Imagem Gerada por Inteligência Artificial

Outsourcing agiliza ROI em consultórios médicos

2 minutos de leitura

Tecnologias ajudam a otimizar o retorno de investimento da terceirização na área de saúde, dizem especialistas



Por Redação em 09/05/2025

Para as clínicas médicas, a terceirização na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) envolve várias áreas, com destaque para os sistemas de faturamento e codificação médica, serviços de prontuário eletrônico e segurança cibernética, podendo trazer um retorno de investimento (ROI) positivo.

Na prática, são atividades que podem liberar as equipes das clínicas para tarefas-chave, repassando os serviços para empresas especializadas. A lista de atividades inclui desde o reembolso dos planos de saúde até evitar o vazamento de dados dos pacientes que, no Brasil, é um assunto grave e com sérias penalizações. Nesse último caso, o avanço dos ataques criminosos e a exigência do sigilo médico são fatores importantes na escolha do parceiro de tecnologia.

Passos para a terceirização

Para calcular o ROI de terceirizar qualquer atividade nas clínicas médicas, os gestores devem focar em alguns passos importantes, a começar pela comparação dos custos diretos, o que inclui não só mão de obra, mas também o uso de equipamentos.

Outra etapa sensível é a realocação de tempo das equipes internas, que podem se concentrar em atividades-chave e importantes para a clínica, com a contratação de um terceiro.  

A redução de riscos de conformidade é outro ganho, na medida em que empresas especializadas têm conhecimento melhor da área em que atuam, o que pode reduzir possíveis penalizações por não atendimento às regras do setor.

As despesas de capital fecham o mapeamento da estruturação do outsourcing na área de saúde. Nesse item, o que deve ser considerado são as economias com dispensa de compra de equipamentos ou outros insumos, assumidos pelos parceiros de terceirização.

O outsourcing também tem uma dinâmica clara, a começar com a estruturação de contratos, inclusive com métricas de desempenho. O planejamento de transição do que é feito internamente e vai ser repassado ao parceiro, igualmente, deve ser planejado.

Ainda no escopo de estruturação estão o gerenciamento dos fornecedores e o monitoramento do desempenho dos serviços prestados, que deve ser a base para calcular o ROI.

Mudança de mentalidade

É importante ressaltar que a terceirização extrapola a simples redução de custos e exige também uma mudança de mentalidade, segundo avaliação da empresa especializada Staffingly. Adotar um parceiro de TIC ajuda as clínicas médicas a usar de forma mais eficiente tecnologias como telemedicina, computação em nuvem e Inteligência Artificial. E também muda a interação com pacientes, como é o caso do prontuário eletrônico.

A terceirização, usando tecnologias, pode mostrar resultados interessantes na área de saúde, pois resolve várias demandas, incluindo redução de custos operacionais e o aumento do número de pacientes a serem atendidos. Apesar dos ganhos, existe um ponto de atenção: o retorno de investimentos (ROI) do outsourcing exige planejamento, como aponta reportagem da revista CEO.



Matérias relacionadas

Serviços

Outsourcing de TI tem projeção de crescimento em 6,7%

Desenvolvimento é impulsionado por multicloud, automação, inteligência artificial, Zero Trust e critérios sustentáveis na tomada de decisão corporativa

mão de obra em TIC Serviços

Terceirização especializada provê mão de obra em TIC

Déficit de cerca de 30% entre demanda de mercado e formação de profissionais leva a formatos diferenciados de contratação

PMEs. Painel Web Summit Serviços

Live Commerces potencializam apoio a empreendedores com soluções digitais

Informação clara, objetiva e direcionada para profissionalizar tecnologias em PMEs são os principais objetivos para o crescimento do negócio

telefonia corporativa Serviços

Das comunicações unificadas à omnicanalidade, telefonia corporativa mudou para melhor

De centrais telefônicas na nuvem à internet móvel e segura, soluções cortam custos e geram mais negócios

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais