tv aberta via satelite Imagem gerada por Inteligência Artificial

TV aberta via satélite com programação local

2 minutos de leitura

Junto a um serviço mais rico aos telespectadores, oportunidades de receita e otimização dos custos operacionais alavancam SAT HD Regional



Por Redação em 23/08/2024

Com mais de 10,3 milhões de famílias com TVs conectadas via satélite, a migração para a banda KU para a plataforma SAT HD Regional abre oportunidade de incluir esse público nos mercados publicitários locais e nacional. Pela agilidade de implementação e outras otimizações com impacto no negócio das emissoras e retransmissoras, as demonstrações do SAT HD Regional foram um dos focos de interesse de profissionais do setor, que visitaram o estande da Embratel (agora Claro empresas) durante a SET Expo 2024.

Diferente do acesso tradicional por parabólica, o SAT HD Regional já foi concebido como uma modalidade de serviço voltada ao consumidor, para ter uma experiência semelhante ao do espectador de retransmissora terrestre local. “Além do acesso à programação da sua região, o consumidor acaba ganhando com uma maior oferta de canais”, mencionou Carlos Otoboni, gerente de engenharia da Century.

Durante as apresentações no stand, foi demonstrada a solução de acesso a 146 canais, com visualização de 78 canais regionais abertos e gratuitos para os usuários finais, bastando que realizem a aquisição de um kit, através de centenas de canais de vendas espalhados pelo país, por  cerca de R$ 500,00 – já com instalação.

Oportunidades para produção e publicidade

Mais do que uma mudança técnica, o SAT HD Regional tem grandes efeitos inclusivos, tanto no que se refere à integração nacional com o direito à informação pública, com acesso a conteúdo nacional e, principalmente, regional,  possibilitando a geração de empregos e receitas que compõem os setores envolvidos.
“Para as grandes empresas de mídias, além da distribuição de conteúdo nacional, a regionalização é uma excelente forma de monetizar e valorizar as suas afiliadas, complementando as regiões com cobertura terrestre e chegando também a regiões de menor ou nenhuma cobertura terrestre, proporcionado a multiplicação do público e consumidores, criando oportunidades, consolidando e atraindo novos negócios com anunciantes”, lembra André Malvão, gerente de negócios de satélite da Embratel.

“As áreas comerciais das emissoras hoje são grandes alavancadores das inovações. Demandam da engenharia cada vez mais opções de distribuição para comercializar”, observa Maurício Fernandes, gerente executivo de vendas da diretoria de mídia da Embratel.

tv aberta

À medida que a publicidade local ganha escala e peso nos resultados, essa audiência também passa a fomentar investimentos em jornalismo ou produções audiovisuais mais próximas ao consumidor conectado pelo espaço.

Alta eficiência em todo ciclo de distribuição da TV aberta via satélite

Os canais com as programações regionais sobem ao satélite a partir do Teleporto e Centro de Operações de Guaratiba (RJ). A Embratel proporciona às emissoras entregarem os sinais ao teleporto, que então realiza a retransmissão com a plataforma do SAT HD Regional.
Guilherme Saraiva, diretor comercial da Embratel e palestrante em vários painéis sobre atualização tecnológica neste congresso da SET, explica que as emissoras e afiliadas são interconectadas por diversos acessos, seja com o uso de satélites ou IP (por meio do protocolo SRT – Secure Reliable Transport), com alternativas de alta disponibilidade e qualidade em links acessíveis, ou funcionalidades em nuvem.



Matérias relacionadas

Da esquerda para a direita: Paula Maia, Maria Teresa Lima, Mauro Periquito, Ellen Gonçalves e Evair Gallardo. Painel Mobilidade Urbana: Infraestrutura, legislação e segurança no Futurecom 2025 Conectividade

Infraestrutura digital deixa de ser gargalo para smart cities

Conectividade abre espaço para cidades inteligentes e uso intensivo de dados no Brasil, que já tem 5G em 1500 cidades

Painel de discussão no evento Futurecom 2025 sobre redes privativas, conectividade B2B e tecnologias de redes para o futuro do setor de telecomunicações. Conectividade

Redes privativas 5G vão de mídias às indústrias e siderurgias

Combinadas com computação de borda, inteligência artificial e rede pública, tecnologia tem ampliado experiências da produção de chocolates à transmissão de futebol

Painel de discussão sobre a expansão da fibra óptica no Brasil no Futurecom 2025, com vários especialistas e painel de monitoramento exibido ao fundo. Conectividade

Fibra óptica tornou a conectividade uma commodity, dizem especialistas

Para crescer no acesso, operadoras devem investir em novos serviços além de telecom, atuando como hub digital

Conectividade IoT e IA em cidades inteligentes promovendo segurança, vigilância e inovação tecnológica com proteção à privacidade. Conectividade

Conectividade e proteção à privacidade habilitam Cidades Inteligentes com IoT e IA

Dispositivos de sensoriamento e automação impactam governança e qualidade de vida urbana, com infraestrutura de alto desempenho e segurança

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais