digitalizacao varejo

Digitalização do varejo segue acelerada

< 1 minuto de leitura

Estudo mostra que, entre as 300 maiores varejistas do país, pelo menos 75% adotaram o formato online



Por Redação em 19/08/2022

Já não é mais novidade que as vendas online tiveram grande impulso durante a pandemia e a tendência é de que os consumidores continuem utilizando este canal, mesmo com o arrefecimento da Covid-19. E a prova disso, de acordo com informações do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SVBC) e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, considerando as 300 maiores empresas do varejo no Brasil, pelo menos 75% delas adotaram soluções para o e-commerce

O percentual é um destaque do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, da SBVC, que mostra que o número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 225 (o que representa alta de 38,89%) nos últimos dois anos.

Setor supermercadista foi o que mais cresceu

digitalizacao varejo

Conforme Serrentino, o destaque foi o setor supermercadista, que, entre 2019 e 2021, passou de 28% para 61% de lojas virtuais. “A pandemia acelerou as mudanças de comportamento por parte do consumidor e levou as empresas a abrirem novos canais de vendas, relacionamento e engajamento”, disse o especialista.

As 300 empresas listadas no ranking registraram, juntas, faturamento bruto de R$ 892,426 bilhões (dado de 2021), o que representa quase R$ 100 bilhões a mais que a edição anterior. Já as cinco maiores varejistas pesquisadas (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas) responderam por 26,86% do faturamento, somando R$ 239,761 bilhões.

Tecnologia é determinante

Para Serrentino, a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. “A inteligência de dados permite entender melhor o comportamento e as demandas dos clientes. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial e a integração de processos melhorou o supply chain das empresas. E tudo isso será ainda mais acelerado com o 5G”, destacou (veja mais detalhes neste conteúdo do Próximo Nível). 



Matérias relacionadas

Daniely Gomiero, diretora de Desenvolvimento Humano Organizacional, Cultura e Sustentabilidade da Claro e vice-presidente de Projetos do Instituto Claro Estratégia

Claro assina simultaneamente sete Movimentos do Pacto Global da ONU

Em entrevista ao Próximo Nível, Daniely Gomiero explica como a estratégia conecta conhecimento e potencial de escalabilidade a movimentos globais da agenda ESG

Profissional de tecnologia colaborando em cibersegurança, segurando tablet com símbolo de cadeado, conceito de cooperação para proteção digital. Estratégia

Cooperação para cibersegurança: do cabo submarino ao modem doméstico

Reguladores buscam articulação de governo, indústria, operadoras, setor privado e sociedade para garantir um ambiente digital mais seguro

Especialista em cibersegurança analisando gráficos digitais de segurança e inteligência artificial em tela de computador moderna. Estratégia

Cibersegurança enfrenta novas ameaças e ainda tem que trabalhar nos fundamentos

Multicloud e agentes de IA ampliam a superfície de ataques, enquanto especialistas reforçam que executar bem o básico e alinhar prioridades faz diferença

Profissionais de saúde analisando dados de tecnologia de Saúde 5.0 que promove a equidade na medicina, com uso de inteligência artificial e inovação no setor Estratégia

Saúde 5.0 promove equidade na medicina

Uso de IA e tecnologias vestíveis amplia o acesso à saúde e fortalece a prevenção

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais