A aceleração da transformação digital e a diversificação das necessidades corporativas têm redesenhado o mapa de investimentos no mercado de nuvem. Embora as grandes plataformas — AWS, Microsoft Azure e Google Cloud — concentrem cerca de dois terços do mercado global, as empresas vêm impulsionando um amplo ecossistema de parceiros especializados, responsáveis por implementar, adaptar e gerenciar soluções em torno das hyperscalers.
Essa é a principal conclusão do artigo Riding the hyperscaler wave, publicado por consultores da McKinsey e direcionado a investidores, principalmente no mercado europeu. A análise mostra que a combinação entre demanda crescente por serviços de nuvem e a presença de grandes parceiros com domínio técnico e conhecimento setorial cria um ambiente favorável à expansão dos serviços digitais e à formação de novas cadeias de valor no setor.
“Hyperscalers se concentram em fornecer tecnologias de nuvem altamente flexíveis, inovadoras e facilmente adaptáveis, mas dependem fortemente de parceiros como meio de entrada no mercado e de entrega ao cliente final, o que lhes permite escalar mais rápido. Os principais hyperscalers desenvolveram ecossistemas que, juntos, reúnem mais de 500 mil parceiros no mundo todo; todos se beneficiando do momento de crescimento dessas plataformas”, afirmam os autores.
O estudo observa que o avanço das plataformas e de seus parceiros cria interdependência e ganhos mútuos. Cada dólar investido em consumo de nuvem pode gerar entre dois e cinco dólares em serviços profissionais de integração, além de até US$ 0,60 em serviços gerenciados. Esses parceiros incluem integradores de sistemas, consultorias, desenvolvedores de software, provedores de serviços gerenciados e revendedores de valor agregado, que complementam as ofertas das hyperscalers em nichos específicos e setores regulados.
O artigo destaca que esse ecossistema será determinante para a nova fase de transformação digital, impulsionada pela integração de dados, automação e soluções corporativas sob demanda. Para os investidores, o setor representa um mercado fragmentado, diversificado e em rápida maturação, com espaço para especializações verticais e consolidações regionais.
Diferenciais dos parceiros
Os parceiros mais bem-sucedidos reúnem foco em domínios claramente definidos, alinhados às prioridades das plataformas de nuvem e com oferta de serviços de alto valor e contratos recorrentes; visão estratégica e capacidade de antecipar tendências, investindo antes da curva; excelência operacional com automação, padronização e ativos próprios de software; um modelo comercial eficiente, orientado a resultados e com relacionamento direto com executivos de alto nível; e gestão de talentos capaz de combinar formação interna com a contratação de profissionais experientes vindos das próprias hyperscalers.
Para os autores — Julien Gagnon, Ruben Schaubroeck e Maxandre Hirt, do escritório de Londres; Thomas Schumacher, de Munique; e Jaime Echevarria, de Madri, a capacidade de equilibrar a relação entre hyperscalers e parceiros especializados será determinante para capturar valor no ecossistema de cloud services e definir os líderes da nova economia digital.
