IA no atendimento bancário: quando a máquina entende o cliente

No BRB, a tecnologia tem sido utilizada como ferramenta para fidelizar o usuário



Por Redação em 29/07/2025

Escala, precisão e personalização. Com o uso de inteligência artificial, as centrais de atendimento passaram a identificar sentimentos, prever necessidades e responder com agilidade para fortalecer o vínculo com os clientes. No Banco BRB, por exemplo, a tecnologia permite entender melhor as demandas dos usuários, antecipar soluções e personalizar ofertas de acordo com cada perfil. A ideia é criar uma experiência em que o cliente se sinta compreendido nos atendimentos automatizados. 

No terceiro episódio da série Visões sobre IA Corporativa, do podcast Próximo Nível, a presidente da BRB Serviços, Juliana Navarro, e a diretora executiva da Claro Empresas para Governo, Maria Teresa Lima, discutem como a inteligência artificial tem redefinido o relacionamento entre bancos e clientes com foco em eficiência e atendimento individualizado.

O episódio destaca que a adoção da IA exige uma mudança cultural, curadoria de dados e integração entre diferentes sistemas da empresa. Lima explica que o valor da ferramenta está em transformar grandes volumes de informação em orientações que tornem o atendimento eficaz, com respeito à privacidade e adequação à cada cliente. Em um contexto em que a IA generativa levou essa personalização a um novo patamar, Navarro reforçou que a inteligência artificial não é mais uma escolha, e sim uma necessidade.A conversa aborda ainda que o segredo está na combinação da IA com o toque humano, já que a estratégia e a empatia ainda vêm das pessoas. Como um robô pode prever o que um cliente quer antes mesmo que ele peça? Ouça o episódio completo do podcast Próximo Nível no YouTube.

Ouça em outras plataformas

Ouça outros episódios

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais