ia vendas Imagem gerada por Inteligência Artificial

Black Friday: IA é o novo motor de vendas do varejo

2 minutos de leitura

Veja como a IA e a automação estão transformando as vendas, otimizando processos e personalizando a experiência do cliente



Por Redação em 13/11/2024

A tecnologia está entrando cada vez mais em cena no setor de varejo, e a black friday será amplamente beneficiada por isso. Uma pesquisa da  McKinsey revelou que 71% dos consumidores esperam ofertas personalizadas das empresas. Nesse sentido, a inteligência artificial (IA) e a automação são destaques, por oferecerem eficiência ao processo de vendas, além de inúmeras possibilidades de personalização. Outro ponto de destaque é o melhor controle logístico, com entregas mais ágeis e sem quebras de estoque.

De acordo com Daniel Reginatto, CEO da Redrive, em entrevista à Rádio Tupi, “a automação permite lidar com um volume massivo de interações, mantendo a qualidade e a personalização que o cliente espera. Durante a black friday, conseguimos escalar essas interações sem perder o foco no cliente”.

A automação é essencial para escalar operações de vendas, especialmente em datas pontuais como black friday, natal, dia das mães, dia dos pais, entre outros. A Grand View Research fez um estudo que apontou que o mercado global de IA no varejo foi avaliado em US$ 11,61 bilhões em 2024. A estimativa é de crescimento anual composto (CAGR) de 23,0% de 2025 a 2030.

IA para as vendas e aprimoramento do atendimento personalizado

ia vendas

Segundo a McKinsey & Company, a IA tem feito a diferença na personalização dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. O uso de assistentes virtuais e de tecnologias de aprendizado de máquina por parte das empresas tem aumentado. Com a eficiência dos processos, as empresas conseguem atender aos consumidores, mantendo um alto nível de personalização, agregando segurança, transparência e privacidade de dados em todo o processo.  

Reginatto aponta que, à medida que as tecnologias de IA e automação evoluem, a tendência é que sua adoção se torne cada vez mais comum. “Especialmente em datas especiais, como a black friday”. 

A McKinsey afirma que as empresas que equilibrarem o uso das ferramentas tecnológicas com interações humanas descobrirão a fórmula para o sucesso, pois estarão mais preparadas no longo prazo.



Matérias relacionadas

Mulher usando óculos observa um dispositivo móvel com uma representação digital de segurança, símbolo de criptografia e proteção na estratégia nacional de cibersegurança.a Estratégia

Nova estratégia nacional de cibersegurança prioriza vítimas

A estimativa é que o cibercrime movimente R$ 1,5 trilhão por ano no Brasil

Imagem de uma cidade moderna ao entardecer com edifícios altos e painéis de dados holográficos em vermelho, representando tecnologia e inovação Estratégia

Cidades inteligentes transformam situações rotineiras com soluções digitais

5G, sensores e inteligência artificial moldam serviços públicos e inovam na gestão urbana

Representação holográfica de cérebro de inteligência artificial em data center no Brasil, simbolizando investimentos em IA no país pelo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Estratégia

Brasil aporta R$ 23 bilhões em plano nacional de inteligência artificial

PBIA 2024-2028 estrutura cinco eixos para impulsionar inovação, soberania tecnológica e uso responsável da IA em setores estratégicos

investimentos em tecnologia Estratégia

Como CIOs e CFOs alinham objetivos e critérios de decisão

Peso da tecnologia nos negócios aproxima perspectivas dos especialistas e une visões técnicas e econômicas em um framework global.

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais