Open Finance e IA aceleram personalização de serviços financeiros

Com inteligência artificial e dados compartilhados de forma segura, instituições criam soluções sob medida



Por Redação em 30/07/2025

O Open Finance, integrado à inteligência artificial, tem redefinido a forma como as instituições financeiras atendem e oferecem produtos aos clientes. Essa combinação permite uma análise mais precisa de dados financeiros, o que possibilita soluções personalizadas para pessoas físicas e jurídicas.

No quarto episódio da série Visões sobre IA Corporativa, do podcast Próximo Nível, Ana Carla Abrão, diretora-presidente do Open Finance Brasil, e Raquel Possamai, diretora da Claro Empresas para o mercado financeiro, conversam sobre os desafios e oportunidades desse ecossistema que tem impactado o setor.

O Open Finance é uma infraestrutura que conecta diferentes instituições financeiras e viabiliza o compartilhamento seguro de dados e transações. A inteligência artificial permite transformar grandes volumes de informações em insights que ajudam na criação de produtos sob medida e na oferta de serviços mais eficientes.

A segurança é pilar fundamental desse sistema. Projetada desde a criação do Open Finance, a infraestrutura regulada pelo Banco Central assegura a proteção dos dados compartilhados e garante que as transações ocorram de forma confiável. Entenda melhor como o Open Finance e a inteligência artificial moldam o futuro do mercado financeiro no episódio completo do podcast Próximo Nível no YouTube.

Ouça em outras plataformas

Ouça outros episódios

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais