fraudes bancarias

Tentativas de fraudes bancárias evitadas chegam a R$ 766 milhões no Brasil

2 minutos de leitura

Aumento do ticket médio é o que mais assusta em levantamento da ClearSale



Por Redação em 04/07/2024

O número de tentativas de fraudes bancárias caiu 23,3% no primeiro trimestre do ano. Foram cerca de 800 mil iniciativas, representando R$ 766,3 milhões poupados em três meses, no Brasil. A queda em relação ao primeiro trimestre de 2023, no entanto, não pode ser comemorada. A razão? O ticket médio aumentou, como destaca a ClearSale, empresa de inteligência de dados e combate a fraudes.

O aumento do ticket médio foi de 0,3% em um ano, chegando a R$ 948,64. Segundo comunicado da empresa à imprensa, o valor indica que os golpistas estão de olho em produtos de maior valor agregado, possivelmente porque são mais fáceis de vender no mercado ilegal. Por isso, a recomendação é de que as empresas fiquem alertas e adotem medidas de segurança mais robustas.

Como resultado do aumento do ticket médio, as categorias de produtos com maior percentual de tentativas de fraude foram: games (10,7%), com ticket médio de R$ 806; eletrônicos, considerando TV e monitor (4,8%), com R$ 2.597; e geladeira e freezer (4,1%), com R$ 3.550. Outros artigos, como celulares (3,7%), representando R$ 2.756, e produtos de beleza (2,2%), apresentando R$ 412, apareceram na sequência.

No trimestre, as quartas-feiras registraram o maior número de pedidos e tentativas de fraude, sendo que o maior percentual dessas tentativas ocorreu entre meia-noite e 5h.

A maior concentração de tentativas de fraude ocorreu em janeiro, com 284,6 mil ocorrências, e um ticket médio de R$ 954,82. Fevereiro foi um mês mais tranquilo, com 252,9 mil tentativas e o menor ticket médio registrado, de R$ 932,01. Março teve o maior ticket médio, com R$ 957,70, e 270,2 mil tentativas registradas.

A Região Nordeste concentrou o maior índice de golpes (1,4%) e um ticket médio de tentativas de fraude de R$ 1.021,82. Em seguida, as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte empataram (1,3%), apresentando tickets médios de R$ 1.023,52, R$ 934,60 e R$ 924,89, respectivamente. A região Sul registrou a menor taxa (0,8%) e um ticket médio de R$ 984,91.

O estudo analisou 63,7 milhões de pedidos, entre 1° de janeiro e 31 de março, considerando apenas pagamentos via cartão de crédito no e-commerce. A ClearSale explica que tentativas de fraude são todas as transações que foram classificadas como suspeitas ou confirmadas.



Matérias relacionadas

investimento em IA Estratégia

Investimentos em IA crescem com agendas convergentes de empresas e governos

Com aportes bilionários, Alibaba Cloud e governo brasileiro apostam na inteligência artificial para otimizar serviços e promover melhorias nos setores público e privado

self-checkout Estratégia

Self-checkout deve envolver cada vez mais IA para reduzir perdas

Preferência por autoatendimento no varejo faz com que empresas invistam cada vez mais em tecnologias capazes de identificar e eliminar furtos na jornada de compra

julgamento ético Estratégia

OCDE não recomenda uso de IA em julgamento ético e raciocínio crítico

Relatório aponta que ferramentas não atingem nível de desempenho humano nessas duas capacidades

aulas IA generativa Estratégia

IA Generativa transforma experiência de docentes e alunos em sala de aula

Novo assistente para professores, utilizado pela Somos Educação, otimiza a rotina e impulsiona o ensino básico no Brasil

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais