A Claro empresas escolheu o Web Summit Rio 2025 como palco para anunciar o investimento de R$ 1 bilhão para a expansão de sua plataforma Claro Cloud. A iniciativa sinaliza um novo capítulo da marca no mercado B2B, reforça seu posicionamento como referência em conectividade e mobilidade, e amplia o escopo do negócio com soluções digitais em nuvem.
Segundo o Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Claro empresas, Mário Rachid, o movimento é parte de um projeto mais amplo. “Nosso objetivo é suportar, de forma única e transparente, a integração entre todos os provedores de nuvem, incluindo os excedentes dos nossos data centers, e oferecer uma experiência prática, funcional, mais econômica e verdadeiramente multicloud para os nossos clientes”, disse.
Transformação digital acessível a todos os portes
Além de atender aos grandes clientes e ao governo, essa estratégia acompanha a transição de marca da Embratel para Claro empresas, que expande a atuação para pequenas e médias empresas. Nesse ponto, a CEO Claro empresas – Pequenas e Médias Empresas -, Roberta Godoi, explica que é importante se colocar como parceiro estratégico dessas organizações, que correspondem a aproximadamente 97% dos CNPJs do Brasil, durante toda a jornada.
“A grande proposta de valor que está por trás de todas as soluções que estamos colocando à disposição é esse olhar, de atender da forma mais adequada as empresas, de acordo com a maturidade do negócio e com a sua situação em relação à digitalização”, ressaltou a CEO.
O investimento inclui a ampliação dos data centers próprios e o fortalecimento de parcerias estratégicas com gigantes globais como AWS, Oracle e Huawei. Por meio desse projeto, busca-se promover a transformação digital de empresas e o acesso a soluções utilizadas pelos maiores players do Brasil.
Plataforma pronta para uso imediato

A Claro Cloud se apresenta como uma solução que integra orquestração de infraestrutura, gerenciamento de serviços, gestão de custos e observabilidade. “Nós entendemos que a Claro Cloud é diferente porque a gente pensou diferente lá atrás. Ela é uma nuvem construída com base em anos de trabalho, tentando conseguir um espaço no mercado que poucos entendiam como funcionava. Então, existe muita experiência dentro de casa, que estamos trazendo para o mercado de PMEs, pensando diferente, como fizemos no passado”, explicou Rodrigo Assad, Diretor de Inovação da Claro.
Para as PMEs, um dos grandes atrativos é o Hub de Soluções Digitais Claro Empresas. O ambiente permite a contratação instantânea de soluções de e-mail, armazenamento de dados, ferramentas de colaboração e sistemas ERP, com possibilidade de pagamento via cartão de crédito e uso imediato.
Eficiência e sustentabilidade como premissas
Ao responder questionamentos da imprensa, os executivos reforçaram o compromisso da Claro com a sustentabilidade e a eficiência energética, bem como apontaram o pioneirismo no setor de telecomunicações em relação à preocupação com o aquecimento global. “Mais de 80% da energia que utilizamos já vem de fontes renováveis, produzidas por fazendas solares próprias. Fomos pioneiros no setor de telecom em adotar esse modelo”, destacou Rachid. Além disso, o principal data center da companhia, localizado na Lapa (SP), possui certificação ambiental.
A eficiência energética também é levada em conta na operação dos serviços cloud. “Estamos fazendo um trabalho interessante no entendimento da eficiência energética para os nossos data centers. A gente tem visitado data centers no exterior para entender como outros países têm feito em relação às boas práticas e, assim, conseguir reproduzir com sucesso aqui no Brasil”, completou Assad.
Conexão com o ecossistema de startups
O Web Summit foi escolhido estrategicamente para o anúncio por reunir mais de mil startups nacionais e internacionais. Segundo Assad, a empresa quer conhecer quais delas pode levar para o hub.
“A gente, tomando os devidos cuidados, pretende colocar as startups e as soluções no hub e, assim, impulsioná-los, chegando aos nossos clientes de maneira muito mais rápida e digital. A jornada tem de ser digital”, disse o Diretor de Inovação.
Roberta Godoi concluiu reforçando que a proposta de valor da Claro está em oferecer o que há de melhor em soluções as a service. Ela enfatizou que haverá um portfólio diversificado, com opções compatíveis com a realidade financeira de cada empresa. O objetivo, portanto, é evitar que organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas, precisem comprometer recursos que deveriam ser direcionados ao crescimento do seu negócio.