bcg

Adoção de tecnologia pode aumentar receita em até 25%, aponta BCG

2 minutos de leitura

Estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização



Por Redação em 15/07/2022

A adoção de soluções digitais pode gerar entre 9% e 25% de crescimento de receita, além de levar a redução de custos de 8% a 28%, segundo um novo estudo do Boston Consulting Group (BCG). Para chegar nesses números, é preciso escalar as soluções para toda a empresa, pois só a implementação de tecnologia não é o suficiente.

O estudo recomenda que as empresas identifiquem as soluções que possam gerar mais valor para toda a organização. Por isso, é interessante que se faça análise de casos de sucessos do mercado.

O processo também pode gerar benefícios qualitativos, como maior capacidade para integrar novos ecossistemas, maior resiliência de negócios e até um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado. O resultado é trazer uma melhor experiência para os clientes, baseado na premissa de que empresas que escalam soluções têm um maior desenvolvimento em suas diversas áreas.

O que as líderes digitais fazem, segundo BCG

Foram 2 mil empresas que participaram do estudo global do BCG, sendo que 30% delas foram categorizadas como líderes digitais. Segundo a pesquisa, essas companhias conseguiram passar da etapa de projetos piloto e colocá-los em operação, incorporando totalmente as soluções digitais em suas organizações, mercados e regiões.

O BCG aponta que uma “líder digital” consegue incorporar mudanças culturais e operacionais que proporcionam novas capacidades e descobrem outras formas de trabalhar. Empresas assim categorizadas também renovam o relacionamento com os clientes. Tudo isso é considerado essencial para criar vantagem competitiva e trazer mais valor ao negócio.

O estudo aponta três fatores-chave para o sucesso na expansão de projetos de transformação digital. Veja:

  1. Alinhamento entre C-levels

Os membros da alta gestão precisam estar alinhados a uma estratégia digital orientada para os negócios, para estimular a ação e impulsionar a habilitação de cima para baixo.

  1. Capacidades de construção

As empresas precisam de recursos críticos para expandir soluções digitais. Ser um líder digital significa desenvolver recursos para gerar insights de dados, alavancar a nuvem e construir uma força de trabalho qualificada e capacitada.

  1. Execução Always-On 

As empresas precisam estar atentas para continuar o processo de transformação digital, de olho em avanços tecnológicos para melhorar continuamente.



Matérias relacionadas

Daniely Gomiero, diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro Estratégia

Claro assina simultaneamente sete Movimentos do Pacto Global da ONU

Em entrevista ao Próximo Nível, Daniely Gomiero explica como a estratégia conecta conhecimento e potencial de escalabilidade a movimentos globais da agenda ESG

Profissional de tecnologia colaborando em cibersegurança, segurando tablet com símbolo de cadeado, conceito de cooperação para proteção digital. Estratégia

Cooperação para cibersegurança: do cabo submarino ao modem doméstico

Reguladores buscam articulação de governo, indústria, operadoras, setor privado e sociedade para garantir um ambiente digital mais seguro

Especialista em cibersegurança analisando gráficos digitais de segurança e inteligência artificial em tela de computador moderna. Estratégia

Cibersegurança enfrenta novas ameaças e ainda tem que trabalhar nos fundamentos

Multicloud e agentes de IA ampliam a superfície de ataques, enquanto especialistas reforçam que executar bem o básico e alinhar prioridades faz diferença

Profissionais de saúde analisando dados de tecnologia de Saúde 5.0 que promove a equidade na medicina, com uso de inteligência artificial e inovação no setor Estratégia

Saúde 5.0 promove equidade na medicina

Uso de IA e tecnologias vestíveis amplia o acesso à saúde e fortalece a prevenção

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais