data centers sustentáveis Imagem gerada por Inteligência Artificial

“Brasil pode ser hub global de data centers sustentáveis”

3 minutos de leitura

A declaração é de Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies para a América Latina



Por Redação em 16/07/2025

Em artigo, Luis Gonçalves, presidente da Dell Technologies para a América Latina, relatou o rápido avanço tecnológico nacional, o qual, segundo ele, pode ser considerado sem precedentes, especialmente em áreas como a Inteligência Artificial (IA). Segundo o executivo, a América Latina, especialmente o Brasil, está se destacando na demanda por armazenamento de dados e na necessidade de operar data centers sustentáveis, com energia limpa.

“O país, com sua abundante oferta de energia renovável e capacidade de gerar eletricidade a baixo custo, pode se destacar globalmente no setor de infraestrutura digital sustentável. Os dados são o combustível da revolução digital e da IA e, como tal, os data centers — que são a espinha dorsal dessa inovação — estão no epicentro dessa transformação”, apontou Gonçalves na publicação.

De acordo com ele, a demanda global por espaço de processamento de dados também requer uma postura em relação à eficiência energética, a fim de diminuir os impactos ambientais. Neste sentido, Gonçalves indica que, ao projetar data centers específicos para cargas de trabalho de IA, há a possibilidade de escalar as operações sem que o consumo de energia aumente descontroladamente. Segundo o executivo, com um ambiente digital dinâmico e altamente conectado, o Brasil está estrategicamente posicionado para se tornar um polo regional — ou até global — de data centers sustentáveis, alimentados por energia limpa.

Um estudo da JLL Research indicou que, em 2024, o Brasil possuía 777 MW de capacidade instalada para data centers. Além disso, 472 MW estavam em construção e outros 468 MW planejados, somando um total de 1,7 GW. O Ministério de Minas e Energia estima que a demanda energética desses centros de dados poderá atingir 2,5 GW até 2037, um crescimento significativo em relação aos atuais 0,7 GW.

Para Gonçalves, trata-se de uma expansão que exigirá investimentos para garantir um fornecimento adequado, alcançando cerca de R$ 54 bilhões em geração de energia renovável. Esses dados revelam a necessidade de recursos para tornar o Brasil um verdadeiro destaque em infraestrutura digital verde, impulsionada pela IA.

“Ou seja, estamos diante de uma janela de oportunidade fundamental para o crescimento econômico, além de ser estratégica do ponto de vista global. A combinação do avanço da tecnologia, especialmente na IA, com a crescente demanda por uma agenda ESG (ambiental, social e de governança) permite que o Brasil e os demais países da América Latina se posicionem como líderes em inovação sustentável. No entanto, essa oportunidade só será concretizada se formos capazes de superar obstáculos regulatórios e fiscais, como a falta de uma regulação clara para o armazenamento de energia e as dificuldades de conexão à rede elétrica”, completou.

Sustentabilidade empresarial com novos data centers

Para Gonçalves, sob a ótica da gestão da sustentabilidade empresarial, a IA vem desempenhando um papel significativo. Segundo ele, as ferramentas básicas de IA podem ajudar empresas de diversas formas, inclusive na gestão de riscos e na geração de relatórios de sustentabilidade cada vez mais precisos.

“Uma das áreas em que a IA se destaca é na conformidade regulatória, especialmente em relação ao cumprimento das crescentes exigências climáticas globais”, declarou o executivo. Segundo ele, a IA já demonstrou sua capacidade de monitorar emissões, interpretar informações da cadeia de suprimentos e produzir relatórios de sustentabilidade coerentes. “Isso permite que as empresas não só cumpram as regulamentações, mas também se destaquem como pioneiras em responsabilidade ambiental”, afirmou.

Gonçalves acredita que aplicar a inteligência artificial à sustentabilidade não apenas impulsiona a eficiência operacional, como também melhora a experiência do cliente. “Estamos diante de uma oportunidade sem precedentes. A IA e as energias renováveis têm o poder de transformar a maneira como operamos, não só na criação de novas tecnologias, mas também na construção de um futuro mais justo e sustentável”.

Para o executivo, o caminho para um futuro mais sustentável está intrinsecamente ligado à forma como impulsionamos a inovação tecnológica. Ele acredita que a convergência entre energia limpa e infraestrutura pode levar o Brasil a um próximo nível, alavancando a liderança em energia renovável, na ação climática e na economia.



Matérias relacionadas

Profissional usando tecnologia de IA na automação de processos, com painéis digitais e um laptop, destacando inovação e eficiência na gestão de tarefas. Inovação

IA na automação de processos precisa “fazer sentido”

Nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha

Mulher jovem usando smartphone na rua com ilustrações de IA e fumaça roxa, simbolizando a adoção de inteligência artificial no Brasil e suas desigualdades Inovação

IA é adotada por 32% e desigualdade preocupa pesquisadores

Diferenças entre dispositivos, tipos de conexão e letramento restringem benefícios da massificação do acesso à Internet, revela levantamento do Cetic.br

Líder em cenário de incerteza trabalhando com foco utilizando laptop em ambiente de escritório moderno com vista urbana ao fundo. Inovação

Pessoas estão no centro das incertezas e das possibilidades de adaptação

Em um cenário marcado por imprevisibilidade e resistências naturais, liderança e colaboração definem resultados diante de transformações rápidas, diz futurista

Homem com óculos de sol IA durante um pôr do sol Inovação

Como a Meta quer transformar óculos em plataforma de IA

O lançamento dos óculos inteligentes desponta como uma das formas de ampliar o alcance da tecnologia além do smartphone

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais