O uso da inteligência artificial (IA) para automatizar tarefas repetitivas tem método, segundo reportagem do site InfoMoney. Entre as principais dicas está a escolha da tecnologia de IA que “faz sentido”.
O nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha.
Dois exemplos ilustram bem as opções ideais. Se o processo envolve classificação de informações ou análise de dados, o ideal é escolher uma IA mais focada em aprendizado de máquina (machine learning). Se as tarefas forem repetitivas e com regras claras, a alternativa mais adequada é um processo de automação robótica (RPA).
Independentemente da opção, as indicações reforçam a necessidade de planejamento e de pensar inicialmente no problema para depois focar na tecnologia.
Se a dor da empresa for, por exemplo, a necessidade de ampliar o número de leads captados, o mais adequado é fazer isso sem a necessidade de aumentar a equipe e, se possível, ainda reduzir o tempo de captação.
No planejamento que vai definir a escolha da IA que faz sentido, os especialistas também ressaltam a obrigatoriedade de mapear os processos, ou seja, definir detalhadamente as etapas, mas sem acrescentar complicações.
Priorizar também deve fazer parte desse movimento de adoção inteligente de IA. Em outras palavras: a fórmula é alcançar iniciativas com resultados reais e evitar desperdício de energia. O cenário a ser buscado é o de ações onde a IA seja muito efetiva e com custo de implementação baixo.
Soluções prontas e treinamento aceleram a adoção
Os especialistas também recomendam, sobretudo para empresas iniciantes, o uso de soluções prontas, muitas delas no formato de software como serviço (SaaS). Existem plataformas como CRMs inteligentes, entre outras, onde as ferramentas de IA são integradas à solução.
Ao tomar a decisão de escolher sistemas prontos, as empresas devem investir em treinamento de seus colaboradores.
Treinar a IA também faz parte do jogo, principalmente para quem está mais avançado na adoção dos recursos. De acordo com os analistas, há ferramentas específicas para isso, da mesma forma que existem processos para acompanhar os resultados da IA escolhida. Ainda na avaliação deles, o monitoramento de resultados deve ser diário.
