Em um evento voltado aos desdobramentos sociais, culturais e comportamentais do mundo digital, as discussões no Web Summit Rio 2025 sobre riscos, privacidade e outros aspectos relacionados à segurança não focam na sopa de letras – FW, ATP, IPS – das tecnologias de proteção.
Diferente de eventos técnicos, não há uma trilha específica sobre cibersegurança, embora o tema apareça em diversas apresentações de especialistas em negócios e inovação. Itens como privacidade e proteção de dados permeiam as palestras sobre hiperpersonalização, assim como a prevenção a lavagem de dinheiro faz parte da agenda sobre blockchain.
Para tratar das ameaças mais diretas, de roubo digital, o painel Scamdemic: Fintechs lutam contra a fraude deve trazer visões pragmáticas, e complementares, sobre como criar facilidades e produtos inovadores sem a contrapartida de que a própria inovação seja aproveitada por criminosos.
Em qualquer fraude por engenharia social, roubo de identidade ou invasão, tem que haver necessariamente uma conta de destino para o dinheiro do golpe. Portanto, o processo de onboarding é o ponto crítico para afugentar fraudadores, ou, em alguns casos, tornar a fraude reversível. A verificação e gestão de identidades e autenticação é o foco de Kaarel Kotkas, CEO da Veriff. A empresa usa ferramentas proprietárias de IA para analisar milhares de parâmetros de identificação.
O painel também terá a participação de Rodrigo Tognini, CEO da Conta Simples. Além de prover serviços transacionais, a fintech se diferencia por facilidades de integração com a gestão financeira dos clientes.
Outro participante do painel é Lucas Vargas, CEO da Nomad. A fintech, para investimentos em ativos no exterior, recentemente promoveu um comercial com o ator Will Smith supostamente falando em português, e uma peça produzida com IA.
Entre as sessões paralelas às trilhas, na apresentação Autorregulação e Bacen: melhor fiscalização das fintechs, será explicado como as associações publicam manuais voluntários que simplificam a conformidade, elevam os padrões e aceleram a inovação, mostrando por que a autorregulação ajuda a habilitar uma supervisão eficaz e voltada para o futuro.
IA para o bem
Em tempos de grandes incertezas nos macrocenários, os negócios e as economias locais estão no pior momento para terem suas próprias surpresas. Vidya Peters, CEO da DataSnipper e especialista em automação inteligente para Auditoria e Finanças, falará sobre como os profissionais podem maximizar sua capacidade de investigação, análise e predição com as novas ferramentas, na palestra Colocando IA na auditoria.Os danos sociais, econômicos e humanos da desinformação também estão na pauta do Web Summit, com a apresentação Lutando contra as notícias falsas, com o youtuber Felipe Neto. Ele contará sua experiência e falará das ações do Vero, um instituto voltado a educação midiática de crianças e jovens.