixando inúmeras contribuições para o setor



Por Redação em 07/01/2025

Miriam Aquino, fundadora e diretora-executiva do portal Tele.Síntese, da Momento Editorial, faleceu na madrugada desta terça-feira, 7 de janeiro, em Brasília, aos 64 anos. 

Considerada uma profissional pioneira na cobertura do setor de telecom nacional, com mais de 30 anos de experiência, Miriam ingressou na área atuando na Dados e Ideias. Foi depois para a Plano Editorial (Informática Hoje e Jornal Telecom), além de passagens nas áreas de economia e política dos jornais O Globo, Correio Braziliense, Jornal de Brasília e Gazeta Mercantil. 

“Miriam Aquino era uma referência no mercado, não só pela competência profissional, como também pela forma cortês com que tratava os colegas”, disse o jornalista Nelson Valêncio, membro da equipe do Próximo Nível e profissional com mais de 25 anos de experiência no segmento. “Não trabalhei diretamente com ela, mas tive o prazer de encontrá-la várias vezes em eventos do setor. E também acompanhava sua produção editorial. Tinha um texto preciso e elegante, uma prática que ela certamente refinou ao longo da carreira em veículos importantes, inclusive na extinta Gazeta Mercantil”, afirmou. 

Referência para o setor

Miriam durante o evento IoT e as Redes Privativas realizado em novembro de 2024 (Foto: Reprodução/ Tele.Síntese)

Até o fechamento desta matéria, a causa da morte de Miriam ainda não havia sido oficialmente divulgada. Segundo o portal Tele.Síntese, ela “já não estava se sentindo bem nos últimos dias e, nesta manhã, o seu coração parou de bater”. A partida foi repentina, pois ontem (06.01) Miriam ainda publicou uma matéria na página, sobre a agenda regulatória da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

A nota da Tele.Síntese destaca a experiência de Miriam e seu talento no setor. “Por onde passava, ela imprimia seu ritmo. Jornalista sagaz, compreendia a fundo o poder em Brasília, a dinâmica dos negócios, e farejava notícia como ninguém”, diz a matéria. 

“Já estava acostumado a ter saudade da Miriam. Mas era só aguardar os próximos eventos ou idas à Brasília. Perplexos, ficamos sem um jornalismo imprescindível e uma alegria insubstituível”, lamentou Vanderlei Campos, jornalista especializado no segmento, com experiência de mais de 30 anos em redes e telecom e 37 na área de tecnologia.

Marcius Vitale, engenheiro que atua no setor há mais de 50 anos e atualmente é consultor, também lamentou a perda, mencionando o “importante legado de 30 anos no jornalismo setorial” deixado pela profissional. 

“Miriam dedicou sua vida a informar, com seriedade e precisão, os grandes temas do mercado. A equipe do Convergência Digital presta a sua homenagem à Tele.Síntese e para a família de Miriam Aquino. E guarda uma certeza: Miroca vai fazer muita falta. Muita falta mesmo”, disse a jornalista Ana Paula Lobo, diretora e editora da Convergência. 

“Força da Natureza. Assim descrevemos essa mulher incrível que, muito além da competência genuína, nos encheu de carinho, sorrisos, energia em todos os momentos. Miriam vai viver em cada um de nós, para sempre”, ressaltou Solange Calvo, jornalista que atua há 30 anos na cobertura do setor e também admistradora de um grupo online de profissionais [jornalistas] de TI.

Em nota de pesar, a Anatel também lamentou a partida da profissional. “A Agência Nacional de Telecomunicações manifesta seu pesar pelo falecimento da jornalista Miriam Aquino. Sua trajetória profissional sempre esteve conectada à história do setor de telecomunicações do Brasil, à qual dedicou-se com empenho, isenção e paixão. Prestamos condolências a seus familiares e amigos neste momento difícil”.



Matérias relacionadas

Profissional conectando cabo Ethernet em switch de rede para otimizar segmentação de redes corporativas usando VLANs e VPNs Estratégia

Segmentação de redes: estruturas blindadas para os sistemas críticos

Técnicas permitem isolamento de dados sensíveis, garantia de capacidade e mitigação de vulnerabilidades

Tecnologia com foco em hipersonalização, destaque para uma chave de segurança com impressão digital, ícones de segurança, privacidade e personalização digital Estratégia

Cinco pilares definem a hiperpersonalização confiável

Experiências personalizadas crescem como estratégia de valor, mas demandam governança de dados, segurança e modelos de IA confiáveis

Rony Vainzof, consultor em Proteção de Dados da FecomercioSP e Diretor da FIESP Estratégia

A IA precisa estressar as leis já existentes e ser usada com delegação e supervisão humana, diz Rony Vainzof

O advogado e especialista avalia o status legal e de desenvolvimento da inteligência artificial no Brasil, defende "calma" para definição do Marco Regulatório de IA e sentencia: “os humanos somos nós”

Central nuclear com duas torres de resfriamento emitindo vapor ao pôr do sol, com sistema de resfriamento e usina de energia ao fundo. Estratégia

Google reativa usina nuclear para abastecer IA

Reativação da Duane Arnold Energy Center revela um novo momento no qual data centers impulsionam a expansão de renováveis e energia nuclear

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais