golpes compras online

Cresce o número de golpes nas compras online com a proximidade do Natal

< 1 minuto de leitura

31% dos brasileiros afirmam que já sofreram golpes durante o período festivo em anos anteriores



Por Redação em 04/12/2023

Com a proximidade das festas de fim de ano e o Natal, a data mais lucrativa para o comércio, uma pesquisa realizada pela Norton revelou dados alarmantes sobre as fraudes identificadas em compras online. O levantamento também mostra as perdas sofridas pelos consumidores no Brasil e revela o cenário dos hábitos e preocupações dos brasileiros ao fazer compras online.

O “Relatório de Insights de Cibersegurança 2023″ inclui, ainda, a opinião de mais de 1 mil brasileiros sobre o comportamento de compras online no fim de ano. Cerca de 95% dos consumidores entrevistados planejam fazer compras para as próximas festas de fim de ano. Destes, 99% afirmam que farão compras online, mas que é fundamental ter atenção. 

Entre os entrevistados, 31% afirmaram que já sofreram golpes em compras online durante o período festivo em anos anteriores. 

Números de golpes direcionados a compras online de fim de ano é alarmante

Um dos principais pontos da pesquisa é o número de golpes nas vendas online. Cerca de 46% dos consumidores já sofreram perdas financeiras. Ou seja, quase metade das compras realizadas foram alvo de fraude. 

De acordo com a pesquisa, o prejuízo financeiro médio sofrido pelas vítimas no Brasil foi de, pelo menos, R$1.500,00. Apesar das perdas financeiras, o que mais assusta os consumidores brasileiros é a violação de dados. Aproximadamente 84% dos entrevistados afirmam que se preocupam com o vazamento de informações pessoais.

“Se as perdas são frequentes, as consequências são graves e as preocupações são muitas. Por outro lado, o que falta é o conhecimento de como se proteger contra os ataques cada vez mais frequentes e sofisticados”, apontou Iskander Sanchez-Rola, diretor de Inovação de Privacidade da Norton. 

Segundo ele, a pesquisa ainda revela que 81% dos consumidores brasileiros afirmaram que gostariam de saber como se proteger contra os cibercriminosos.



Matérias relacionadas

investimento em IA Estratégia

Investimentos em IA crescem com agendas convergentes de empresas e governos

Com aportes bilionários, Alibaba Cloud e governo brasileiro apostam na inteligência artificial para otimizar serviços e promover melhorias nos setores público e privado

self-checkout Estratégia

Self-checkout deve envolver cada vez mais IA para reduzir perdas

Preferência por autoatendimento no varejo faz com que empresas invistam cada vez mais em tecnologias capazes de identificar e eliminar furtos na jornada de compra

julgamento ético Estratégia

OCDE não recomenda uso de IA em julgamento ético e raciocínio crítico

Relatório aponta que ferramentas não atingem nível de desempenho humano nessas duas capacidades

aulas IA generativa Estratégia

IA Generativa transforma experiência de docentes e alunos em sala de aula

Novo assistente para professores, utilizado pela Somos Educação, otimiza a rotina e impulsiona o ensino básico no Brasil

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais