Multicloud empresas apostam em solução para alavancar negócios

Multicloud: empresas apostam em solução para alavancar negócios

2 minutos de leitura

Empresas têm traçado estratégias envolvendo multicloud para impulsionar negócios, priorizando os investimentos na nuvem pública.



Por Redação em 25/09/2019

Empresas têm traçado estratégias envolvendo multicloud para impulsionar negócios, priorizando os investimentos na nuvem pública.

Multicloud é usar vários ambientes de nuvem, inclusive de diversos provedores. A empresa pode ainda contratar no modelo Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) ou Software como Serviço (SaaS).

A principal vantagem desse investimento é poder escolher as melhores aplicações dos provedores de nuvem. Assim fica mais fácil alinhar a solução com as necessidades das empresas. Outro benefício é a economia de custos com o preço competitivo praticado pelos fornecedores.

Se você quiser saber mais dos benefícios da multicloud, confira este post no Mundo + Tech sobre a solução e 6 motivos para sua empresa pensar se é hora de adotar a solução.


Multicloud para alavancar os negócios

Empresas já são adeptas da nuvem para impulsionar a transformação digital. Mas agora, elas começam a olhar ainda mais para a multicloud como estratégia para alavancar os negócios.

Um estudo da RightScale, desenvolvedora de software como serviço (SaaS), com 786 empresas que investem em cloud computing, afirma que 84% delas utilizam mais de quatro fornecedores em nuvem, tanto pública quanto privada.

FIQUE POR DENTRO: Saiba como evitar erros de configuração em plataformas cloud

A maioria das empresas roda os workloads (capacidade dos sistemas de computador de manipular e processar o trabalho) na nuvem e foca na expansão da nuvem pública. O relatório aponta, por exemplo, que 31% das empresas priorizam a cloud pública, investindo três vezes mais nela do que no seu “par” privado.

Outros dados da pesquisa mostram ainda que:

  • 94% dos entrevistados adotaram soluções em nuvem;
  • Do total, 91% utilizam nuvem pública e 72% possuem uma nuvem privada;
  • 69% utilizam, ao menos, uma cloud pública e uma cloud privada nos negócios;

Um destaque é o nível de maturidade das empresas em relação ao uso da computação em nuvem. A RightScale dividiu os entrevistados em quatro categorias:

  • Observadores: são as empresas que estão desenvolvendo alguma estratégia de cloud, mas que ainda não desenvolveram aplicações para a nuvem. Esse perfil espera avaliar as opções de cloud para determinar quais aplicações serão implementadas nesse ambiente.
  • Iniciantes: são empresas que trabalham em prova de conceito ou projetos iniciais. Esse perfil espera ganhar experiência para determinar como a nuvem será usada em projetos futuros.
  • Intermediários: são empresas que já contam com vários projetos ou aplicações desenvolvidas na nuvem. Esse perfil foca em improvisar e expandir o uso de recursos num ambiente cloud.
  • Avançados: são empresas que já fazem um bom uso da nuvem e buscam otimizar as operações e reduzir os custos.

Das 786 empresas entrevistadas, 32% estão na categoria Avançados, 31% na Intermediários, 16% em Iniciantes, 13% em Observadores e 8% não têm planos de investir em alguma solução de nuvem pública ou privada.

É hora de migrar para a multicloud?

Migrar para a multicloud pode resolver os problemas de interoperabilidade que as empresas enfrentam em soluções baseadas em softwares open source. Além disso, as companhias crescem com investimentos na transformação digital, mas podem ver barreiras nos projetos quando a solução de nuvem atualmente usada não atende as expectativas.

A multicloud pode impulsionar os seus negócios, mas qual o estágio de maturidade da sua empresa para esse tipo de investimento?


Principais destaques desta matéria:

  • Empresas adotam cada vez mais multicloud para impulsionar negócios;
  • Pesquisa mostra que muitas utilizam 4 ou mais provedores de nuvem;
  • Cloud pública recebe três vezes mais investimentos que cloud privada.


Matérias relacionadas

Da esquerda para a direita: Silvio Meira, Rony Vainzof, Mario Rachid e Ronaldo Lemos Estratégia

Série de conversas veiculadas pelo Valor aborda os pilares da IA para o “próximo novo”

Episódio inaugura série contando que o “próximo novo” não depende apenas de tecnologia, mas sim de como empresas estruturam processos, tomam decisões e lidam com risco na era da inteligência artificial

Da esquerda para a direita: Dener Souza, Denis Nesi, Fernanda Beato, Flávia Pollo Nassif, Marcelo Queiroz Estratégia

Fraudes “inovadoras” desafiam companhias a ampliar proteção sem travar produtividade

Responsáveis por segurança corporativa revelam como enfrentam nova geração de golpes, equilibrando prevenção, experiência do cliente e eficiência operacional

Banner do evento MobiMeeting Finance 2025 realizado no São Paulo Expo, destacando tecnologia de digitais, QR code, senha e reconhecimento biométrico para acesso. Estratégia

Brasil consolida liderança em inovação financeira com ecossistema colaborativo

Articulação entre bancos, fintechs, big techs e operadoras, junto a consumidores e negócios ávidos por inovações, cria ambiente que alia conveniência, competição, interoperabilidade e governança

Pessoa interagindo com interfaces digitais futurísticas que representam experiências de compra integradas e intuitivas no conceito de comércio agêntico. Estratégia

Atentas ao “comércio agêntico”, Google e PayPal firmam parceria

Integração entre infraestrutura global de pagamentos e expertise em IA das empresas tem como objetivo criar um novo padrão de experiências personalizadas no comércio digital

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais