A automação, que envolve o uso de tecnologia, programas, robótica ou processos para alcançar resultados com o mínimo de intervenção humana, está se tornando cada vez mais comum em vários setores da economia global, incluindo negócios, indústria e aplicações de consumo. Existem diferentes tipos de automação, como a básica, para tarefas simples; a automação de processos, para fluxos de trabalho complexos e a automação inteligente, que combina IA e gestão de processos de negócios; e a automação robótica de processos.
De acordo com a IBM, a automação inteligente otimiza e dimensiona a tomada de decisões em toda a organização, aumentando a produtividade e a experiência do cliente por meio de tecnologias como o processamento de linguagem natural e agentes virtuais. A inteligência artificial (IA) é um grande diferencial aqui.
A utilização da automação pode levar a uma maior produtividade e rentabilidade, melhor prestação de serviços ao cliente, redução de custos operacionais e erros, cumprimento de normas de conformidade e otimização da eficiência. É um componente-chave da transformação digital, ajudando as empresas a crescerem, com vantagem competitiva.
Navegue pelos tópicos abaixo para saber mais sobre a automação inteligente.
- Qual o impacto da automação no mercado?
- Automação inteligente de processos versus o trabalho humano
- Outsourcing e escalabilidade
Qual o impacto da automação no mercado?

A automação está provocando um impacto significativo e multifacetado no mercado de trabalho, com implicações que vão desde a criação de novas oportunidades de emprego até o deslocamento de funções tradicionais. O paradoxo da automação demonstra que, apesar dela aumentar a eficiência, ela não substitui os trabalhadores. Pelo contrário, a automação torna o envolvimento humano mais importante, ainda que menos frequente.
A automação pode acontecer em diversas esferas.
- Automação de TI: é empregada para automatizar tarefas manuais e repetitivas de TI, como provisionamento, gerenciamento de rede, backup e recuperação de dados.
- Automação de nuvem: está se tornando cada vez mais comum e utiliza a tecnologia para executar tarefas com o mínimo de intervenção humana. O objetivo é unificar os processos de gerenciamento de nuvem, incluindo operações, orquestração e governança.
- Automação de negócios: alinha o gerenciamento de processos de negócios (BPM), a automação de processos de negócios (BPA), o gerenciamento de regras de negócios (BRM) e a otimização empresarial com o desenvolvimento de aplicações capazes de responder às mudanças do mercado.
- Automação de processos de negócios: utiliza softwares para automatizar transações comerciais repetitivas que envolvem múltiplas etapas.
- Automação robótica de processos: tarefas repetitivas que antes eram realizadas por pessoas agora são executadas por robôs digitais, por meio da automação robótica de processos.
- Automação industrial: diminui o trabalho humano nos processos de fabricação, concentrando as responsabilidades dos trabalhadores na supervisão de painéis de controle e outras interfaces homem-máquina (IHM).
- Inteligência artificial: softwares baseados em regras executam tarefas, porém, ainda com intervenção humana.
- Machine learning: os algoritmos adaptativos usam modelos preditivos para a realização de tarefas sem grandes instruções, modificando-se a cada tarefa concluída.
- Deep learning: é a combinação de algoritmos adaptativos, software de automação e programas que realizam tarefas repetitivas e fixas, como a extração de detalhes de imagens brutas.
Automação inteligente de processos versus o trabalho humano
A automação, ao contrário do que muitos pensam, não elimina postos de empregos, mas permite que a equipe de TI se concentre em tarefas mais estratégicas. Ela é capaz de simplificar processos, reduzindo o trabalho manual e aumentando tanto a eficiência quanto a produtividade de uma equipe.
Por isso, as empresas estão recorrendo cada vez mais à automação inteligente de processos. Ela, a automação, se consolidou como uma ferramenta capaz de impulsionar a competitividade e rentabilidade dos negócios. Um estudo do Gartner com líderes empresariais globais revelou que 80% dos entrevistados apontam a automação como uma das prioridades e táticas de negócios para implementar nos próximos anos.
Na definição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), automação consiste na aplicação de sistemas de controle e tecnologias da informação, com o objetivo de diminuir a necessidade de trabalho humano na produção de bens e serviços.
Em linhas práticas, a automação pode trazer maior produtividade para as empresas, otimizando a produtividade com a execução de tarefas rotineiras e repetitivas em maior volume, com mais rapidez e menos supervisão. Desta forma, as equipes ficam liberadas e podem se concentrar em projetos estratégicos que realmente agregam valor ao negócio.
Outsourcing e escalabilidade
A terceirização de tecnologia é um assunto que está em alta. Ela pode colocar companhias na vanguarda tecnológica e com baixo investimento.
O Outsourcing de TI, ou a terceirização de TI, envolve a transferência de responsabilidades e tarefas de tecnologia da informação para fornecedores externos especializados. Essas responsabilidades podem incluir a manutenção da infraestrutura de TI, bem como a gestão de sistemas e a segurança da informação.
De acordo com o Gartner, o Outsourcing de TI envolve também a contratação de provedores terceirizados que fazem o gerenciamento de processos e serviços tecnológicos, podendo incluir suporte técnico, gerenciamento de aplicações, segurança da informação e serviços de nuvem, abordagem que contribui de forma ágil e inovadora para o desenvolvimento da empresa.
Entre as vantagens do Outsourcing de TI, estão:
- acesso à tecnologia de ponta;
- redução de custos;
- foco no core business;
- melhoria na segurança da informação;
- flexibilidade e escalabilidade.
Empresas de grande porte lideram as ofertas de outsourcing de TI. Isso porque, em maioria, conseguem estruturar uma ampla gama de serviços. A Claro empresas, por exemplo, oferece soluções que vão desde a gestão de infraestrutura e suporte técnico até os serviços especializados, passando pelo gerenciamento de cloud e segurança digital.
O Gartner ainda aponta que para uma estratégia eficaz de outsourcing de TI, uma empresa deve considerar fatores primordiais como o alinhamento estratégico com os objetivos do negócio, adoção de tecnologias emergentes e a avaliação contínua do desempenho de todos os serviços contratados.
O governo brasileiro está entre as instituições que fazem uso da automação em processos. A justificativa é impulsionar a oferta de serviços públicos digitais para a sociedade brasileira como um todo. Como resultado, mais eficiência no serviço público com a redução de prazos (e filas) para a realização dos atendimentos aos cidadãos.