automação inteligente Imagem gerada por Inteligência Artificial

Automação inteligente: a tecnologia está moldando o futuro

4 minutos de leitura

Ferramentas de automação permitem que equipes foquem em ações estratégicas e dediquem esforços àquilo que as máquinas ainda não fazem



Por Redação em 15/04/2025

A automação, que envolve o uso de tecnologia, programas, robótica ou processos para alcançar resultados com o mínimo de intervenção humana, está se tornando cada vez mais comum em vários setores da economia global, incluindo negócios, indústria e aplicações de consumo. Existem diferentes tipos de automação, como a básica, para tarefas simples; a automação de processos, para fluxos de trabalho complexos e a automação inteligente, que combina IA e gestão de processos de negócios; e a automação robótica de processos. 

De acordo com a IBM, a automação inteligente otimiza e dimensiona a tomada de decisões em toda a organização, aumentando a produtividade e a experiência do cliente por meio de tecnologias como o processamento de linguagem natural e agentes virtuais. A inteligência artificial (IA) é um grande diferencial aqui.

A utilização da automação pode levar a uma maior produtividade e rentabilidade, melhor prestação de serviços ao cliente, redução de custos operacionais e erros, cumprimento de normas de conformidade e otimização da eficiência. É um componente-chave da transformação digital, ajudando as empresas a crescerem, com vantagem competitiva.

Navegue pelos tópicos abaixo para saber mais sobre a automação inteligente.

Qual o impacto da automação no mercado?

Imagem gerada por Inteligência Artificial

A automação está provocando um impacto significativo e multifacetado no mercado de trabalho, com implicações que vão desde a criação de novas oportunidades de emprego até o deslocamento de funções tradicionais. O paradoxo da automação demonstra que, apesar dela aumentar a eficiência, ela não substitui os trabalhadores. Pelo contrário, a automação torna o envolvimento humano mais importante, ainda que menos frequente.

A automação pode acontecer em diversas esferas.

  • Automação de TI: é empregada para automatizar tarefas manuais e repetitivas de TI, como provisionamento, gerenciamento de rede, backup e recuperação de dados.
  • Automação de nuvem: está se tornando cada vez mais comum e utiliza a tecnologia para executar tarefas com o mínimo de intervenção humana. O objetivo é unificar os processos de gerenciamento de nuvem, incluindo operações, orquestração e governança.
  • Automação de negócios: alinha o gerenciamento de processos de negócios (BPM), a automação de processos de negócios (BPA), o gerenciamento de regras de negócios (BRM) e a otimização empresarial com o desenvolvimento de aplicações capazes de responder às mudanças do mercado.
  • Automação de processos de negócios: utiliza softwares para automatizar transações comerciais repetitivas que envolvem múltiplas etapas.
  • Automação robótica de processos: tarefas repetitivas que antes eram realizadas por pessoas agora são executadas por robôs digitais, por meio da automação robótica de processos.
  • Automação industrial: diminui o trabalho humano nos processos de fabricação, concentrando as responsabilidades dos trabalhadores na supervisão de painéis de controle e outras interfaces homem-máquina (IHM).
  • Inteligência artificial: softwares baseados em regras executam tarefas, porém, ainda com intervenção humana.
  • Machine learning: os algoritmos adaptativos usam modelos preditivos para a realização de tarefas sem grandes instruções, modificando-se a cada tarefa concluída.
  • Deep learning: é a combinação de algoritmos adaptativos, software de automação e programas que realizam tarefas repetitivas e fixas, como a extração de detalhes de imagens brutas.

Automação inteligente de processos versus o trabalho humano

A automação, ao contrário do que muitos pensam, não elimina postos de empregos, mas permite que a equipe de TI se concentre em tarefas mais estratégicas. Ela é capaz de simplificar processos, reduzindo o trabalho manual e aumentando tanto a eficiência quanto a produtividade de uma equipe.

Por isso, as empresas estão recorrendo cada vez mais à automação inteligente de processos. Ela, a automação, se consolidou como uma ferramenta capaz de impulsionar a competitividade e rentabilidade dos negócios. Um estudo do Gartner com líderes empresariais globais revelou que 80% dos entrevistados apontam a automação como uma das prioridades e táticas de negócios para implementar nos próximos anos.

Na definição da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), automação consiste na aplicação de sistemas de controle e tecnologias da informação, com o objetivo de diminuir a necessidade de trabalho humano na produção de bens e serviços.

Em linhas práticas, a automação pode trazer maior produtividade para as empresas, otimizando a produtividade com a execução de tarefas rotineiras e repetitivas em maior volume, com mais rapidez e menos supervisão. Desta forma, as equipes ficam liberadas e podem se concentrar em projetos estratégicos que realmente agregam valor ao negócio.

Outsourcing e escalabilidade

A terceirização de tecnologia é um assunto que está em alta. Ela pode colocar companhias na vanguarda tecnológica e com baixo investimento.

O Outsourcing de TI, ou a terceirização de TI, envolve a transferência de responsabilidades e tarefas de tecnologia da informação para fornecedores externos especializados. Essas responsabilidades podem incluir a manutenção da infraestrutura de TI, bem como a gestão de sistemas e a segurança da informação.

De acordo com o Gartner, o Outsourcing de TI envolve também a contratação de provedores terceirizados que fazem o gerenciamento de processos e serviços tecnológicos, podendo incluir suporte técnico, gerenciamento de aplicações, segurança da informação e serviços de nuvem, abordagem que contribui de forma ágil e inovadora para o desenvolvimento da empresa.

Entre as vantagens do Outsourcing de TI, estão:

  • acesso à tecnologia de ponta;
  • redução de custos;
  • foco no core business;
  • melhoria na segurança da informação;
  • flexibilidade e escalabilidade.

Empresas de grande porte lideram as ofertas de outsourcing de TI. Isso porque, em maioria, conseguem estruturar uma ampla gama de serviços. A Claro empresas, por exemplo, oferece soluções que vão desde a gestão de infraestrutura e suporte técnico até os serviços especializados, passando pelo gerenciamento de cloud e segurança digital. 

O Gartner ainda aponta que para uma estratégia eficaz de outsourcing de TI, uma empresa deve considerar fatores primordiais como o alinhamento estratégico com os objetivos do negócio, adoção de tecnologias emergentes e a avaliação contínua do desempenho de todos os serviços contratados.

O governo brasileiro está entre as instituições que fazem uso da automação em processos. A justificativa é impulsionar a oferta de serviços públicos digitais para a sociedade brasileira como um todo. Como resultado, mais eficiência no serviço público com a redução de prazos (e filas) para a realização dos atendimentos aos cidadãos.



Matérias relacionadas

Profissional usando tecnologia de IA na automação de processos, com painéis digitais e um laptop, destacando inovação e eficiência na gestão de tarefas. Inovação

IA na automação de processos precisa “fazer sentido”

Nível de maturidade da empresa e da equipe que vai utilizar a ferramenta são os dois principais parâmetros para a escolha

Mulher jovem usando smartphone na rua com ilustrações de IA e fumaça roxa, simbolizando a adoção de inteligência artificial no Brasil e suas desigualdades Inovação

IA é adotada por 32% e desigualdade preocupa pesquisadores

Diferenças entre dispositivos, tipos de conexão e letramento restringem benefícios da massificação do acesso à Internet, revela levantamento do Cetic.br

Líder em cenário de incerteza trabalhando com foco utilizando laptop em ambiente de escritório moderno com vista urbana ao fundo. Inovação

Pessoas estão no centro das incertezas e das possibilidades de adaptação

Em um cenário marcado por imprevisibilidade e resistências naturais, liderança e colaboração definem resultados diante de transformações rápidas, diz futurista

Homem com óculos de sol IA durante um pôr do sol Inovação

Como a Meta quer transformar óculos em plataforma de IA

O lançamento dos óculos inteligentes desponta como uma das formas de ampliar o alcance da tecnologia além do smartphone

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais