Da esquerda para direita: Camilla Veras Mota, Livia Chanes e Rodrigo Marques. (Foto: Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile)

Claro e Nubank: inovação colaborativa na criação de operadora móvel virtual

3 minutos de leitura

CEOs das empresas explicam o processo de criação envolvendo duas grandes companhias de universos diferentes, mas complementares



Por Redação em 29/04/2025

O NuCel, operadora móvel virtual (MVNO) resultado da parceria entre Claro e Nubank, é um caso prático de inovação colaborativa entre os setores financeiro e de telecomunicações, conforme defenderam os líderes das duas empresas durante o Web Summit Rio 2025. Para Rodrigo Marques, CEO da Claro, esta e outras inovações resultam da cultura de testes de novas soluções do ponto de vista de quem está usando – e não da empresa que está desenvolvendo. 

Livia Chanes, CEO do Nubank Brasil, destacou o estímulo às opiniões divergentes para o avanço de inovações como o NuCel. “Afinal, o que é consenso não pode ser inovador”, comentou. Tomar posições contrárias às do status quo, assim como acreditar na intuição – para que se busque entender o que está por trás do que os clientes estão dizendo – também são formas de habilitar a inovação, segundo ela.

Por essas duas visões, os executivos resumiram conceitualmente os caminhos da criação do NuCel, que opera ainda em uma fase inicial hoje, mas já está disponível a alguns clientes Nubank.

Otimizando e complementando estruturas

Rodrigo Marques, CEO da Claro. (Foto: Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile)

Para a Claro, segundo Marques, a MVNO rentabiliza, entre outras possibilidades, a grande infraestrutura da Claro no país. “Mais do que isso, conseguimos alavancar conhecimento digital com o Nubank, agregando para que a jornada seja cada vez melhor para os consumidores”, disse ele, destacando que esse processo já é feito por meio do Hub de Inovação da Claro, o beOn, mas que a participação de uma grande empresa terceira, como o Nubank, agregou valor.

“Tivemos entrosamento desde o início, com os funcionários de ambos os lados trabalhando como um time na criação conjunta. Isso fez com que um projeto planejado para 18 meses ocorresse em metade do tempo”, disse.

Para Livia, o processo de criação do NuCel funcionou como uma parceria perfeita, no sentido de que os lados entregaram o que têm de melhor. “Somos bem complementares e estamos aprendendo muito nesse conjunto, o que permite tomar decisões mais bem informadas”, resumiu.

No que diz respeito ao produto, Livia lembrou que “as fortalezas que o Nubank acredita” atuam exatamente no que ela classificou como algumas das “principais dores dos consumidores”, caso da complexidade de planos e produtos, da dificuldade de gestão no dia a dia de acompanhamento e do atendimento ao cliente quando surgem problemas. “Isso fala muito com o princípio que o Nubank foi fundado”, comentou.

Livia Chanes, CEO do Nubank Brasil. (Foto: Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile)

Dessa forma, na parceria, os clientes do NuCel são atendidos pelo Nubank, “mas com uma passagem de bastão da Claro”, como definiu Livia.

Já para Marques, ao construir um produto do zero, como foi o NuCel, a grande estrutura das duas empresas não foi um dificultador. Isto é diferente da criação de produtos próprios, nos quais a base de clientes precisa ser preservada. “No processo, tivemos vários insights que enriqueceram a jornada. Percebemos que o volume de ligações de spam, por exemplo, é um grande problema no dia a dia das pessoas e pudemos iniciar o trabalho de  uma solução para minimizar isso ao máximo”, lembrou.

Outra funcionalidade implementada ao NuCel é relativa à segurança dos consumidores. Em casos de roubos de celulares, a vítima precisava bloquear o plano de celular e também o aplicativo do banco. No NuCel, isso ocorre simultaneamente para quem tem conta bancária do Nubank. 

Atualmente, o NuCel  é disponibilizado para um grupo limitado de clientes, em “uma fase alpha”, como classificou Livia. “Contudo, temos mais de 100 milhões de clientes e queremos estender para a nossa base”, revelou. Nesta versão, o NuCel  só é ativado através do e-SIM, e a contratação pode ser feita em minutos, direto pelo aplicativo do Nubank. O pagamento da fatura também é atrelada ao cartão de crédito do banco e todo o gerenciamento da conta ocorre pelo mesmo aplicativo.


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