investimentos na Claro Cloud Da esquerda para a direita: Roberta Godoi, Mário Rachid e Rodrigo Assad (Foto: Rafael Maia)

Claro empresas anuncia R$ 1 bilhão em investimentos na Claro Cloud

3 minutos de leitura

Anúncio feito no Web Summit Rio 2025 revela estratégia para democratizar o acesso a soluções digitais entre PMEs, além da preocupação com sustentabilidade



Por Redação em 06/05/2025

A Claro empresas escolheu o Web Summit Rio 2025 como palco para anunciar o investimento de R$ 1 bilhão para a expansão de sua plataforma Claro Cloud. A iniciativa sinaliza um novo capítulo da marca no mercado B2B, reforça seu posicionamento como referência em conectividade e mobilidade, e amplia o escopo do negócio com soluções digitais em nuvem.

Segundo o Diretor-Executivo de Soluções Digitais da Claro empresas, Mário Rachid, o movimento é parte de um projeto mais amplo. “Nosso objetivo é suportar, de forma única e transparente, a integração entre todos os provedores de nuvem, incluindo os excedentes dos nossos data centers, e oferecer uma experiência prática, funcional, mais econômica e verdadeiramente multicloud para os nossos clientes”, disse.

Transformação digital acessível a todos os portes

Além de atender aos grandes clientes e ao governo, essa estratégia acompanha a transição de marca da Embratel para Claro empresas, que expande a atuação para pequenas e médias empresas. Nesse ponto, a CEO Claro empresas – Pequenas e Médias Empresas -, Roberta Godoi, explica que é importante se colocar como parceiro estratégico dessas organizações, que correspondem a aproximadamente 97% dos CNPJs do Brasil, durante toda a jornada.

“A grande proposta de valor que está por trás de todas as soluções que estamos colocando à disposição é esse olhar, de atender da forma mais adequada as empresas, de acordo com a maturidade do negócio e com a sua situação em relação à digitalização”, ressaltou a CEO.

O investimento inclui a ampliação dos data centers próprios e o fortalecimento de parcerias estratégicas com gigantes globais como AWS, Oracle e Huawei. Por meio desse projeto, busca-se promover a transformação digital de empresas e o acesso a soluções utilizadas pelos maiores players do Brasil.

Plataforma pronta para uso imediato

investimentos na Claro Cloud
Imagem gerada por Inteligência Artificial

A Claro Cloud se apresenta como uma solução que integra orquestração de infraestrutura, gerenciamento de serviços, gestão de custos e observabilidade. “Nós entendemos que a Claro Cloud é diferente porque a gente pensou diferente lá atrás. Ela é uma nuvem construída com base em anos de trabalho, tentando conseguir um espaço no mercado que poucos entendiam como funcionava. Então, existe muita experiência dentro de casa, que estamos trazendo para o mercado de PMEs, pensando diferente, como fizemos no passado”, explicou Rodrigo Assad, Diretor de Inovação da Claro.

Para as PMEs, um dos grandes atrativos é o Hub de Soluções Digitais Claro Empresas. O ambiente permite a contratação instantânea de soluções de e-mail, armazenamento de dados, ferramentas de colaboração e sistemas ERP, com possibilidade de pagamento via cartão de crédito e uso imediato.

Eficiência e sustentabilidade como premissas

Ao responder questionamentos da imprensa, os executivos reforçaram o compromisso da Claro com a sustentabilidade e a eficiência energética, bem como apontaram o pioneirismo no setor de telecomunicações em relação à preocupação com o aquecimento global. “Mais de 80% da energia que utilizamos já vem de fontes renováveis, produzidas por fazendas solares próprias. Fomos pioneiros no setor de telecom em adotar esse modelo”, destacou Rachid. Além disso, o principal data center da companhia, localizado na Lapa (SP), possui certificação ambiental.

A eficiência energética também é levada em conta na operação dos serviços cloud. “Estamos fazendo um trabalho interessante no entendimento da eficiência energética para os nossos data centers. A gente tem visitado data centers no exterior para entender como outros países têm feito em relação às boas práticas e, assim, conseguir reproduzir com sucesso aqui no Brasil”, completou Assad.

Conexão com o ecossistema de startups

O Web Summit foi escolhido estrategicamente para o anúncio por reunir mais de mil startups nacionais e internacionais. Segundo Assad, a empresa quer conhecer quais delas pode levar para o hub.

“A gente, tomando os devidos cuidados, pretende colocar as startups e as soluções no hub e, assim, impulsioná-los, chegando aos nossos clientes de maneira muito mais rápida e digital. A jornada tem de ser digital”, disse o Diretor de Inovação.

Roberta Godoi concluiu reforçando que a proposta de valor da Claro está em oferecer o que há de melhor em soluções as a service. Ela enfatizou que haverá um portfólio diversificado, com opções compatíveis com a realidade financeira de cada empresa. O objetivo, portanto, é evitar que organizações, sejam elas grandes, médias ou pequenas, precisem comprometer recursos que deveriam ser direcionados ao crescimento do seu negócio.


Matérias relacionadas

Da esquerda para a direita: Dener Souza, Denis Nesi, Fernanda Beato, Flávia Pollo Nassif, Marcelo Queiroz Estratégia

Fraudes “inovadoras” desafiam companhias a ampliar proteção sem travar produtividade

Responsáveis por segurança corporativa revelam como enfrentam nova geração de golpes, equilibrando prevenção, experiência do cliente e eficiência operacional

Banner do evento MobiMeeting Finance 2025 realizado no São Paulo Expo, destacando tecnologia de digitais, QR code, senha e reconhecimento biométrico para acesso. Estratégia

Brasil consolida liderança em inovação financeira com ecossistema colaborativo

Articulação entre bancos, fintechs, big techs e operadoras, junto a consumidores e negócios ávidos por inovações, cria ambiente que alia conveniência, competição, interoperabilidade e governança

Pessoa interagindo com interfaces digitais futurísticas que representam experiências de compra integradas e intuitivas no conceito de comércio agêntico. Estratégia

Atentas ao “comércio agêntico”, Google e PayPal firmam parceria

Integração entre infraestrutura global de pagamentos e expertise em IA das empresas tem como objetivo criar um novo padrão de experiências personalizadas no comércio digital

Pessoa usando smartphone com ícones de inteligência artificial no varejo, destacando tecnologia e inovação no comércio digital. Estratégia

IA ganha espaço no varejo: cinco tendências em destaque

Estudo revela gargalos e oportunidades no uso da tecnologia que impactam na eficiência, personalização e confiança digital

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais