Está chegando mais uma edição do Web Summit ao Brasil. Ele, que é considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, reúne alguns dos principais nomes da tecnologia e dos negócios globais. O evento já aconteceu em cidades como Lisboa, Doha, Vancouver, Hong Kong e Rio de Janeiro. Em 2024, o Web Summit Rio reuniu mais de 34.000 pessoas, mais de 500 palestrantes e mais de 1.000 startups no Riocentro, e a edição de 2025 promete surpreender em números de palestrantes e público visitante.
O Web Summit Rio já está na lista de top eventos internacionais de tecnologia e inovação. Alguns o citam como uma oportunidade de saber o que o mundo está pensando sobre os assuntos relacionados aos temas de tecnologia e negócios. O evento, que acontece de 27 a 30 de abril, trará grandes nomes do cenário global, entre eles: Marcelo Claure, Justina Nixon-Saintil e Marcio Aguiar.
Web Summit Rio 2025 e seu ecossistema
Um evento que promete ser palco para as mais recentes tendências tecnológicas que estão moldando o futuro. Inteligência Artificial (IA) certamente estará em destaque, com discussões sobre seus avanços, aplicações em diversos setores e implicações éticas. A Web3, com suas promessas de descentralização e novas economias digitais através de blockchain e NFTs, também deve gerar grande interesse. Além disso, inovações em áreas como fintechs, cidades inteligentes, energias renováveis e biotecnologia provavelmente marcarão presença, refletindo o dinamismo do cenário tecnológico global e brasileiro.

O evento tem um impacto significativo no ecossistema de startups brasileiro, oferecendo uma plataforma única para visibilidade, networking e oportunidades de investimento. A presença de mais de mil startups, como ocorreu na edição de 2024, demonstra o potencial inovador do Brasil. O Web Summit Rio 2025 facilita conexões com investidores nacionais e internacionais, aceleradoras e grandes empresas, impulsionando o crescimento e a internacionalização desses negócios. Iniciativas como a parceria entre a ALAS (Aliança Latino-Americana de Startups) e o Web Summit Rio para levar startups da região ao evento reforçam esse papel de catalisador.
A participação de investidores internacionais é um componente essencial do Web Summit Rio. O evento atrai fundos de venture capital, investidores-anjo e representantes de grandes corporações em busca de novas oportunidades e tecnologias disruptivas. A presença de nomes como Angela Strange (Andreessen Horowitz) e representantes de Kaszek Ventures em edições anteriores ilustra o interesse global no potencial do mercado latino-americano e, especificamente, do Brasil. Essa interação facilita o acesso a capital para as startups brasileiras e promove o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas no cenário de investimentos global.
Destaques da programação
O Web Summit Rio 2025 está prestes a acontecer e a programação está repleta de palestrantes de renome mundial, que irão compartilhar seus insights e experiências em diversas áreas da tecnologia e inovação. O evento, em sua terceira edição no Brasil, promete ser um marco para o mercado nacional de startups e tecnologia.
Dentre os destaques da edição, nomes como:
- Justina Nixon-Saintil: vice-presidente de Tecnologia da IBM Cloud e AI;
- Rodrigo Marques, responsável por comandar as Unidades de Consumo e de Pequenas e Médias Empresas da Claro empresas;
- Shelley Pursell, diretora sênior de Marketing, LATAM e Ibéria da HubSpot;
- Marcelo Claure, fundador e CEO da SoftBank Latin America;
- Marcio Aguiar, vice-presidente de Engenharia da Nvidia;
- Maren Lau, vice-presidente de Parcerias Estratégicas da Meta;
- Felipe Neto, criador de conteúdo e empresário digital;
- Angela Strange, sócia da Andreessen Horowitz;
- Danilo Luiz, jogador de futebol da Seleção Brasileira e do Flamengo;
- Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco;
- Diego Barreto, CEO do iFood;
- João Del Valle, cofundador e CEO do EBANX;
- Priscila Laham, presidente da Microsoft.
Pontos altos do evento
Por ser um evento de grande porte, programar-se é uma dica de ouro. A programação oficial do evento traz palestras que prometem abordar temas relevantes e atuais, como:
- o futuro da inteligência artificial;
- as tendências do mercado de startups;
- a importância da inovação para as empresas;
- o impacto das redes sociais na sociedade;
- as oportunidades de investimento no setor de tecnologia;
- ética e IA, entre outros.
Uma das palestras traz o tema “Transformação da IA: velocidade, inferência e a revolução do desenvolvedor”, e como palestrante, Chris Stephens (diretor de tecnologia da Groq). O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fará uma masterclass abordando o tema “IA e a economia digital: equilibrando a inovação”. Outro destaque do evento fica por conta dos bancos e fintechs. Representantes do banco Neon e da StartedPR vão apresentar o tema “Além da disrupção: o próximo passo dos neobancos”. A corrida global por minerais também será um dos pontos discutidos no evento. Quem apresenta o tema é Rika Nakazawa, da inovação da NTT e Rina Chandran, editora do Rest of World.
O mundo dos investimentos, dos negócios e a liderança feminina também têm espaço reservado no Web Summit Rio 2025. Segundo a organização do evento, faz parte da missão do evento reforçar o “equilíbrio de gênero, assim como empoderar mulheres em todo o mundo”. A área Women in Tech é restrita e exige ingresso exclusivo. Quem participar, terá a oportunidade de fazer networking com o grupo, além de assistir a palestras exclusivas para a comunidade de mulheres na tecnologia. Vale ressaltar que, em 2024, 47% dos participantes do Web Summit Rio eram mulheres. Luiza Trajano, da Magazine Luiza, Bianca Andrade, influenciadora e youtuber, e Mariana Ramos Dias, cofundadora e CEO da Gupy, estão entre as convidadas do evento.
Neste ano, o evento estende sua programação a um “after”. São encontros noturnos em diversos lugares do Rio, que têm como objetivo dar continuidade à discussão dos assuntos do Web Summit, mas de forma mais leve e descontraída, apresentando o lado boêmio da cidade do Rio de Janeiro.
Startups
Outro parada obrigatória do evento é a área destinada às startups. Ao todo, serão mais de 1.000 startups participantes do Web Summit Rio 2025. E são vários ambientes. A startup Performa Energy, que é uma operadora de energia focada no pequeno empreendedor, foi uma das selecionadas para o programa de startups ALPHA do Web Summit Rio 2025. Para Pedro Melo, CEO da Performa Energy, esta é uma oportunidade para demonstrar a solução para gestão de usinas solares, além da conexão com pequenos empreendedores. “Estamos entusiasmados para mostrar o que temos desenvolvido e abrir novas frentes de parceria”.
A Embraer está promovendo o Marathon Startup, um espaço destinado para a promoção de inovação, com ênfase em inteligência artificial, machine learning e outras tecnologias aplicadas à aviação. “Estamos em constante busca por novas tecnologias e interação com as melhores startups do mercado. Convidamos os empreendedores a se juntarem a nós, para identificar as melhores oportunidades de cooperação e cocriação do futuro”, declarou Leonardo Garnica, líder de inovação corporativa da Embraer, para a AeroMagazine do Uol.
O grupo ALAS foi criado para dar visibilidade internacional às startups da América Latina, por isso deve participar desta edição do evento com associadas vindas de países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, além das representantes brasileiras.
Segundo a ApexBrasil, o Sebrae também participará do evento com startups de todo o país. O objetivo da instituição é proporcionar a conexão entre startups e investidores, além da participação no Pavilhão Brasil.
Programe-se e participe
O Web Summit Rio 2025 acontece de 27 a 30 de abril, no Riocentro, na cidade do Rio de Janeiro. O evento é fechado e a aquisição dos ingressos pode ser feita pelo site oficial.