digitalizacao varejo

Digitalização do varejo segue acelerada

< 1 minuto de leitura

Estudo mostra que, entre as 300 maiores varejistas do país, pelo menos 75% adotaram o formato online



Por Redação em 19/08/2022

Já não é mais novidade que as vendas online tiveram grande impulso durante a pandemia e a tendência é de que os consumidores continuem utilizando este canal, mesmo com o arrefecimento da Covid-19. E a prova disso, de acordo com informações do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SVBC) e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, considerando as 300 maiores empresas do varejo no Brasil, pelo menos 75% delas adotaram soluções para o e-commerce

O percentual é um destaque do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, da SBVC, que mostra que o número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 225 (o que representa alta de 38,89%) nos últimos dois anos.

Setor supermercadista foi o que mais cresceu

digitalizacao varejo

Conforme Serrentino, o destaque foi o setor supermercadista, que, entre 2019 e 2021, passou de 28% para 61% de lojas virtuais. “A pandemia acelerou as mudanças de comportamento por parte do consumidor e levou as empresas a abrirem novos canais de vendas, relacionamento e engajamento”, disse o especialista.

As 300 empresas listadas no ranking registraram, juntas, faturamento bruto de R$ 892,426 bilhões (dado de 2021), o que representa quase R$ 100 bilhões a mais que a edição anterior. Já as cinco maiores varejistas pesquisadas (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas) responderam por 26,86% do faturamento, somando R$ 239,761 bilhões.

Tecnologia é determinante

Para Serrentino, a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. “A inteligência de dados permite entender melhor o comportamento e as demandas dos clientes. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial e a integração de processos melhorou o supply chain das empresas. E tudo isso será ainda mais acelerado com o 5G”, destacou (veja mais detalhes neste conteúdo do Próximo Nível). 



Matérias relacionadas

Da esquerda para a direita: Dener Souza, Denis Nesi, Fernanda Beato, Flávia Pollo Nassif, Marcelo Queiroz Estratégia

Fraudes “inovadoras” desafiam companhias a ampliar proteção sem travar produtividade

Responsáveis por segurança corporativa revelam como enfrentam nova geração de golpes, equilibrando prevenção, experiência do cliente e eficiência operacional

Banner do evento MobiMeeting Finance 2025 realizado no São Paulo Expo, destacando tecnologia de digitais, QR code, senha e reconhecimento biométrico para acesso. Estratégia

Brasil consolida liderança em inovação financeira com ecossistema colaborativo

Articulação entre bancos, fintechs, big techs e operadoras, junto a consumidores e negócios ávidos por inovações, cria ambiente que alia conveniência, competição, interoperabilidade e governança

Pessoa interagindo com interfaces digitais futurísticas que representam experiências de compra integradas e intuitivas no conceito de comércio agêntico. Estratégia

Atentas ao “comércio agêntico”, Google e PayPal firmam parceria

Integração entre infraestrutura global de pagamentos e expertise em IA das empresas tem como objetivo criar um novo padrão de experiências personalizadas no comércio digital

Pessoa usando smartphone com ícones de inteligência artificial no varejo, destacando tecnologia e inovação no comércio digital. Estratégia

IA ganha espaço no varejo: cinco tendências em destaque

Estudo revela gargalos e oportunidades no uso da tecnologia que impactam na eficiência, personalização e confiança digital

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais