teste para ia Imagem gerada por Inteligêncial Artificial

Testes para IA complexa são alvo de atenção  

2 minutos de leitura

Avanços como o World ID são soluções do mercado para ajudar a diferenciar humanos e robôs



Por Redação em 19/12/2024

A ideia de que as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) sejam como papagaios, repetindo truques e não raciocinando de fato, foi questionada pela jornalista Ivone Santana, do Valor, em coluna sobre o assunto. O questionamento foi feito com testes usando o Gemini, assistente de IA do Google, e a resposta mostrou que a analogia não é simples como parece.

A própria ferramenta indicou que as IAs não têm sentimentos e foram criadas pelo homem como as calculadoras, repetindo raciocínios estabelecidos, mas sem a capacidade de racionar como o ser humano, ou seja, de forma criativa e autônoma. Por outro lado, a mesma reportagem lança um alerta do Financial Times, indicando que a complexidade e sofisticação de várias IAs estariam trazendo problemas para os sistemas de testes atuais, usados para avaliar a capacidade das tecnologias.

IA diferencia ações humanas

Nesse mesmo tema, a OpenAI, criadora do ChatGPT, apresentou no Brasil um sistema que faz uma espécie de prova de humanidade. A ideia é identificar a diferenciação de materiais, mostrando se foram produzidos por humanos ou robôs.

De acordo com o site Startups, o objetivo da iniciativa da OpenAI é ajudar as pessoas a navegar na era da inteligência artificial com mais segurança. O recurso é particularmente interessante em tempos de crescimento de fraudes de identidade e ameaças como deepfakes e scambots. Batizado de World ID, a tecnologia usa centros de captação de informações biométricas, focando em imagens de alta resolução de rostos, com destaque para a íris.

Além de provar que são humanos, os novos profissionais também vão usar testes com a IA para avançar nas carreiras. A capacitação em relação à IA já é apontada por estudos internacionais como o International Barometer, como um desafio. Para os pesquisadores, a IA exige constante atualização e adaptação e vai estar presente cada vez mais no dia a dia, de acordo com o documento citado pelo Valor.



Matérias relacionadas

Mulher usando óculos observa um dispositivo móvel com uma representação digital de segurança, símbolo de criptografia e proteção na estratégia nacional de cibersegurança.a Estratégia

Nova estratégia nacional de cibersegurança prioriza vítimas

A estimativa é que o cibercrime movimente R$ 1,5 trilhão por ano no Brasil

Imagem de uma cidade moderna ao entardecer com edifícios altos e painéis de dados holográficos em vermelho, representando tecnologia e inovação Estratégia

Cidades inteligentes transformam situações rotineiras com soluções digitais

5G, sensores e inteligência artificial moldam serviços públicos e inovam na gestão urbana

Representação holográfica de cérebro de inteligência artificial em data center no Brasil, simbolizando investimentos em IA no país pelo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Estratégia

Brasil aporta R$ 23 bilhões em plano nacional de inteligência artificial

PBIA 2024-2028 estrutura cinco eixos para impulsionar inovação, soberania tecnológica e uso responsável da IA em setores estratégicos

investimentos em tecnologia Estratégia

Como CIOs e CFOs alinham objetivos e critérios de decisão

Peso da tecnologia nos negócios aproxima perspectivas dos especialistas e une visões técnicas e econômicas em um framework global.

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais