5G varejo

5G é determinante para a transformação digital no varejo

2 minutos de leitura

Tecnologia e conectividade são fundaementais para a transformação digital do varejo e melhoria da experiência do cliente



Por Redação em 26/04/2022

Para proporcionar uma boa experiência de compra nos diversos canais de venda, físicos ou online, as empresas de varejo precisam passar por uma verdadeira transformação, que envolve não apenas as novas tecnologias, mas também uma mudança de cultura. Afinal, os novos hábitos de consumo demandam ajustes nos processos de supply chain e logística , além de integração de toda a operação. 

A chegada do 5G, a partir deste ano, vai viabilizar uma série de tecnologias para isso. Além de garantir maior estabilidade nas operações, mesmo em períodos de alta demanda, como Black Friday, por meio das “network slices”, ou fatias da rede de trânsito, que garantem SLAs (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português), a melhoria da conectividade também contribui para o uso de ferramentas de Analyitcs e Inteligência Artificial

Nesse cenário, o uso das soluções certas é fundamental para promover a omnicanalidade de fato. “A Embratel atua como um ‘digital service enabler’ para as empresas de varejo, que assim podem se beneficiar de todas as vantagens competitivas do 5G e da nova infraestrutura de rede e de conectividade”, disse Daniel Feche, head de varejo para soluções digitais da Embratel, ao Valor

Ferramentas que permitem a omnicanalidade

Como habilitadora de soluções para a transformação digital do varejo, a Embratel oferece ferramentas que vão do diagnóstico de mídias sociais a e-commerce e marketplace, com integração mobile e de estoques integrados. 

Dentre as ferramentas estão o Frente de Loja, que disponibiliza a infraestrutura de equipamentos necessária para a abertura e o funcionamento do varejo, qualquer que seja seu porte, o Warehouse Management System (WMS), ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, que integra e automatiza as operações de um armazém logístico, com camadas de Business Inteligence e uso de inteligência artificial, e o New Retail, que auxilia a empresa em sua cadeia de suprimentos, por meio de inteligência artificial. 



Matérias relacionadas

Da esquerda para a direita: Paula Maia, Maria Teresa Lima, Mauro Periquito, Ellen Gonçalves e Evair Gallardo. Painel Mobilidade Urbana: Infraestrutura, legislação e segurança no Futurecom 2025 Conectividade

Infraestrutura digital deixa de ser gargalo para smart cities

Conectividade abre espaço para cidades inteligentes e uso intensivo de dados no Brasil, que já tem 5G em 1500 cidades

Painel de discussão no evento Futurecom 2025 sobre redes privativas, conectividade B2B e tecnologias de redes para o futuro do setor de telecomunicações. Conectividade

Redes privativas 5G vão de mídias às indústrias e siderurgias

Combinadas com computação de borda, inteligência artificial e rede pública, tecnologia tem ampliado experiências da produção de chocolates à transmissão de futebol

Painel de discussão sobre a expansão da fibra óptica no Brasil no Futurecom 2025, com vários especialistas e painel de monitoramento exibido ao fundo. Conectividade

Fibra óptica tornou a conectividade uma commodity, dizem especialistas

Para crescer no acesso, operadoras devem investir em novos serviços além de telecom, atuando como hub digital

Conectividade IoT e IA em cidades inteligentes promovendo segurança, vigilância e inovação tecnológica com proteção à privacidade. Conectividade

Conectividade e proteção à privacidade habilitam Cidades Inteligentes com IoT e IA

Dispositivos de sensoriamento e automação impactam governança e qualidade de vida urbana, com infraestrutura de alto desempenho e segurança

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais