Além de demandas de conectividade e mobilidade feitas para o uso profissional, as pequenas e médias empresas, que representam mais de 90% dos CNPJs no país, hoje também dependem de canais digitais, inteligência de dados, nuvem, segurança e recursos de TI empresarial, na medida do porte da operação e, evidentemente, dos orçamentos.
Para levar de forma objetiva e personalizada o amplo portfólio da Claro empresas a esse segmento, a companhia começa a promover live commerces para venda de soluções adequadas para cada segmento de PMEs.
A segunda edição da série foi gravada durante o Web Summit Rio 2025, reunindo o público do evento e mais de 834 participantes online. Monique Lima, fundadora e CEO da Mimo Lives Sales, esclarece que as lives commerce da Claro empresas foram definidas com um formato simples, ágil e altamente interativo.
“Em vez de esperar que os empreendedores naveguem por nosso portfólio e nos procurem, criamos um espaço para entendermos as prioridades, as perspectivas de crescimento e as ofertas mais adequadas à estratégia de cada cliente”, esclarece Roberta Godoi, CEO da unidade de PMEs da Claro empresas.

A live commerce funciona como uma combinação de streaming em tempo real com e-commerce. Na mesma tela, o espectador/comprador conversa com especialistas em tecnologias e negócios, ao mesmo tempo em que veem um catálogo com os itens relacionados aos temas do encontro. Segundo a diretora da Mimo, a Claro empresas optou por formatos mais enxutos e diretos, sem grandes produções e formalidades, para que as conversas sejam mais espontâneas e produtivas. Ela menciona que, conforme estimativas gerais, a lives commerce têm taxas até 30 vezes maiores de conversão do que o e-commerce tradicional.
Da Embratel à Claro empresas, o que importa é o cliente
A transmissão do tri na Copa de 1970, o pioneirismo na Internet nos anos 90 e mais recentemente o advento do PIX, a associação da Embratel com liderança tecnológica é fortemente disseminada, embora nem todos os empresários saibam que hoje têm acesso a recursos com os mesmos níveis de profissionalismo e qualidade. “A consolidação (da Embratel na Claro empresas) não é só das marcas. As PMEs, que já confiam em nossas soluções de banda larga e mobilidade, têm como agregar soluções digitais consagradas no mercado corporativo”, esclarece Roberta Godoi.
A executiva da Claro empresas, que junto a Monique Lima foi palestrante no Web Summit, menciona que no evento as ofertas para PMEs, mais escalonadas e com custos competitivos no segmento, também atraíram o interesse das startups presentes. “Conversamos sobre o momento e as perspectivas de evolução dessas empresas. Temos uma tarefa comum, de propor soluções e projetos que agreguem valor com as tecnologias”, reconhece.

O conceito de one stop shop simplifica as decisões e ainda traz tranquilidade e eficiência na integração das diversas soluções de conectividade, nuvem, segurança e outros itens.
Além dessa abordagem integrada que por si só reduzir o custo total, os clientes da Claro empresas também têm preços mais competitivos em cada item da oferta, tanto pela escala quanto pela proximidade com fornecedores e outros parceiros.