Imagem aérea do Rio de Janeiro destacando a estátua do Cristo Redentor com conexões de rede digital simbolizando serviços confiáveis na região fluminense. Imagem gerada digitalmente

Confiança na rede habilita serviços aos cidadãos fluminenses

4 minutos de leitura

Trajetória à liderança em inovação nas aplicações de governo evidencia resultados de estratégia de sustentação tecnológica do Proderj



Por Vanderlei Campos em 09/10/2025

O Governo do Estado do Rio de Janeiro alcançou neste ano o topo do ranking nacional de Inovação em Serviços, a principal categoria do Índice de Ofertas de Serviços Públicos Digitais, promovido pela Abep-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC). O Estado ficou em segundo lugar na avaliação geral, um rápido progresso desde 2021, quando estava em 16º. Na base desse salto, que reflete as inovações mais visíveis aos cidadãos, está uma estratégia construída sobre premissas como atualização tecnológica, consolidação de recursos (para governança e ganho de escala) e cibersegurança padronizada.

Foto: Governo do Estado do Rio de Janeiro

Em 2020, as ações relacionadas à estrutura de TIC foram consolidadas no Proderj e, desde 2022, a autarquia é vinculada à Secretaria de Transformação Digital. No ano anterior, a Claro empresas assumiu o contrato de infraestrutura que daria base à nova geração de serviços públicos, tornando-se parceira estratégica da transformação.

Na rede anterior, construída em grande parte sobre infraestrutura física de par metálico, os links possuíam, em sua maioria, velocidades baixas, alguns até de 256 Kbps. “Para chegar a 10 Mbps, era preciso agregar cinco conexões, ainda assim insuficientes para as atuais aplicações de segurança, por exemplo, que atualmente já incluem captura, tráfego e análise de imagens” exemplifica André Luiz Alcântara, diretor de governo da Claro Empresas, fornecedora de telecomunicações e provedora de serviços de gestão de rede e cibersegurança do Proderj.

Para atender a uma rede com cerca de 2 mil pontos de presença em todo Estado do Rio de Janeiro e cumprir SLAs (acordos de nível de serviço) mais exigentes, a Claro empresas conjugou a instalação de circuitos de fibra a outros meios, como links de rádio e por satélite. Mesmo no caso de circuitos contratados por terceiros, toda gestão de disponibilidade, performance e segurança é padronizada.

Cibersegurança em tudo

Imagem ilustrativa de serviços de cibersegurança com cadeado, escudos e símbolos de proteção digital, promovendo segurança digital e proteção de dados.
Foto: Bishop Iuliia/ Shutterstock/ Modificada com IA

Junto à atualização da rede física, foi implementada uma malha de equipamentos de segurança operados em um modelo de serviços gerenciados. “Com performance e segurança, as secretarias ganharam confiança para implementar os serviços digitais que renderam esse reconhecimento”, conta o gerente da Claro Empresas.

Além de um NOC (centro de operações de rede) para gestão proativa de disponibilidade e desempenho, a Claro Empresas também mantém analistas residentes no SOC (centro de operações de segurança) instalado no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) e contingenciado no datacenter da UERJ. 

Sob supervisão e métricas definidas pelo Proderj, técnicos e analistas colaboram no monitoramento proativo e na resposta a tentativas de ataque. “Hoje, quando se contrata uma conexão, ela já chega com firewall e outras defesas configuradas conforme um template validado pelo Proderj”, esclarece Alcântara.

Tecnologia para entregar o que interessa à gestão e ao cidadão

A estratégia do Proderj para atualização da infraestrutura passou por muita interlocução com as secretarias, assim como com especialistas de operadoras, fabricantes e outros parceiros de tecnologia. Mais do que atender à demanda já existente, o objetivo era entender a estratégia de transformação digital em Saúde, Segurança, Educação, e demais outras áreas, mapeando as soluções e tendências para acompanhar a evolução e aproveitar as oportunidades de ganhos de eficiência durante os contratos.

André Alcântara destaca que outra premissa do Proderj é ter agilidade e transparência no provisionamento dos serviços. “As equipes da Secretaria de Saúde têm de pensar na experiência do paciente com teleconsulta. Já o pessoal de educação foca nas plataformas pedagógicas, enquanto  a gestão de telecomunicações deve ser capaz de entregar as condições para tudo isso funcionar com disponibilidade, performance e segurança”, resume.

Desde a atualização iniciada em 2021, a rede cresce e absorve novas funcionalidades e otimizações. “As secretarias aproveitam cada vez mais a flexibilidade e maturidade da infraestrutura”, reconhece Alcântara.

Investimentos públicos com impacto no desenvolvimento regional

O atendimento a um contrato com a capilaridade do Governo Estadual traz benefícios adjacentes à melhoria dos serviços públicos. A oferta de recursos de alta capacidade acaba gerando atratividade para investimentos nas regiões.

As atividades econômicas mais sensíveis às condições de conectividade, por sua vez, geralmente se relacionam a maior geração de valor e empregos mais qualificados.

“A transformação digital é um pilar da nossa gestão. O portal do estado reúne mais de 2 mil serviços acessíveis pelo celular, sem sair de casa. Essa transformação inclui, integra e facilita a vida do cidadão”, contextualizou o governador Cláudio Castro, no evento da Abep-TIC. “Integrar órgãos e políticas públicas para gerar impacto concreto é nosso objetivo. Ser reconhecido por três anos seguidos mostra que estamos no caminho certo”, acrescentou Feu Braga, secretário de Transformação Digital.

Entre as iniciativas construídas sobre a nova infraestrutura do Proderj, estão o aplicativo RJ Digital, com mais de 2 mil serviços; o sistema de ouvidoria OuvE-RJ, que já ultrapassou 140 mil atendimentos; e o Portal de Dados Abertos, que centraliza informações de segurança pública, educação, saúde e assistência social.

Na parte de gestão, o Programa RJ Digital Municípios já tem adesão de cerca de 70% das cidades fluminenses, levando o SEI-RJ a municípios como Volta Redonda, Barra do Piraí e Angra dos Reis, e reforçando a transparência e a sustentabilidade.

Para Rodrigo Xavier, presidente do Proderj, “o reconhecimento pela Abep-TIC é fruto do trabalho da equipe da autarquia, que aposta em soluções digitais inovadoras, interoperabilidade e atendimento de qualidade”. 

Alcantra, da Claro, por sua vez, explicou que o “interessante é ver como todo o trabalho com configurações, métricas, gerenciamento e outros assuntos extremamente técnicos se traduzem em inovações que tocam na vida dos cidadãos”.



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