digitalizacao varejo

Digitalização do varejo segue acelerada

< 1 minuto de leitura

Estudo mostra que, entre as 300 maiores varejistas do país, pelo menos 75% adotaram o formato online



Por Redação em 19/08/2022

Já não é mais novidade que as vendas online tiveram grande impulso durante a pandemia e a tendência é de que os consumidores continuem utilizando este canal, mesmo com o arrefecimento da Covid-19. E a prova disso, de acordo com informações do vice-presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SVBC) e fundador da Varese Retail, Alberto Serrentino, considerando as 300 maiores empresas do varejo no Brasil, pelo menos 75% delas adotaram soluções para o e-commerce

O percentual é um destaque do ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro”, da SBVC, que mostra que o número de empresas com e-commerce em operação subiu de 162 para 225 (o que representa alta de 38,89%) nos últimos dois anos.

Setor supermercadista foi o que mais cresceu

digitalizacao varejo

Conforme Serrentino, o destaque foi o setor supermercadista, que, entre 2019 e 2021, passou de 28% para 61% de lojas virtuais. “A pandemia acelerou as mudanças de comportamento por parte do consumidor e levou as empresas a abrirem novos canais de vendas, relacionamento e engajamento”, disse o especialista.

As 300 empresas listadas no ranking registraram, juntas, faturamento bruto de R$ 892,426 bilhões (dado de 2021), o que representa quase R$ 100 bilhões a mais que a edição anterior. Já as cinco maiores varejistas pesquisadas (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Via e Americanas) responderam por 26,86% do faturamento, somando R$ 239,761 bilhões.

Tecnologia é determinante

Para Serrentino, a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo. “A inteligência de dados permite entender melhor o comportamento e as demandas dos clientes. Ao mesmo tempo, a inteligência artificial e a integração de processos melhorou o supply chain das empresas. E tudo isso será ainda mais acelerado com o 5G”, destacou (veja mais detalhes neste conteúdo do Próximo Nível). 



Matérias relacionadas

Profissional de tecnologia colaborando em cibersegurança, segurando tablet com símbolo de cadeado, conceito de cooperação para proteção digital. Estratégia

Cooperação para cibersegurança: do cabo submarino ao modem doméstico

Reguladores buscam articulação de governo, indústria, operadoras, setor privado e sociedade para garantir um ambiente digital mais seguro

Especialista em cibersegurança analisando gráficos digitais de segurança e inteligência artificial em tela de computador moderna. Estratégia

Cibersegurança enfrenta novas ameaças e ainda tem que trabalhar nos fundamentos

Multicloud e agentes de IA ampliam a superfície de ataques, enquanto especialistas reforçam que executar bem o básico e alinhar prioridades faz diferença

Profissionais de saúde analisando dados de tecnologia de Saúde 5.0 que promove a equidade na medicina, com uso de inteligência artificial e inovação no setor Estratégia

Saúde 5.0 promove equidade na medicina

Uso de IA e tecnologias vestíveis amplia o acesso à saúde e fortalece a prevenção

Engenheiro industrial operando em uma fábrica moderna, representando a neoindustrialização brasileira com investimentos em tecnologia 4.0 para o desenvolvimento industrial. Estratégia

Neoindustrialização brasileira passa por investimentos em indústria 4.0

Painel na Futurecom discute como a nova indústria brasileira deve estimular o desenvolvimento tecnológico e capacitação profissional

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais