tendencias web summit Ceo Web Summit Artur Pereira

Web Summit antecipa tendências mundiais de tecnologia

3 minutos de leitura

Artur Pereira, Country Manager do Web Summit Rio, em entrevista exclusiva, contou detalhes sobre a edição que inicia dia 1° de maio.



Por Redação em 24/04/2023

O Brasil vai receber um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do planeta entre 1 e 4 de maio, no Rio de Janeiro, e o Country Manager do Web Summit Rio 2023 (WSR2023), Artur Pereira, conta nesta entrevista o que podemos esperar a respeito. Temas como inteligência artificial, blockchain, cibersegurança, machine learning, dados, cloud e criptoativos serão discutidos por referências do setor de tecnologia, que anteciparão as tendências e contarão com um ambiente também vistoso, como mostram os dados da organização:

  • + 20 mil pessoas é o público estimado
  • + 100 diferentes países de origem
  • + 900 startups participantes
  • + 500 investidores
  • + 500 jornalistas
  • + 300 palestrantes
  • + 125 patrocinadores
  • 14 palcos temáticos rotativos

As negociações para que o Brasil sediasse o evento iniciaram em Lisboa, há cerca de dois anos e, de acordo com o Artur Pereira, México, Equador, Peru e Colômbia também estavam na disputa para receber a primeira edição do Web Summit na América Latina. “Identificado o enorme potencial brasileiro, elencamos cinco cidades: Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro”, contou. 

A comitiva visitou cada uma delas para ter a própria percepção do ecossistema de inovação e tecnologia. “Quando planejamos uma edição do Web Summit, projetamos imediatamente os impactos no planeta para 10, 15 ou 20 anos. A partir disso, definimos temas e identificamos os nomes mais competentes para falar sobre o assunto”, explicou. 

O que esperar do Web Summit Rio 2023?

Reprodução: Flickr Web Summit

Quando perguntamos para Artur Pereira sobre o que esperar desta edição do Web Summit Rio, ele não hesitou em dizer: “uma enxurrada de informações”. “Nós acompanhamos tudo o que está acontecendo e o que vai acontecer. Assim, tentamos antecipar os termos que já devem ser falados, aqueles que vão impactar a sociedade e o planeta para os próximos anos. Poucas pessoas querem saber o que está acontecendo neste momento, mas o interesse delas por aquilo que virá é muito grande”, contou. 

Para ele, criptomoedas, blockchain, inteligência artificial, nuvem e dados, apesar de já dominados, antecipam como a tecnologia vai impactar o bem estar da sociedade nos próximos anos. E então entram em cena também as cidades inteligentes, “onde a tecnologia desempenha, claramente, um papel fundamental”, afirmou.

Alguns especialistas, como Bruce Schneier, têm alertado que a inteligência artificial é o próximo nível da cibersegurança e, também segundo o country manager da WSR2023, essa será mesmo uma das principais discussões no evento deste ano. “Nós temos alguns temas que são fundamentais. Há um tema especial que é inteligência artificial. E teremos grandes nomes discutindo esse assunto. É isso o que faz do Web Summit um evento tão importante”. 

As palestras sobre cibersegurança também devem ser bastante acessadas, segundo Artur Pereira, que destacou a participação de Meredith Whittaker, presidente da Signal, e de Chelsea Manning, consultora de segurança da Nym. “Cibersegurança nunca deixa de ser um tema interessante. É um tema que sempre está em alta e vale a pena acompanhar as palestras”.

Sobre os impactos, o Web Summit tem como premissa a sustentabilidade e a responsabilidade social e econômica. Por isso, desenvolve uma série de práticas e ações em prol da comunidade e do planeta. Dessa forma, de acordo com Artur Pereira, no Rio não será utilizado plástico durante o evento. “Outro ponto importante é que fomentamos a participação dos estudantes. Temos uma parceria com algumas instituições de ensino e o Instituto Reação, liderado pelo judoca Flávio Canto. Oferecemos ingressos a custo mais acessível e em alguns casos, gratuitos, para impulsionar essas oportunidades”.

A Tecnologia e o futuro

Contudo, “não tem como falar de bem estar das pessoas sem falar em tecnologia e cidades inteligentes”, pontuou Artur Pereira. Segundo ele, “não existe smart city sem tecnologia, e consequentemente, tudo está interligado: inovação, tecnologia de ponta, inteligência artificial, dados qualificados e cloud computing”. 

Na programação, ele destaca a apresentação da portuguesa especialista em dados de alta qualidade para alimentar modelos de inteligência artificial, Daniela Braga, CEO e Founder da Defined.ai. 

A digitalização de serviços e negócios também acelerou a gestão e a ciência de dados. A apresentação do brasileiro Bruno Guicardi, co-fundador da CI&T, especializada em transformação digital para empresas, também está entre os indicados de Artur Pereira, assim como a palestra de abertura, com David Vélez, fundador da Nubank. 

“Minha principal dica é: programe-se ainda no pré-evento. Selecione todas as palestras das quais quer participar. Muita coisa acontecerá ao mesmo tempo no Web Summit Rio, então essa organização é essencial para não perder nada”, disse. 

Você pode conferir a programação completa do Web Summit Rio aqui.

Cobertura especial

O Próximo Nível é parceiro de mídia do Web Summit Rio 2023 e realiza uma cobertura especial pré, durante e após o evento. Acompanhe as novidades diariamente aqui.



Matérias relacionadas

Profissional de cibersegurança analisando proteção de dados com elementos visuais de segurança digital, reforçando a importância da governança e controle em IA com Netskope em 2026. Inovação

Cibersegurança em 2026 exigirá governança, resiliência e controle sobre IA

Uso intensivo de IA, avanço da computação quântica e maior pressão regulatória aceleram o amadurecimento da segurança digital e da governança de dados

Profissional usando tecnologia de IA na automação de processos, com painéis digitais e um laptop, destacando inovação e eficiência na gestão de tarefas. Inovação

IA na automação de processos precisa “fazer sentido”

Nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha

Mulher jovem usando smartphone na rua com ilustrações de IA e fumaça roxa, simbolizando a adoção de inteligência artificial no Brasil e suas desigualdades Inovação

IA é adotada por 32% e desigualdade preocupa pesquisadores

Diferenças entre dispositivos, tipos de conexão e letramento restringem benefícios da massificação do acesso à Internet, revela levantamento do Cetic.br

Líder em cenário de incerteza trabalhando com foco utilizando laptop em ambiente de escritório moderno com vista urbana ao fundo. Inovação

Pessoas estão no centro das incertezas e das possibilidades de adaptação

Em um cenário marcado por imprevisibilidade e resistências naturais, liderança e colaboração definem resultados diante de transformações rápidas, diz futurista

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais