ia tarefas estrategicas

IA libera profissionais de tarefas repetitivas para decisões estratégicas

2 minutos de leitura

Em vários segmentos, a IA contribui com tarefas rotineiras, permitindo que profissionais se concentrem em atividades estratégicas e inovadoras



Por Redação em 15/10/2024

A inteligência artificial (IA) vem transformando diversos setores, com  soluções que aliviam os humanos de tarefas repetitivas, liberando-os para atividades mais estratégicas e criativas. No setor da construção civil, a digitalização já vinha acontecendo, mas, agora, com a ascensão da IA, a mudança está se intensificando. Empresas que atuam nesse mercado têm adotado cada vez mais a automação e o uso de IA para lidar com grandes volumes de dados e otimizar operações.

“A inteligência artificial tem o potencial de aumentar nossa produtividade, ajudando a interpretar grandes volumes de dados e automatizar tarefas”, disse Fábio Garcez, diretor-executivo do CVCRM, uma plataforma incorporadora Softplan – empresa que organizou o sistema Sienge, reunindo uma série de negócios próprios buscando abarcar todas as etapas da construção imobiliária. 

Na avaliação do executivo, a IA “não transforma humanos em robôs; ao contrário, ela permite que deixemos de executar tarefas que não aproveitam nosso potencial”. Em entrevista ao site InfraRoi, ele destacou que a tecnologia não veio para substituir os profissionais, mas para complementá-los. 

IA contribui para que os profissionais tenham mais tempo para criar

“A IA é capaz de executar atividades rotineiras e processar informações de maneira mais ágil e precisa, permitindo que as pessoas se concentrem em decisões e ações que exigem análise crítica e criatividade”, reforçou Garcez.

Um exemplo dessa automação está no uso de ferramentas como o CVMagic, que auxilia gestores imobiliários a tomarem decisões baseadas em dados coletados e analisados por sistemas de IA, o que inclui o uso de tecnologias como o ChatGPT. 

Esse tipo de ferramenta ajuda a lidar com o grande volume de informações geradas no setor da construção civil, desde o estágio de pré-venda até o pós-venda, além de otimizar outros processos que fazem parte do negócio.

Análise de dados é diferencial

ia tarefas estrategicas analise de dados

Com o crescimento da IA, a criação de uma cultura baseada em dados está se tornando cada vez mais viável. Isso significa entender a importância de coletar, organizar e, principalmente, utilizar as informações de maneira estratégica. As ferramentas automatizadas reduzem o tempo gasto em tarefas manuais e aumentam a produtividade, permitindo que as empresas se concentrem em desenvolver soluções inovadoras e enfrentem desafios, como a escassez de mão de obra.

Para Garcez, a “IA está transformando o mundo, ao nos tornar mais produtivos”. Em outras palavras, o verdadeiro impacto da IA não está apenas nas capacidades tecnológicas, mas no fato de liberar os humanos para tarefas que podem ser automatizadas. 

No caso da construção civil, a automação ajuda a acelerar o uso de robôs, com tecnologias como IoT (internet das coisas) e análise de dados, mas é a inteligência humana que direciona essas inovações para aumentar a produtividade e resolver problemas diversos, como o déficit habitacional no Brasil e as soluções para cidades inteligentes.



Matérias relacionadas

Mulher usando óculos observa um dispositivo móvel com uma representação digital de segurança, símbolo de criptografia e proteção na estratégia nacional de cibersegurança.a Estratégia

Nova estratégia nacional de cibersegurança prioriza vítimas

A estimativa é que o cibercrime movimente R$ 1,5 trilhão por ano no Brasil

Imagem de uma cidade moderna ao entardecer com edifícios altos e painéis de dados holográficos em vermelho, representando tecnologia e inovação Estratégia

Cidades inteligentes transformam situações rotineiras com soluções digitais

5G, sensores e inteligência artificial moldam serviços públicos e inovam na gestão urbana

Representação holográfica de cérebro de inteligência artificial em data center no Brasil, simbolizando investimentos em IA no país pelo Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Estratégia

Brasil aporta R$ 23 bilhões em plano nacional de inteligência artificial

PBIA 2024-2028 estrutura cinco eixos para impulsionar inovação, soberania tecnológica e uso responsável da IA em setores estratégicos

investimentos em tecnologia Estratégia

Como CIOs e CFOs alinham objetivos e critérios de decisão

Peso da tecnologia nos negócios aproxima perspectivas dos especialistas e une visões técnicas e econômicas em um framework global.

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais