chip china

China acelera fornecimento doméstico de chips

2 minutos de leitura

CEOs atribuem o sucesso das empresas ao movimento crescente da produção doméstica



Por Redação em 17/12/2024

A China aumentou esforços dos setores público e privado para elevar a produção de chips e semicondutores. Isso porque o país pretende aumentar as entregas antes da posse oficial de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. 

De acordo com o Valor, a China tem capacidade para fornecer produtos semicondutores e as empresas chinesas se tornaram altamente competitivas no mercado global. Para Wang Shijiang, colaborador do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, o país se posicionou globalmente nesse mercado.  

Chen Nanxiang, presidente da Yangtze Memory Technologies (YMTC), empresa chinesa considerada líder na fabricação de memória, fez um alerta sobre “mudanças e riscos” no cenário global, “em antecipação ao endurecimento das restrições tecnológicas americanas à China”. Segundo Nanxiang, a indústria trabalhará de forma conjunta com um grupo na abordagem dos desafios globais compartilhados.

Produção e fornecimento de chips chineses

As disputas comerciais entre China e Estados Unidos aceleraram a produção chinesa de chips e semicondutores. Apesar da grande produção, inicialmente o foco está em produtos que não exigem alta tecnologia.

De acordo com a empresa canadense de pesquisas, TechInsights, a taxa de autossuficiência chinesa em semicondutores, que em 2014 era de cerca de 14%, passou para 23% em 2023. A previsão é de que atinja os 27% até 2027.

O Big Fund, ou Fundo de Investimento da Indústria de Circuitos Integrados da China, é  apoiado pelo estado e desempenhou um papel essencial nestes índices de crescimento. A primeira fase do fundo foi lançada em 2014, com 138,7 bilhões de yuans (US$ 19,2 bilhões, nas taxas atuais) de capital. Já a segunda, que aconteceu em 2019, recebeu 204 bilhões de yuans. Em 2024, o setor recebeu 344 bilhões de yuans de capital.

O fundo, que foi iniciado apenas para a fabricação de semicondutores, ampliou os investimentos para toda a cadeia de suprimentos. “Ele ajudou a impulsionar a ascensão de fabricantes de equipamentos de fabricação de chips, como o Naura Technology Group”.

O fundo de investimentos estimulou a participação dos governos regionais e da iniciativa privada para fornecer financiamento às participantes, como a YMTC e a Semiconductor Manufacturing International Corp. (SMIC).

Na mesma proporção em que a indústria cresce, as empresas de chips e semicondutores de capital aberto da China apresentaram crescimento anual de pelo menos 20% na receita e no lucro líquido. Recentemente, Zhao Haijun, CEO da SMIC, atrelou o sucesso da empresa ao movimento crescente da produção doméstica de chips. 



Matérias relacionadas

Profissional conectando cabo Ethernet em switch de rede para otimizar segmentação de redes corporativas usando VLANs e VPNs Estratégia

Segmentação de redes: estruturas blindadas para os sistemas críticos

Técnicas permitem isolamento de dados sensíveis, garantia de capacidade e mitigação de vulnerabilidades

Tecnologia com foco em hipersonalização, destaque para uma chave de segurança com impressão digital, ícones de segurança, privacidade e personalização digital Estratégia

Cinco pilares definem a hiperpersonalização confiável

Experiências personalizadas crescem como estratégia de valor, mas demandam governança de dados, segurança e modelos de IA confiáveis

Rony Vainzof, consultor em Proteção de Dados da FecomercioSP e Diretor da FIESP Estratégia

A IA precisa estressar as leis já existentes e ser usada com delegação e supervisão humana, diz Rony Vainzof

O advogado e especialista avalia o status legal e de desenvolvimento da inteligência artificial no Brasil, defende "calma" para definição do Marco Regulatório de IA e sentencia: “os humanos somos nós”

Central nuclear com duas torres de resfriamento emitindo vapor ao pôr do sol, com sistema de resfriamento e usina de energia ao fundo. Estratégia

Google reativa usina nuclear para abastecer IA

Reativação da Duane Arnold Energy Center revela um novo momento no qual data centers impulsionam a expansão de renováveis e energia nuclear

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais