Segundo o relatório Panorama de Ameaças de 2024 na América Latina, da Kaspersky, o Brasil está na liderança entre os países que mais sofrem ataques cibernéticos. Apesar do dado, o setor espera uma reação das empresas sobre as ameaças cibernéticas e as fraudes em 2025. Isso pode exigir estratégias cada vez mais robustas e inovadoras por parte das empresas, para proteção de dados.
De acordo com a Juniper Research, as perdas globais decorrentes de fraudes digitais devem atingir a marca de US$ 400 bilhões ainda em 2025. Segundo a instituição, isso deve ser impulsionado por novos métodos de ataque, decorrentes da crescente digitalização de serviços. Trata-se de um cenário que demanda uma nova postura das empresas, com investimentos em novas e avançadas tecnologias de prevenção (de forma mais ampla, abrangendo colaboradores e consumidores).
A recomendação dos especialistas do setor é que se invista cada vez mais na integração de ferramentas baseadas em inteligência artificial (IA), aprendizado de máquina e sistemas de análise de comportamento em tempo real. Antecipar movimentos fraudulentos antes que eles causem prejuízos tornou-se essencial.
Tecnologia versus segurança
Ao mesmo tempo em que as novas tecnologias estão no centro das tendências dos golpes, é nelas que se encontram as soluções para os problemas de fraudes em 2025. O avanço da implementação de IA generativa por criminosos está cada vez mais comum. Eles criam novos tipos de ataques, envolvendo deepfakes com a manipulação de voz e vídeo para driblar sistemas de autenticação ou para aplicar golpes financeiros, por exemplo.
Thiago Bertacchini, Head de Vendas da Mangopay, ressalta que essas mesmas tecnologias podem ser usadas para combater ataques cibernéticos. “Modelos avançados de IA são capazes de detectar padrões irregulares em dados, como acessos suspeitos ou transações incompatíveis com o perfil do cliente, bloqueando ações fraudulentas em tempo real. Além disso, a segurança baseada em biometria comportamental, combinada com autenticação multifator (MFA), continuará sendo um pilar central da proteção digital”, explicou o especialista.
Em relação à segurança e a experiência do usuário, estudos apontam que os consumidores estão cada vez mais atentos e dispostos a adotar novas soluções de segurança, desde que não comprometam a praticidade dos serviços digitais.
Tendências de fraudes em 2025

Bertacchini destacou algumas tendências de fraudes em 2025. A lista foi criada com base em relatórios de especialistas e tendências observadas. Confira:
- fraudes baseadas em IA Generativa: criminosos estão usando ferramentas como ChatGPT para criar comunicações fraudulentas altamente convincentes. A prática está cada vez mais comum no universo digital;
- ataques a carteiras digitais e sistemas de pagamento: as carteiras digitais se tornaram alvo a partir do momento que ganharam presença no setor. Para os ataques, são utilizadas técnicas como phishing e engenharia social sofisticada, que exploram falhas no comportamento humano para obtenção de credenciais de acessos;
- ransomware cada vez mais avançados: ataques com foco em extorsão envolvem o bloqueio de sistemas e dados críticos das empresas. A ação dos criminosos está cada vez mais personalizada;
- golpes no comércio eletrônico e marketplaces podem utilizar técnicas de manipulação de avaliações para enganar consumidores e empresas;
- exposição de APIs vulneráveis: criminosos poderão explorar brechas (devido ao crescimento das APIs) para obter acesso não autorizado a dados sensíveis;
- pagamentos Pix ou Conta a Conta: criminosos continuam desenvolvendo malware (como o Pixpirate) para utilizar grandes campanhas de phishing e keylogging.