DeepSeek Foto: Adobe Stock

DeepSeek: conheça a IA chinesa que surpreendeu o mercado de tecnologia

2 minutos de leitura

Ferramenta foi lançada há poucos dias e já mexeu inclusive com a bolsa de valores



Por Redação em 31/01/2025

Como os chineses inovaram a ponto de desenvolver tamanha tecnologia em tão pouco tempo, surpreendendo não só os experts do setor, mas empresas de grande porte e até usuários comuns? O DeepSeek foi lançado há poucos dias e já mexeu inclusive com a bolsa de valores.

De acordo com a BBC, dois anos depois da explosão da IA americana, os chineses inverteram a situação. Atualmente, o país oriental é o maior rival tecnológico dos Estados Unidos.

O lançamento do DeepSeek surpreendeu o Vale do Silício e o mundo. O novo chatbot de inteligência artificial da China, em termos práticos, a ferramenta de inteligência artificial generativa está disponível gratuitamente no Brasil e tem recursos similares aos do ChatGPT, inclusive tem versão em português e pode ser acessada também pelo navegador.

Segundo O Globo, o novo serviço é gratuito e não tem limites de mensagens para interação. O sistema está disponível em 69 idiomas, incluindo português, espanhol,  alemão, francês, inglês, e outros. “A estratégia da startup de oferecer um modelo de IA tão potente quanto os de rivais, de forma aberta ou a custos significativamente menores, gerou alerta na indústria americana”, apontou a reportagem, que salientou ainda a questão orçamentária da DeepSeek. A empresa investiu consideravelmente menos do que as demais do setor no desenvolvimento de sua IA.

Startup desenvolveu o DeepSeek

DeepSeek Liang Wenfeng
Liang Wenfeng (Foto: Reprodução/ X)

Sim, uma empresa inovadora e disruptiva, sediada em Hangzhou, na China, com profissionais capacitados e não limitados pela hierarquia, desenvolveu o chatbot que fez despencar as ações de gigantes do setor tecnológico nos Estados Unidos.

A startup DeepSeek, que tem a ferramenta com o mesmo nome, já ultrapassou a norte-americana ChatGPT em downloads na App Store. Ela foi criada em 2023 com o objetivo de fomentar a acessibilidade à tecnologia. 

O desenvolvimento em tempo recorde levou, inclusive, questionamentos sobre a sustentabilidade de gastos e investimentos em IA por empresas como Apple e Microsoft.

Segundo a Forbes Brasil, a startup nasceu do fundo de hedge High-Flyer, de propriedade do investidor Liang Wenfeng. Liang tem 40 anos, é ex-gestor de investimentos e, segundo ele mesmo, migrou para o setor de tecnologia para reduzir a diferença entre China e Estados Unidos na indústria de IA.

DeepSeek-V3 

O modelo de chatbot gratuito é o DeepSeek-V3, que é o “cérebro” por trás do sistema de IA. A plataforma pode reescrever textos, responder a perguntas, resumir documentos, revisar códigos de programação, fazer cálculos entre outras funções. Basta que seja direcionada corretamente para isso. 

Da mesma forma que o ChatGPT, o DeepSeek-V3 traz informações baseadas nas buscas na internet.



Matérias relacionadas

Claro HackTown 2025 Inovação

Claro leva inovações em tecnologia e negócios ao HackTown 2025

Conectividade, segurança, formação profissional e economia criativa marcaram as sessões na Casa Conectada

agentes de IA Inovação

Agentes de IA superam fase de testes e redefinem operação das empresas

Estudo indica foco em produtividade e qualidade, mas revela desafios com preparo da liderança, regulação e capacitação da força de trabalho

NFC Inovação

Tecnologia por aproximação impulsiona crescimento das transações sem contato

Projeções indicam salto na bilhetagem digital e no uso de carteiras digitais independentes, o que reforça o papel do NFC na infraestrutura das cidades inteligentes

Benchmark IA Inovação

Benchmarks de IA ganham acesso público

Com código aberto, a ferramenta da chinesa HongShan Capital Group testa modelos de inteligência artificial em tarefas do mundo real

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais