digitalização Imagem: Adobe Stock/ gerada por IA

Digitalização completa pode aumentar vendas em até 30%

2 minutos de leitura

Avaliação é de empresa brasileira que vai internacionalizar sua operação



Por Redação em 10/02/2025

As empresas com processos complexos de venda podem fazer a digitalização total de suas operações e ainda incrementar em até 30% sua capacidade de comercialização. Essa é a avaliação dos executivos da CWS Platform, empresa brasileira que combina Inteligência Artificial (IA), automação e análise de dados em sua plataforma.

Os especialistas alertam que não basta reunir as três tecnologias citadas e outras soluções inovadoras. Os recursos precisam ser integrados sob um único software, possibilitando que os times saibam o que se passa com as vendas e possam tomar as melhores decisões para o negócio e fazer isso com agilidade.

A digitalização integral do processo de vendas permitiria otimizar etapas que tradicionalmente demandam muito tempo e esforço das empresas. A meta é tornar o processo menos operacional e mais estratégico.

Digitalização deve integrar todas as áreas das organizações

digitalização
Foto: DC Studio/ Adobe Stock

Outro ponto importante, na avaliação da CWS, é que a digitalização dos processos comerciais deve promove a aproximação do relacionamento com o cliente, integrando as áreas comerciais, marketing, logística e financeira. Com isso, além do incremento de vendas, é possível aumentar em até 4 pontos percentuais a margem operacional das empresas que digitalizarem totalmente seus processos.

Somente no Brasil, a plataforma deve superar o primeiro bilhão de reais em transações em 2025, atendendo empresas que de setores como agronegócio, automobilístico e materiais de construção. Entre os usuários locais estão nomes como Leo Madeiras e Würth. Agora, a companhia pretende internacionalizar o modelo, começando com países europeus, entre ao quais a França, Alemanha e Suíça.

A CWS também alerta para um dos erros das empresas brasileiras, que é a incompletude da digitalização. Esse fator, segundo os executivos da companhia faz com que boa parte delas perca competitividade. O erro principal, nesse caso, é pensar em vendas digitais apenas como e-commerce. Além de ser um conceito ultrapassado, esse pensamento pode custar a vida de uma organização.



Matérias relacionadas

investimento em IA Estratégia

Investimentos em IA crescem com agendas convergentes de empresas e governos

Com aportes bilionários, Alibaba Cloud e governo brasileiro apostam na inteligência artificial para otimizar serviços e promover melhorias nos setores público e privado

self-checkout Estratégia

Self-checkout deve envolver cada vez mais IA para reduzir perdas

Preferência por autoatendimento no varejo faz com que empresas invistam cada vez mais em tecnologias capazes de identificar e eliminar furtos na jornada de compra

julgamento ético Estratégia

OCDE não recomenda uso de IA em julgamento ético e raciocínio crítico

Relatório aponta que ferramentas não atingem nível de desempenho humano nessas duas capacidades

aulas IA generativa Estratégia

IA Generativa transforma experiência de docentes e alunos em sala de aula

Novo assistente para professores, utilizado pela Somos Educação, otimiza a rotina e impulsiona o ensino básico no Brasil

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais