omdia Arivaldo Lopes, gerente sênior da Omdia (Foto: Reprodução/Flickr Futurecom)

Virada de chave do 5G precisa acontecer

2 minutos de leitura

Redes privativas trazem oportunidades de monetização, o que significa que é hora das empresas começarem a investir em inovação e serviços



Por Redação em 06/10/2023

Mesmo com desenvolvimento ainda incipiente, o Brasil já ocupa a 8ª posição global no segmento de redes privativas 5G, sendo que duas das maiores — Petrobras e Vale — estão em território nacional. 

Já em relação ao setor de telecom nas Américas, o Brasil ocupa o 3º lugar. O mercado de telecomunicações movimentou, no país, US$ 6,8 bilhões somente no primeiro trimestre de 2023, o que representa uma alta de 7% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, das dez maiores operadoras das Américas, três são brasileiras: Telefônica, Claro e Tim.

Os dados são da consultoria Omdia, que, durante o Futurecom 2023, apresentou os resultados do último relatório sobre o status do mercado. Na avaliação de Arivaldo Lopes, gerente sênior da Omdia, o setor está em desenvolvimento, sendo que as operadoras fizeram grandes investimentos na construção das redes 5G. “Agora, é a hora de focar em inovação na parte de serviços. Essa virada de chave precisa acontecer”, destacou, durante coletiva de imprensa.

5G deve trazer oportunidades, diz Omdia

omdia

Apesar das oportunidades representadas pelo 5G, o estudo da Omdia aponta que a conectividade de quinta geração representa apenas 5,3% das conexões no Brasil. 

Mundialmente, a tecnologia atingiu 1,4 bilhão de conexões no 2º trimestre de 2023, mas o Brasil respondeu por somente 11,4 milhões (o que representa um share global de 5,3%. Como comparação, a fatia da China é de 60%). 

O levantamento mostrou que existe uma previsão global de aumento de assinaturas 5G móveis para as indústrias, que devem saltar de 48,8 milhões (2022) para 501,3 milhões no final de 2027. As receitas globais dos serviços móveis 5G empresariais deverão chegar a US$ 134 bilhões de dólares, em 2027. 

Segundo Lopes, o setor de redes 5G privativas também deverá apresentar crescimento, com receitas globais passando de US$ 548 milhões em 2022 para US$ 6,89 bilhões em 2027. “Esse crescimento representa uma oportunidade para as empresas do setor. A conectividade possibilita uma série de serviços, com soluções para indústrias, agronegócio, gestão pública, entre outros”, destacou. 

Brasil está entre os que mais adicionaram fibra óptica

O estudo da Omdia também mostrou que China, Índia e Brasil são os três países que mais adicionam clientes de fibra óptica ano a ano. 

No primeiro trimestre deste ano, a China se destacou como o país que mais adiciona fibra, com crescimento de 10% ao ano e penetração de 106%. O Brasil ainda é um mercado de grande potencial, já que a taxa de penetração da banda larga fixa por fibra óptica ainda é de 42%. 

“Até o final de 2022, o Brasil estava em segundo lugar, mas a posição foi perdida para a Índia”, disse Lopes. “Houve um crescimento de 19% no primeiro trimestre de 2023, mas o país vem apresentando taxas decrescentes na comparação com os últimos anos”. 



Matérias relacionadas

Da esquerda para a direita: Dener Souza, Denis Nesi, Fernanda Beato, Flávia Pollo Nassif, Marcelo Queiroz Estratégia

Fraudes “inovadoras” desafiam companhias a ampliar proteção sem travar produtividade

Responsáveis por segurança corporativa revelam como enfrentam nova geração de golpes, equilibrando prevenção, experiência do cliente e eficiência operacional

Banner do evento MobiMeeting Finance 2025 realizado no São Paulo Expo, destacando tecnologia de digitais, QR code, senha e reconhecimento biométrico para acesso. Estratégia

Brasil consolida liderança em inovação financeira com ecossistema colaborativo

Articulação entre bancos, fintechs, big techs e operadoras, junto a consumidores e negócios ávidos por inovações, cria ambiente que alia conveniência, competição, interoperabilidade e governança

Pessoa interagindo com interfaces digitais futurísticas que representam experiências de compra integradas e intuitivas no conceito de comércio agêntico. Estratégia

Atentas ao “comércio agêntico”, Google e PayPal firmam parceria

Integração entre infraestrutura global de pagamentos e expertise em IA das empresas tem como objetivo criar um novo padrão de experiências personalizadas no comércio digital

Pessoa usando smartphone com ícones de inteligência artificial no varejo, destacando tecnologia e inovação no comércio digital. Estratégia

IA ganha espaço no varejo: cinco tendências em destaque

Estudo revela gargalos e oportunidades no uso da tecnologia que impactam na eficiência, personalização e confiança digital

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais