As empresas com processos complexos de venda podem fazer a digitalização total de suas operações e ainda incrementar em até 30% sua capacidade de comercialização. Essa é a avaliação dos executivos da CWS Platform, empresa brasileira que combina Inteligência Artificial (IA), automação e análise de dados em sua plataforma.
Os especialistas alertam que não basta reunir as três tecnologias citadas e outras soluções inovadoras. Os recursos precisam ser integrados sob um único software, possibilitando que os times saibam o que se passa com as vendas e possam tomar as melhores decisões para o negócio e fazer isso com agilidade.
A digitalização integral do processo de vendas permitiria otimizar etapas que tradicionalmente demandam muito tempo e esforço das empresas. A meta é tornar o processo menos operacional e mais estratégico.
Digitalização deve integrar todas as áreas das organizações

Outro ponto importante, na avaliação da CWS, é que a digitalização dos processos comerciais deve promove a aproximação do relacionamento com o cliente, integrando as áreas comerciais, marketing, logística e financeira. Com isso, além do incremento de vendas, é possível aumentar em até 4 pontos percentuais a margem operacional das empresas que digitalizarem totalmente seus processos.
Somente no Brasil, a plataforma deve superar o primeiro bilhão de reais em transações em 2025, atendendo empresas que de setores como agronegócio, automobilístico e materiais de construção. Entre os usuários locais estão nomes como Leo Madeiras e Würth. Agora, a companhia pretende internacionalizar o modelo, começando com países europeus, entre ao quais a França, Alemanha e Suíça.
A CWS também alerta para um dos erros das empresas brasileiras, que é a incompletude da digitalização. Esse fator, segundo os executivos da companhia faz com que boa parte delas perca competitividade. O erro principal, nesse caso, é pensar em vendas digitais apenas como e-commerce. Além de ser um conceito ultrapassado, esse pensamento pode custar a vida de uma organização.