RPA como a tecnologia pode melhorar a produtividade do seu negócio

RPA: como a tecnologia pode melhorar a produtividade do seu negócio?

3 minutos de leitura

RPA permite automatizar processos repetitivos para que colaborador melhore a eficiência ao se concentrar em demandas mais complexas.



Por Redação em 10/03/2020

RPA permite automatizar processos repetitivos para que colaborador melhore a eficiência ao se concentrar em demandas mais complexas.

Evitar trabalhos repetitivos. Este pode ser um dos inúmeros benefícios da Automação Robótica de Processos (RPA, na sigla em inglês). Mas esta tecnologia emergente pode trazer muitas outras vantagens para o seu negócio. Você sabe dizer quais?

Antes de aprofundarmos os benefícios da tecnologia, aqui vai um fato: a palavra “robótica” não significa que um robô (físico ou mecânico) fará o trabalho de algum colaborador. Na verdade, ela representa um software sendo executado em uma máquina física ou virtual (bots).

Em um resumo, RPA consiste em definir uma série de instruções para que uma máquina trabalhe em maior volume, em maior velocidade e com menor chance de erro humano. Ou seja, ela é capaz de imitar praticamente quase toda interação entre homem e computador.

No entanto, essas instruções são, em sua maior parte, tarefas repetitivas para o colaborador. Um exemplo básico é o copiar e colar um arquivo de uma pasta para outra. É um processo simples, mas que, em grande quantidade, pode tomar tempo do funcionário.

Então, se esse e outros processos exigem muito da ação humana, essa tecnologia emergente vai possibilitar que o funcionário tenha maior produtividade e eficiência durante o expediente. Assim ele estará livre para se dedicar a outras demandas mais complexas.

Entendendo melhor o que é RPA

A transformação digital mudou as relações de trabalho dentro de uma empresa. Se por um lado as tecnologias passaram a ser um meio de levar produtividade e eficiência aos funcionários, por outro, há o receio de que elas tomem alguns postos de trabalho.

Olhando para a adoção de RPA nas empresas, muitas não esperam substituir pessoas, mas sim os processos que demandam que um colaborador realize um alto volume de processamento de dados. Por isso, a tecnologia emergente abre um leque enorme de possibilidades de automação.

Veja alguns exemplos:

  • Abrir e-mail e anexos.
  • Mover pastas e arquivos.
  • Preencher formulários.
  • Conectar com outros APIs corporativos.
  • Ler e escrever arquivos na base de dados.
  • Fazer contas matemáticas.
  • Extrair dados estruturados (nome, e-mail, idade, por exemplo) de documentos.
  • Coletar estatísticas de redes sociais.
  • Seguir comandos “se/então”.

Mais casos de uso/aplicação de RPA podem ser vistos neste artigo do blog da empresa norte-americana AI Multiple (conteúdo em inglês)

São três os tipos de “atuação” da tecnologia RPA. Ela pode ser:

  1. Atendida: as tarefas mais simples e de alto volume são automatizadas, mas ainda exigem atendimento humano mais complexas.
  2. Autônoma: a diferença para a anterior é que esta requer menos intervenção humana.
  3. Híbrida: uma combinação das duas e que funciona bem, por exemplo, com agentes de contact center e back office.

4 benefícios da tecnologia emergente

Você já deve ter percebido que RPA é uma tecnologia bem flexível. Porém, é preciso ter em mente como o seu negócio pode ser impactado por ela. Segundo a pesquisa Automation with intelligence, realizada pela consultoria Delloite em 2019 com mais de 500 executivos, esses são os quatro principais benefícios esperados por quem já abraçou a automatização:

  1. Aumento de produtividade: os entrevistados esperam um aumento médio de 27% na capacidade de força de trabalho até 2022.
  2. Redução de custos: os líderes dessas empresas projetam para 2022 uma redução de 22% nos custos operacionais e um aumento de até 11% na receita. E aqui vale um adendo: as organizações que combinaram RPA com Inteligência Artificial já relataram um aumento em suas receitas (9% até a data de publicação do estudo).
  3. Maior precisão nas informações: 88% dos entrevistados afirmaram que suas expectativas sobre esse tema foram atendidas ou superadas.
  4. Melhora na experiência do consumidor: 63% dos executivos relataram uma melhora em CX a partir da adoção de ferramentas de RPA. Por quê? Porque os funcionários têm mais tempo para atividades com maior valor agregado para a organização, como o relacionamento com o cliente e a análise de dados gerados por essas tecnologias.

Por que considerar a adoção de RPA?

A jornada de inovação das empresas é continua. No entanto, uma tecnologia realmente alcançou a capacidade de transformação: a automação. Ela oferece valor real para os negócios por conta dos benefícios comerciais tangíveis.

Olhando para o colaborador, o estudo “The Future of Work is Still Being Written, But Who Is Holding the Pen?” da UiPath, startup de soluções de RPA, mostrou que a tecnologia emergente engaja mais o time, resultando em maior crescimento. Esse estudo trouxe dois dados:

  • Melhoria em 5% no engajamento dos funcionários.
  • Esse engajamento leva a um aumento de 3% na receita da empresa.

O motivo? Os colaboradores terão em mãos o conhecimento certo para criar uma melhor relação entre as áreas da empresa e com a base de clientes. Sabe a questão do Employee Experience? É esse ponto que você deve considerar ao querer adotar RPA.

Até porque os funcionários não são mais motivados apenas pelo reconhecimento ou renumeração baseada no desempenho. A pesquisa da UiPath apontou que eles querem progredir diariamente para realizar demandas importantes. E a adoção de RPA cria esse engajamento.

Principais destaques desta matéria

  • Automação Robótica de Processos (RPA, sigla em inglês) automatiza tarefas repetitivas de uma empresa.
  • Assim colaborador pode se dedicar a processos mais complexos.
  • Confira os benefícios e por que você deve considerar adotar a tecnologia emergente no seu negócio.


Matérias relacionadas

Profissional conectando cabo Ethernet em switch de rede para otimizar segmentação de redes corporativas usando VLANs e VPNs Estratégia

Segmentação de redes: estruturas blindadas para os sistemas críticos

Técnicas permitem isolamento de dados sensíveis, garantia de capacidade e mitigação de vulnerabilidades

Tecnologia com foco em hipersonalização, destaque para uma chave de segurança com impressão digital, ícones de segurança, privacidade e personalização digital Estratégia

Cinco pilares definem a hiperpersonalização confiável

Experiências personalizadas crescem como estratégia de valor, mas demandam governança de dados, segurança e modelos de IA confiáveis

Rony Vainzof, consultor em Proteção de Dados da FecomercioSP e Diretor da FIESP Estratégia

A IA precisa estressar as leis já existentes e ser usada com delegação e supervisão humana, diz Rony Vainzof

O advogado e especialista avalia o status legal e de desenvolvimento da inteligência artificial no Brasil, defende "calma" para definição do Marco Regulatório de IA e sentencia: “os humanos somos nós”

Central nuclear com duas torres de resfriamento emitindo vapor ao pôr do sol, com sistema de resfriamento e usina de energia ao fundo. Estratégia

Google reativa usina nuclear para abastecer IA

Reativação da Duane Arnold Energy Center revela um novo momento no qual data centers impulsionam a expansão de renováveis e energia nuclear

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais