A cidade de Hamburgo, no norte da Alemanha, adotou o uso de inteligência artificial no seu transporte público com o intuito de atingir a neutralidade de carbono. A operadora de balsas Hadag, integrante da Associação de Transporte de Hamburgo (HVV), implementou uma plataforma baseada em IA para otimizar a operação de balsas elétricas. A tecnologia é fornecida pela empresa israelense Optibus, especialista em software para planejamento e operação de transportes públicos.
Essa é a primeira vez que a Optibus aplica sua tecnologia de gestão de veículos elétricos no setor marítimo. A ferramenta será utilizada no planejamento de horários, nas estratégias de recarga e no fornecimento de informações em tempo real para os passageiros das balsas que cruzam o rio Elba.
Hamburgo integra a Carbon Neutral Cities Alliance (CNCA), uma aliança global criada com o objetivo de atingir a neutralidade de carbono no período dos próximos 10 a 20 anos. A cidade estabeleceu duas metas: reduzir as emissões em 55% até 2030 e alcançar ao menos 95% de corte até 2050. A eletrificação do transporte público, incluindo balsas, é uma ação central desse plano. A Hadag transporta cerca de 10 milhões de passageiros por ano, e percorre aproximadamente 330 mil milhas náuticas no período.
Segundo Wolfgang Mularzyk, gerente de projetos de TI da Hadag, a parceria com a Optibus representa um passo decisivo para consolidar Hamburgo como referência em transporte marítimo sustentável. A empresa entregou três balsas elétricas em 2024 e planeja expandir a frota de veículos livres de emissões.
A adoção de balsas elétricas traz desafios operacionais, como o alto custo inicial, limitações de autonomia das baterias, variação nos preços da eletricidade e restrições na infraestrutura de energia – especialmente em portos antigos. Para lidar com esses obstáculos, a plataforma da Optibus permitirá o planejamento inteligente de rotas e recargas, considerando variáveis como autonomia, tempo de carregamento, demanda energética e custos. A solução também inclui ferramentas para melhorar a comunicação dos usuários com painéis digitais e aplicativos móveis.