destaques do South Summit Brazil Foto: Jürgen Mayrhofer/ Secom

Confira os destaques do South Summit Brazil 2025, em Porto Alegre

4 minutos de leitura

Considerado um dos principais eventos de inovação no Brasil, South Summit 2025 reuniu cerca de 23 mil pessoas de 62 países



Por Redação em 11/04/2025

A 4ª edição do South Summit Brazil mal acabou e já deixou um “gostinho de quero mais”. Com cinco áreas prioritárias: sustentabilidade, digitalização, ecossistema, mudança social e “The Edge” (relacionado à biotecnologia, indústria 5.0 e experiência físico e digital), o evento reuniu mais de 34 mil pessoas no Cais Mauá, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Este foi o primeiro grande evento no local depois da tragédia climática de 2024, o que mostrou como o Estado se preparou para receber o evento.

Os participantes tiveram uma programação intensa de palestras (nacionais e internacionais), cases de inovação, além da competição de startups e a possibilidade de fazer networking. 

Wagner Lopes, CEO do evento, falou à CNN Brasil sobre o tema desta edição do evento: resiliência. “A gente entende resiliência como a capacidade de criar organizações, estados, empresas mais fortes, que consigam se adaptar e reagir rapidamente à dinâmica atual, seja na perspectiva climática, seja em outros desafios”. Segundo ele, o tema está muito além da esfera ambiental. 

A maioria dos relatos de visitantes são voltados à oportunidade de atualização sobre tendências do mercado. Desde 2022, a cidade de Porto Alegre sedia a edição brasileira do evento. 

E, de fato, o South Summit Brazil é um berço de boas ideias. A Secretaria da Fazenda (Sefaz), por exemplo, anunciou o primeiro edital da história do governo para contratação de startups. O objetivo é encontrar soluções capazes de solucionar demandas que envolvem pensões alimentícias, o que atualmente representa 3,6 mil atendimentos por ano. O lançamento do edital é um projeto-piloto do Laboratório de Inovação Aberta do Estado (Lab Piá), focado em compras públicas pela inovação.

Primeiro dia do evento

O primeiro dia do South Summit Brazil 2025 teve a participação de Orkut Büyükkökten, conhecido por ter fundado o Orkut (a primeira rede social que se popularizou no Brasil). A palestra: “Ascensão e Queda das Redes Sociais” teve recorde de público, de acordo com a organização. Em sua apresentação, Orkut traçou a evolução das plataformas até se transformarem no que chamou de mídias sociais. “Transformamos a atenção na moeda corrente das redes sociais, e isso deu completamente errado”, afirmou. Para ele, as redes sociais se transformaram em algo que não deveriam ser. “Montamos versões perfeitas de nós mesmos para exibir aos outros, mas quanto mais escolhemos a ilusão da perfeição, mais nos afastamos do que realmente importa”, completou. 

Já Guilherme Horn, líder do Whatsapp na América Latina, Índia e Indonésia, acredita que o Brasil vai ter um destaque muito grande no cenário digital. Segundo ele, ”o alcance das plataformas inaugurou uma democratização do acesso aos negócios online”. Horn, que passou mais de 20 anos como empreendedor, aproveitou para falar sobre o sucesso, mas também sobre fracassos. “Hoje, falar dos fracassos é legal. Mas, quando acontecem, é muito doloroso. Extrair aprendizado na hora é difícil, mas anos depois é valioso”, declarou. Outra grande mensagem deixada por ele, durante o evento, foi sobre as barreiras geográficas que o WhatsApp consegue transcender. “Isso revolucionou o comportamento das pessoas. Hoje, o WhatsApp gera confiança, trazendo proximidade e rapidez de contato”, completou.

Confira alguns destaques do segundo dia do evento

Um dos destaques do segundo dia do South Summit Brazil 2025 foi a movimentação no Innovation Street, local onde os estandes das empresas participantes estão fixados. O Innovation Stage RS registrou a presença do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e suas ações de rápidas respostas e inovações, com a palestra: “Inovação habitacional: respostas emergentes e obras da reconstrução”. A atuação do Estado nos eventos meteorológicos e os aprendizados obtidos em 2024 entraram na apresentação da secretaria de Obras Públicas (SOP). “As enchentes do último ano exigiu que repensássemos a nossa atuação. Era preciso ser mais ágil, fazer mais e melhor. Atuamos desde o primeiro dia no combate aos estragos e, também, no desenvolvimento de formas de nos prepararmos caso situações similares se repitam”, declarou Izabel Matte, secretária da pasta, durante sua apresentação. 

Além das ações do Governo, startups também apresentam soluções para tornar as cidades mais resilientes com ações de inovação. 

O dia também foi marcado pela divulgação das 10 empresas finalistas da competição de startups. Na categoria: Sustainability & Climate Tech, as finalistas são: Atacama Biomaterials (Chile) e umgrauemeio (Brasil). Na categoria: Health, as startups DIO Inteligência Odontológica (Brasil) e Nanogrow Biotech (Uruguai) se destacaram e chegaram à final. A categoria Industry 5.0 teve: ALTAVE (Brasil) e Terramares (Brasil). Já a categoria: Enterprises chegou à final com as startups: Wise CX (Argentina) e Zerotrusted.ai (EUA). Na categoria Digital & Tech Solutions, as startups Jusfy Serviços de Internet LTDA (Brasil) e Tecspal (Uruguai) disputam a etapa final. 

Terceiro dia do evento

O grande destaque do terceiro dia do South Summit Brazil 2025 foi o resultado da Startup competition. Dentre as 50 startups finalistas nas cinco categorias (Enterprise, Digital & Tech Solutions, Health, Industry 5.0 e Sustainability & Climate Tech).

Os grandes campeões da edição foram divulgados na cerimônia de encerramento do South Summit Brazil 2025. O prêmio Global Winner, com maior destaque, ficou com a Atacama Biomaterials, do Chile. A empresa é focada no desenvolvimento de biomassa sustentável como alternativa a plásticos convencionais. A gaúcha Jusfy venceu na categoria Mais Escalável. A Nanogrow Biotec, do Uruguai, levou o troféu de Mais Disruptiva, e a brasileira Altave ganhou como melhor equipe. A distinção de Mais Sustentável ficou com a também brasileira Umgrauemeio.

De acordo com a organização, 2.129 empresas de 62 países se inscreveram para participar da edição.



Matérias relacionadas

Profissional usando tecnologia de IA na automação de processos, com painéis digitais e um laptop, destacando inovação e eficiência na gestão de tarefas. Inovação

IA na automação de processos precisa “fazer sentido”

Nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha

Mulher jovem usando smartphone na rua com ilustrações de IA e fumaça roxa, simbolizando a adoção de inteligência artificial no Brasil e suas desigualdades Inovação

IA é adotada por 32% e desigualdade preocupa pesquisadores

Diferenças entre dispositivos, tipos de conexão e letramento restringem benefícios da massificação do acesso à Internet, revela levantamento do Cetic.br

Líder em cenário de incerteza trabalhando com foco utilizando laptop em ambiente de escritório moderno com vista urbana ao fundo. Inovação

Pessoas estão no centro das incertezas e das possibilidades de adaptação

Em um cenário marcado por imprevisibilidade e resistências naturais, liderança e colaboração definem resultados diante de transformações rápidas, diz futurista

Homem com óculos de sol IA durante um pôr do sol Inovação

Como a Meta quer transformar óculos em plataforma de IA

O lançamento dos óculos inteligentes desponta como uma das formas de ampliar o alcance da tecnologia além do smartphone

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais