SMS Imagem gerada por Inteligência Artificial

Conteúdo rico com a simplicidade do SMS alavanca comunicação e conversão em PMEs

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Uso de aplicativos já instalados nos celulares aumenta alcance e confiabilidade das mensagens, com redução de custos



Por Vanderlei Campos em 28/04/2025

A universalidade do acesso via SMS junto às possibilidades de conteúdo e interação do e-mail e dos aplicativos de mensagens tornam a alternativa dos RCSs (serviços ricos de comunicação) uma forma mais simples, econômica e efetiva para comunicação direcionada à interação de pequenas e médias empresas com seus clientes. Em uma breve demonstração no Web Summit Rio 2025, especialistas da Claro e do Google, junto a um empreendedor que obteve grandes resultados, explicaram as vantagens de explorar os aplicativos que já estão instalados em todos os atuais dispositivos com Android e IoS.

SMS
Da esquerda para a direita: Ageu Dantas, Luiz Gindro, Marcos Guerra e Marcelo Pimentel (Foto: Rodrigo Conceição Santos)

Kaio Marin, head de RCS para negócios do Google, mostrou como construir mensagens com apresentação visual gráfica, link para abertura de chat e outros recursos, que chegam à caixa postal do SMS. Ele esclarece que, diferente do canal segregado do SMS convencional, o RCS usa a conexão à Internet. No entanto, as operadoras mantêm o mesmo tratamento tarifário e o RCS não é descontado do plano de dados dos usuários. Outra grande caraterística é a verificação dos emissores das mensagens, uma função fundamental para prevenção de fraudes ou perda de oportunidades por desconfiança por parte do destinatário.

Ageu Dantas, head de data analytics e mensageria da Claro empresas, observa que os RCSs superam barreiras de outros canais. “Muitos usuários usam pouco o SMS e evitam clicar nos links por temor de golpes. No caso do WhatsApp, além da necessidade de baixar o aplicativo, o usuário vê o canal como um espaço para conversar com familiares e amigos e geralmente só interage com empresas quando tem algum problema. O RCS cria um ambiente distinto, não intrusivo e adequado à jornada de relacionamento entre empresas e clientes”, descreve.

“A nossa audiência tem aparelhos com pouca capacidade de armazenamento, o que restringe o uso de aplicativos”, menciona Luiz Gindro, diretor da Publisend, que falou do caso da Alice Salazar, que provê produtos e cursos  para maquiadores. Segundo Gindro, com a implementação de RCS, a taxa de conversão nas campanhas para venda de cursos foi de 5% para 35%. “A adaptação dos fluxos do Whatsapp para RCS foi muito simples”, conta.

Para usuários de aparelhos mais antigos, sem Android Messages ou Apple Messenger, é enviado um SMS convencional, com um link para uma página que reproduz o conteúdo rico.

Monetização e confiabilidade com o que já está na mão do cliente

Embora a disponibilidade de RCS já existisse há alguns anos, o canal teve uma expansão acentuada recentemente, quando os modelos Android passaram a ser entregues com o Google Messages já instalado.

Marcos Guerra, diretor comercial e de CX da Ótima Digital, explica que, além da comodidade e da abordagem não atritiva (por não impor a instalação de um app), o RCS traz confiança à comunicação. “No SMS há um grande volume de fraudes. O RCS é verificado”, diz. “Em cobrança, a conversão se multiplica por quatro. O usuário identifica o logo da empresa e tem uma confirmação, acrescenta.

Ageu Dantas informa que ainda neste ano a Claro passa a suportar o Apple Messenger, um app que já faz parte do conjunto de ferramentas que vem com o iPhone. “O maior impulsionador do RCS é fazer as pessoas conhecerem e as empresas, principalmente as pequenas e médias, aproveitarem. Canais como o WhatsApp continuam importantes. Mas o RCS tem mais acessibilidade e metade do custo”, argumenta. “Os empreendedores têm que conhecer, para testar, medir os resultados e ampliar o alcance de sua comunicação”, recomenda. 


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