beneficios da nuvem Imagem gerada por inteligência artificial

Especialista aponta 7 benefícios da nuvem para as empresas

2 minutos de leitura

Lista foi preparada por Fernando Engelmann, diretor de Tecnologia da SoftExpert



Por Redação em 09/04/2024

A computação na nuvem, apontada como uma tecnologia disruptiva, vai tornar-se comum no mundo corporativo e ser considerada um elemento essencial para manter a competitividade das empresas. Essa é a avaliação de Fernando Engelmann, diretor de Tecnologia da SoftExpert.

beneficios da nuvem
Fernando Engelmann (Foto: Divulgação)

A tecnologia também vai explodir em números: os gastos totais de usuários finais em serviços de nuvem pública em todo o mundo devem atingir US$ 79 bilhões em 2024, com previsão de ultrapassar US$ 1 trilhão em 2027, segundo a consultoria Gartner. Para se situar nessa nova fronteira, trazemos 7 benefícios da nuvem, na visão de Engelmann, que é especialista no tema.

1. Agilidade e inovação

beneficios da nuvem
Imagem gerada por inteligência artificial

As soluções em nuvem são aliadas quando o assunto é inovação, permitindo a fácil adoção de novas tecnologias e a rápida adaptação a mudanças, que impulsionam o crescimento e a competitividade de uma organização.

2. Mobilidade

beneficios da nuvem

A solução em nuvem permite que funcionários acessem dados da organização de qualquer lugar e a qualquer momento, benefício essencial para companhias globais e/ou que adotem o modelo híbrido ou home office.

3. Redução de custos

beneficios da nuvem

Quando todas as informações empresariais estão condensadas em somente um lugar, não é necessário que as companhias invistam em infraestrutura física, como servidores e equipamentos de armazenamento, além do custo de manutenção de softwares ser menor.

4. Segurança dos dados

Imagem gerada por inteligência artificial

Uma vez armazenadas em nuvem, informações estratégicas e sigilosas das empresas estão seguras. “Na escolha do fornecedor de software de gestão, é necessário ter atenção às políticas de proteção de dados no ambiente digital, uma vez que este pilar é essencial para a garantia de resultados qualificados”, opina o diretor.

5. Escalabilidade

Serviços baseados na nuvem são ideais para empresas com demandas crescentes ou variáveis. Se for necessário expandir, será fácil aumentar a capacidade de nuvem. E, se for preciso retroceder, existe a flexibilidade de reduzir o serviço. Assim, a empresa paga mensalmente somente pelo que precisa e pelo que usa. Chega de ter que se preocupar com vários contratos de diferentes fornecedores.

6. Colaboração

Imagem gerada por inteligência artificial

Quando há informações concentradas em uma só nuvem, funcionários de diferentes áreas e regiões da empresa se comunicam e compartilham dados de maneira colaborativa e rápida, agilizando processos.

7. Governança empresarial

Processos bem definidos em nuvem orientam uma companhia com mais capacidade de avaliar, definir, monitorar, auditar e elaborar políticas e diretrizes de acordo com seus próprios valores e pilares, o que contribui positiva e diretamente para maior governança empresarial.



Matérias relacionadas

Da esquerda para a direita: Dener Souza, Denis Nesi, Fernanda Beato, Flávia Pollo Nassif, Marcelo Queiroz Estratégia

Fraudes “inovadoras” desafiam companhias a ampliar proteção sem travar produtividade

Responsáveis por segurança corporativa revelam como enfrentam nova geração de golpes, equilibrando prevenção, experiência do cliente e eficiência operacional

Banner do evento MobiMeeting Finance 2025 realizado no São Paulo Expo, destacando tecnologia de digitais, QR code, senha e reconhecimento biométrico para acesso. Estratégia

Brasil consolida liderança em inovação financeira com ecossistema colaborativo

Articulação entre bancos, fintechs, big techs e operadoras, junto a consumidores e negócios ávidos por inovações, cria ambiente que alia conveniência, competição, interoperabilidade e governança

Pessoa interagindo com interfaces digitais futurísticas que representam experiências de compra integradas e intuitivas no conceito de comércio agêntico. Estratégia

Atentas ao “comércio agêntico”, Google e PayPal firmam parceria

Integração entre infraestrutura global de pagamentos e expertise em IA das empresas tem como objetivo criar um novo padrão de experiências personalizadas no comércio digital

Pessoa usando smartphone com ícones de inteligência artificial no varejo, destacando tecnologia e inovação no comércio digital. Estratégia

IA ganha espaço no varejo: cinco tendências em destaque

Estudo revela gargalos e oportunidades no uso da tecnologia que impactam na eficiência, personalização e confiança digital

    Embratel agora é Claro empresas Saiba mais