data centers sustentáveis Imagem gerada por Inteligência Artificial

“Brasil pode ser hub global de data centers sustentáveis”

3 minutos de leitura

A declaração é de Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies para a América Latina



Por Redação em 16/07/2025

Em artigo, Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies para a América Latina, relatou o rápido avanço tecnológico nacional, o qual, segundo ele, pode ser considerado sem precedentes, especialmente em áreas como a Inteligência Artificial (IA). Segundo o executivo, a América Latina, especialmente o Brasil, está se destacando na demanda por armazenamento de dados e na necessidade de operar data centers sustentáveis, com energia limpa.

“O país, com sua abundante oferta de energia renovável e capacidade de gerar eletricidade a baixo custo, pode se destacar globalmente no setor de infraestrutura digital sustentável. Os dados são o combustível da revolução digital e da IA e, como tal, os data centers — que são a espinha dorsal dessa inovação — estão no epicentro dessa transformação”, apontou Gonçalves na publicação.

De acordo com ele, a demanda global por espaço de processamento de dados também requer uma postura em relação à eficiência energética, a fim de diminuir os impactos ambientais. Neste sentido, Gonçalves indica que, ao projetar data centers específicos para cargas de trabalho de IA, há a possibilidade de escalar as operações sem que o consumo de energia aumente descontroladamente. Segundo o executivo, com um ambiente digital dinâmico e altamente conectado, o Brasil está estrategicamente posicionado para se tornar um polo regional — ou até global — de data centers sustentáveis, alimentados por energia limpa.

Um estudo da JLL Research indicou que, em 2024, o Brasil possuía 777 MW de capacidade instalada para data centers. Além disso, 472 MW estavam em construção e outros 468 MW planejados, somando um total de 1,7 GW. O Ministério de Minas e Energia estima que a demanda energética desses centros de dados poderá atingir 2,5 GW até 2037, um crescimento significativo em relação aos atuais 0,7 GW.

Para Gonçalves, trata-se de uma expansão que exigirá investimentos para garantir um fornecimento adequado, alcançando cerca de R$ 54 bilhões em geração de energia renovável. Esses dados revelam a necessidade de recursos para tornar o Brasil um verdadeiro destaque em infraestrutura digital verde, impulsionada pela IA.

“Ou seja, estamos diante de uma janela de oportunidade fundamental para o crescimento econômico, além de ser estratégica do ponto de vista global. A combinação do avanço da tecnologia, especialmente na IA, com a crescente demanda por uma agenda ESG (ambiental, social e de governança) permite que o Brasil e os demais países da América Latina se posicionem como líderes em inovação sustentável. No entanto, essa oportunidade só será concretizada se formos capazes de superar obstáculos regulatórios e fiscais, como a falta de uma regulação clara para o armazenamento de energia e as dificuldades de conexão à rede elétrica”, completou.

Sustentabilidade empresarial com novos data centers

Para Gonçalves, sob a ótica da gestão da sustentabilidade empresarial, a IA vem desempenhando um papel significativo. Segundo ele, as ferramentas básicas de IA podem ajudar empresas de diversas formas, inclusive na gestão de riscos e na geração de relatórios de sustentabilidade cada vez mais precisos.

“Uma das áreas em que a IA se destaca é na conformidade regulatória, especialmente em relação ao cumprimento das crescentes exigências climáticas globais”, declarou o executivo. Segundo ele, a IA já demonstrou sua capacidade de monitorar emissões, interpretar informações da cadeia de suprimentos e produzir relatórios de sustentabilidade coerentes. “Isso permite que as empresas não só cumpram as regulamentações, mas também se destaquem como pioneiras em responsabilidade ambiental”, afirmou.

Gonçalves acredita que aplicar a inteligência artificial à sustentabilidade não apenas impulsiona a eficiência operacional, como também melhora a experiência do cliente. “Estamos diante de uma oportunidade sem precedentes. A IA e as energias renováveis têm o poder de transformar a maneira como operamos, não só na criação de novas tecnologias, mas também na construção de um futuro mais justo e sustentável”.

Para o executivo, o caminho para um futuro mais sustentável está intrinsecamente ligado à forma como impulsionamos a inovação tecnológica. Ele acredita que a convergência entre energia limpa e infraestrutura pode levar o Brasil a um próximo nível, alavancando a liderança em energia renovável, na ação climática e na economia.



Matérias relacionadas

Claro HackTown 2025 Inovação

Claro leva inovações em tecnologia e negócios ao HackTown 2025

Conectividade, segurança, formação profissional e economia criativa marcaram as sessões na Casa Conectada

agentes de IA Inovação

Agentes de IA superam fase de testes e redefinem operação das empresas

Estudo indica foco em produtividade e qualidade, mas revela desafios com preparo da liderança, regulação e capacitação da força de trabalho

NFC Inovação

Tecnologia por aproximação impulsiona crescimento das transações sem contato

Projeções indicam salto na bilhetagem digital e no uso de carteiras digitais independentes, o que reforça o papel do NFC na infraestrutura das cidades inteligentes

Benchmark IA Inovação

Benchmarks de IA ganham acesso público

Com código aberto, a ferramenta da chinesa HongShan Capital Group testa modelos de inteligência artificial em tarefas do mundo real

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais