A Claro foi a fornecedora oficial de Telecomunicações e TI pelo 19º ano consecutivo no Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1, em Interlagos. Nos dias 7, 8 e 9 de novembro, a operadora implementou uma infraestrutura de conectividade e serviços digitais que atendeu a demanda do público e da organização do evento. Foi registrado um consumo recorde de dados no autódromo: 67 terabytes, sendo 45% do tráfego em 5G, o maior volume histórico desde que a tecnologia foi lançada. A empresa também ofereceu ativações de entretenimento e celebrou o retorno de um piloto brasileiro no circuito.
Foram utilizados mais de 38 quilômetros de cabeamento, sendo 20 km de fibra óptica e 18 km de cabos UTP. A infraestrutura contou com soluções de telefonia fixa e conectividade em alta velocidade, e foi ligada a um data center para sustentar alto volume de dados com estabilidade. A empresa implementou redes Wi-Fi 6 nas áreas de Imprensa e Fotos, oferecendo a jornalistas e fotógrafos conexões ágeis para a transmissão de notícias e o upload de conteúdo de alta qualidade.
A operadora implementou o serviço SD-WAN, que foi configurado em pontos que permitiam alta disponibilidade. Para a estrutura de vendas, como lojas e caixas, foi utilizada uma rede de acesso exclusiva com solução GPON. A comunicação imediata entre as áreas essenciais da organização foi garantida por um hotline com cerca de 100 linhas. Este sistema conectou as salas de coordenação a pontos críticos como hospital, portões de acesso, arquibancadas e central de segurança.
Os links de internet fornecidos foram configurados com sistemas de proteção Anti-DDoS. A operação contou com uma equipe técnica focada no monitoramento das atividades em tempo real. A edição de 2025 também marcou a estreia da GRC 4.0, nova plataforma de monitoramento da Claro empresas. “É um gerenciamento das redes de forma proativa, o próprio sistema se retroalimenta e dá a informação do que tem que ser melhorado”, comenta Jose Formoso, CEO da Claro empresas.
Conectividade e experiências para o público

A operadora celebrou o retorno do Brasil ao grid com o piloto Gabriel Bortoleto, que é patrocinado pela Claro. Ane Lopes, Diretora de Marketing, Branding e Comunicação da Claro Brasil, ressaltou que a presença da marca conecta a vida das pessoas com diversão, paixão e inovação em todo o ecossistema da F1.
A Claro preparou uma série de ativações. Na Fanzone, o público pôde testar habilidades no jogo oficial da F1, participar do desafio “Tempo de Reação – Velocidade 5G” e do teste de “Reação à Largada”. Nas áreas VIPs, DJs se apresentaram no Palco Village Vip e no Palco Sunset, apresentado pela Claro. A operadora também ofereceu o Expresso 5G, um trem que ligou a Estação Pinheiros diretamente ao Autódromo nos dias do GP.
“Estamos aqui para isso: além de fornecer toda a conectividade para o evento, e para tantas empresas que aqui estão, também permitir que todas as pessoas possam curtir o evento e tudo o que o GP São Paulo representa”, complementa Sergio Araújo, Diretor de Operações da Claro empresas.
